Written on the Wind

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Maio de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Written on the Wind
Escrito no vento (PT)
Palavras ao vento (BR)
Lauren Bacall e Rock Hudson em cena do filme
 Estados Unidos
1956 •  cor •  99 min 
Direção Douglas Sirk
Produção Albert Zugsmith
Roteiro George Zuckerman
Robert Wilder (livro de 1945)
Elenco Rock Hudson
Lauren Bacall
Robert Stack
Dorothy Malone
Gênero drama
Música Frank Skinner
Victor Young
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Written on the Wind (br.: Palavras ao Vento, pt.: Escrito no Vento) é um filme estadunidense de 1956 do gênero Drama, dirigido por Douglas Sirk. O roteiro de George Zuckerman foi baseado em livro homônimo de Robert Wilder de 1945. O livro por sua vez conta a versão de um escândalo verdadeiro que envolveu Libby Holman e seu marido, o magnata do tabaco Smith Reynolds, filho de R.J. Reynolds. Zuckerman mudou o local dos acontecimentos, que passou da Carolina do Norte para o Texas, trocando a riqueza do tabaco pela do petróleo. Os nomes dos personagens também foram mudados.

Esse foi o sexto dos oito filmes de Douglas Sirk com Rock Hudson. Ele e os outros dois protagonistas, Dorothy Malone e Robert Stack, voltaram a ser reunidos pelo diretor no filme do ano seguinte, The Tarnished Angels. O fotógrafo Russell Metty colaborou com o diretor em seis filmes.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Os filhos do magnata do petróleo Jasper Hadley são dois jovens com grandes problemas emocionais. São eles a auto-destrutiva e ninfomaníaca Marylee e seu inseguro e alcoólico irmão Kyle. Os dois cresceram com Mitch Wayne, filho de um rancheiro amigo de Jasper. Mitch se torna um geólogo e empregado da companhia Harder. Ele é responsável e tenta proteger Kyle das encrencas, enquanto evita o assédio de Marylee.

Quando em Nova Iorque, Kyle e Mitch conhecem e se apaixonam pela sedutora publicitária Lucy Moore. Kyle não perde tempo e usa de todos os meios para seduzir Lucy. Ela resiste, mas acaba cedendo quando Kyle a pede em casamento, para desgosto de Mitch que não contara a ninguém sobre seus sentimentos.

Depois de um ano de casamento, Lucy não consegue engravidar e o médico diz para Kyle que ele é estéril. Kyle se desespera e volta a beber. Lucy se aproxima de Mitch, o que faz com que desperte ciúmes na dupla de irmãos. Lucy conta à Kyle que está grávida e ele não acredita ser o pai, acusando-a e a Mitch de traição.

Premiação[editar | editar código-fonte]

  • Dorothy Malone venceu o Oscar como melhor atriz coadjuvante. A atriz também foi indicada ao Globo de Ouro.
  • O filme foi indicado ao Oscar por melhor ator coadjuvante (Robert Stack) e melhor som .

Ligações externas[editar | editar código-fonte]