World Tag Team Championship (WWE)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de World Tag Team Championship)
World Tag Team Championship
Detalhes
Promoção WWWF/WWF/WWE
Criação 3 de junho de 1971
Desativação 16 de agosto de 2010
Outros nomes
WWWF World Tag Team Championship
(1971–1979)
WWF World Tag Team Championship
(1979–1983)
WWF Tag Team Championship
(1983–2002)
WWE Tag Team Championship
(2002)
World Tag Team Championship
(2002–2010)
Unified WWE Tag Team Championship
(2009–2010)

World Tag Team Championship (em português, Campeonato Mundial de Duplas) foi o título original de luta livre profissional mundial de duplas na promoção World Wrestling Entertainment (WWE), e o terceiro campeonato de duplas da promoção em geral. Originalmente estabelecido pela então World Wide Wrestling Federation (WWWF) em 3 de junho de 1971 (renomeada World Wrestling Federation em 1979), serviu como o único título para as duplas na promoção até que a então World Wrestling Federation (WWF) comprou World Championship Wrestling (WCW) em março de 2001, que adicionou seu campeonato de duplas. Ambos os títulos foram unificados em novembro de 2001, aposentando o campeonato da WCW e continuando o da WWF.

Em 2002, a empresa foi renomeada WWE. Após a introdução da extensão da marca, onde lutadores e campeonatos se tornaram exclusivos de uma marca WWE, o Campeonato Mundial de Duplas tornou-se exclusivo da marca Raw, enquanto um segundo Campeonato de Duplas da WWE foi estabelecido para a marca SmackDown. Ambos os títulos foram unificados em 2009 no "Campeonato de Duplas Unificado da WWE", mas permaneceram ativos de forma independente até que o Campeonato Mundial de Duplas foi descontinuado em 2010 em favor da continuação do novo campeonato.

O campeonato foi disputado em partidas de luta profissional. As lutas pelo título encabeçaram eventos da WWF, incluindo In Your House 3, Fully Loaded: In Your House e Backlash de 2001. Os campeões inaugurais foram a equipe de Luke Graham e Tarzan Tyler, e os campeões finais foram The Hart Dynasty.

História[editar | editar código-fonte]

Designação da marca[editar | editar código-fonte]

Após os eventos da extensão da marca da WWE, um draft anual da WWE foi estabelecido, no qual membros selecionados da lista da WWE foram transferidos para uma marca diferente.[1] Depois que o Campeonato Mundial de Duplas foi unificado com o Campeonato de Duplas da WWE como o Campeonato de Duplas Unificado da WWE, os campeões poderiam aparecer e defender os títulos em qualquer marca da WWE.[2][3]

Data de transição Marca Notas
25 de março de 2002 SmackDown Os Campeões Mundiais de Duplas da WWF Billy e Chuck foram convocados para o SmackDown durante o WWF Draft de 2002.
Em maio de 2002, a WWF foi renomeada para WWE e o título foi posteriormente renomeado para Campeonato de Duplas da WWE.
29 de julho de 2002 Raw The Un-Americans (Christian and Lance Storm) ganhou o campeonato e se transferiu para o Raw, trazendo o título com eles. O campeonato foi posteriormente renomeado para Campeonato Mundial de Duplas.
Um novo Campeonato de Duplas da WWE foi criado para o SmackDown.
12 de dezembro de 2008 ECW O Campeonato Mundial de Duplas foi transferido para a ECW depois que John Morrison e The Miz, membros da marca ECW, venceram o campeonato. No entanto, devido a um acordo de troca de talentos entre Raw e ECW, equipes de ambas as marcas podem disputar o título.
5 de abril de 2009 N/A Na WrestleMania 25, The Colóns unificou o Campeonato Mundial de Duplas e o Campeonato de Duplas da WWE como o Campeonato de Duplas Unificado da WWE. Ambos os títulos permaneceram ativos e foram defendidos em qualquer marca até 16 de agosto de 2010, quando o Campeonato Mundial de Duplas foi descontinuado em favor de continuar a linhagem do Campeonato de Duplas da WWE, que derrubou o apelido "unificado".

Reinados[editar | editar código-fonte]

Os últimos campeões, The Hart Dynasty

Os campeões inaugurais foram Crazy Luke Graham e Tarzan Tyler, que derrotaram Dick the Bruiser e The Sheik em 3 de junho de 1971. O recorde de reinado mais longo foi mantido por Demolition, cujo primeiro reinado durou 478 dias. Três equipes empataram por um recorde com reinados mais curtos. Jules Strongbow e Chief Jay Strongbow tiveram seus títulos retirados logo após vencê-los em 28 de junho de 1982, quando foi determinado que Mr. Fuji, um dos atuais campeões com o Mr. Saito, estava preso com um pé nas cordas. Owen Hart e Yokozuna perderam seus títulos em 25 de setembro de 1995, para o Smoking Gunns logo após terem os títulos devolvidos a eles. Em 19 de março de 2001, Edge e Christian derrotaram The Hardy Boyz para ganhar os títulos apenas para perdê-los mais tarde naquela noite para The Dudley Boyz.

Os Dudley Boyz detinham o recorde de mais reinados como equipe com oito. Edge detinha o recorde de reinados gerais como individual com 12, sete com Christian. Ele também ganhou os títulos com Hulk Hogan, Chris Benoit, Randy Orton e Chris Jericho (depois que os títulos foram unificados).

Os últimos campeões foram The Hart Dynasty (David Hart Smith e Tyson Kidd), que ganhou os títulos de ShoMiz (Big Show e The Miz) em 26 de abril de 2010 no episódio do Raw.[4] Depois que o Campeonato Mundial de Duplas foi desativado, a dupla continuou a servir como Campeões de Duplas da WWE até sua derrota no Night of Champions em 19 de setembro de 2010, para Drew McIntyre e Cody Rhodes.

Referências[editar | editar código-fonte]

Geral

Específico

  1. «Picks of the past». WWE (em inglês). Consultado em 21 de abril de 2022 
  2. «Judgment is coming». WWE (em inglês). Consultado em 21 de abril de 2022 
  3. «WWE: Inside WWE > Title History > World Tag Team > 20090405 - Carlito & Primo». web.archive.org. 8 de abril de 2009. Consultado em 21 de abril de 2022 
  4. «Raw's pit stomp». WWE (em inglês). Consultado em 21 de abril de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]