X-Men 2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
X2
X-Men 2 (PT/BR)
 Estados Unidos
2003 •  cor •  134 min 
Direção Bryan Singer
Produção Lauren Shuler Donner
Ralph Winter
Produção executiva Avi Arad
Stan Lee
Tom DeSanto
Bryan Singer
Roteiro Michael Dougherty
Dan Harris
David Hayter
História Bryan Singer
David Hayter
Zak Penn
Baseado em X-Men de
Jack Kirby
Stan Lee
Elenco Patrick Stewart
Hugh Jackman
Ian McKellen
Halle Berry
Famke Janssen
James Marsden
Rebecca Romijn-Stamos
Brian Cox
Alan Cumming
Bruce Davison
Anna Paquin
Género Ação
Ficção científica
Música John Ottman
Cinematografia Newton Thomas Sigel
Edição John Ottman
Elliot Graham
Companhia(s) produtora(s) 20th Century Fox
Marvel Entertainment
The Donner's Company
Bad Hat Harry Productions
Distribuição 20th Century Fox
Lançamento Brasil 1 de Maio de 2003
Estados Unidos 2 de Maio de 2003
Portugal 2 de Maio de 2003
Idioma Inglês
Orçamento US$ 110 milhões
Receita US$ 407 711 549
Cronologia
X-Men: O Filme
(2000)
X-Men 3:
O Confronto Final

(2006)
Página no IMDb (em inglês)

X-Men 2[1][2] (no original, X2), é um filme americano de ação e ficção científica lançado em 2003, baseado no grupo homónimo da Marvel Comics. Dirigido por Bryan Singer, é o segundo filme da franquia X-Men. É estrelado por Hugh Jackman, Halle Berry, Famke Janssen, James Marsden, Alan Cumming, Anna Paquin, Rebecca Romijn, Brian Cox, Ian McKellen e Patrick Stewart. O enredo é, inspirado na graphic novel God Loves, Man Kills, introduz os X-Men e seus inimigos, a Irmandade de Mutantes, contra o coronel genocida William Stryker. Este lidera um assalto a escola do Professor Xavier para construir sua própria versão de rastreamento de mutantes, o Cérebro, a fim de destruir todos os mutantes da Terra.

X2 foi lançado nos Estados Unidos em 2 de maio de 2003 e se tornou um sucesso de público e crítica, recebendo oito indicações ao Saturn Awards e arrecadando cerca de 407 milhões de dólares em todo o mundo.[3]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O filme é ambientado na década de 2000, ano de 2005. Na Casa Branca, uma lavagem cerebral teletransporta o mutante Noturno que tenta assassinar o presidente dos Estados Unidos, mas falha e escapa, deixando um bilhete exigindo "Liberdade mutante agora." No Lago Alkali, nas Montanhas Rochosas Canadenses, o membro do X-Men, Wolverine, encontra nada da base militar do filme anterior. Ele volta para a escola do Professor Xavier para mutantes, enquanto seus companheiros de equipe Tempestade e Jean Grey encontram Noturno com a ajuda de Xavier e a máquina "Cérebro".

Xavier e Ciclope visitam Magneto em sua cela, perguntando sobre a tentativa de assassinato. Xavier descobre que um agente do secreto do governo, William Stryker, foi extrair informações de Magneto através de lavagem cerebral usando uma droga injetável. Stryker e sua assistente Yuriko Oyama capturam Ciclope e Xavier e invadem a escola para mutantes. Wolverine mata muitos dos homens de Stryker, enquanto Colossus, Vampira, Homem de Gelo, Pyro, e a maioria dos estudantes escapam através de túneis escondidos. Wolverine confronta Stryker, que deixa de lançar luz sobre o passado de Wolverine. Homem de Gelo com a ajuda de Wolverine consegue escapar, mas os soldados de Stryker têm sucesso ao sedarem seis estudantes e invadem o Cérebro.

Personificando o senador Robert Kelly e Yuriko, Mística consegue informações sobre a prisão de Magneto e ajuda ele em sua fuga, descobrindo os planos de outro Cérebro. Wolverine, Vampira, Homem de Gelo, e Pyro visitam os pais de Homem de Gelo em Boston. Respondendo a uma chamada de emergência do irmão de Bobby, Ronny; o Departamento de Polícia de Boston chega bem quando o grupo está saindo. Pyro usa seu poder de projeção de fogo para afastar os policiais, e Vampira o detém quando ele começa a atacar selvagemente.

O X-Jet chega para buscá-los, e é alvejado por dois caças da Força Aérea. Eles são atingidos por um míssil, mas Magneto evita que o jato caia no solo. A equipe X-Men se une com Magneto e Mística para impedir Stryker. Em seu acampamento, Lensherr informa-lhes que Stryker orquestrou o ataque ao presidente para fornecer uma justificativa para invadir a escola de Xavier, a fim de roubar peças do Cérebro; ele planeja se conectar a um segundo Cérebro reconstruído em uma base secreta. Jean lê a mente de Noturno e determina que a base de Stryker está dentro da barragem no Lago Alkali.

Através de seu filho, Jason, Stryker ganha o controle sobre Xavier, que é uma lavagem cerebral para usar o segundo Cérebro para encontrar e matar todos os mutantes. Mística infiltra-se na base de Stryker através da personificação de Wolverine. Tempestade e Noturno buscam os alunos. Jean, Magneto e Mística são atacados por Cíclope hipnotizado na tentativa de resgatar Xavier, causam danos aos geradores que evitam que o dique entre em colapso no processo. A força da explosão telecinética de Jean chocando-se com a explosão óptica de Ciclope desperta-o de sua lavagem cerebral, mas também causa danos à barragem. Wolverine encontra Stryker em uma sala de fusão de adamantium, onde ele recupera um pouco da sua memória.

Wolverine luta com Lady Letal e a mata, em seguida, encontra Stryker em uma pista de aterrissagem, onde Stryker implora pela sua vida, oferecendo revelar o passado de Wolverine. Wolverine se recusa e, em vez disso prende Stryker a correntes.

Tempestade e Noturno encontram os alunos, enquanto Magneto e Mística matam o resto dos homens de Stryker, Magneto e Xavier param Jason antes de usar o Cérebro para matar mutantes. Disfarçada como Stryker, Mística usa Jason para convencer Xavier a matar todos os seres humanos, em vez deles. Ela e Magneto, juntamente com o novo iniciado Pyro, usam o helicóptero de Stryker para escapar do Lago Alkali, depois de acorrentarem Stryker a escombros de concreto. Noturno teletransporta Tempestade para o interior do Cérebro, onde ela cria uma tempestade de neve para desconcentrar Jason e libertar Xavier de seu transe.

Os X-Men fogem da base enquanto a água os cerca e descobrem que Magneto, Mística, e Pyro fugiram no helicóptero. Homem de Gelo e Vampira chegam com o X-Jet e colocam todos a bordo. A barragem se rompe, matando Stryker. A avaria a bordo do X-Jet impede a decolagem; Jean se sacrifica usando uma parede telecinética para proteger a nave do dilúvio. Ela ativa os motores primários do X-Jet antes de liberar a torrente de água para baixo em si mesma, possivelmente matando-a.

Os X-Men dão os arquivos do presidente a Stryker, e Xavier avisa que os seres humanos e os mutantes devem trabalhar juntos para construir a paz. De volta à escola, Xavier, Ciclope e Wolverine lembram a Jean, e Wolverine diz a Ciclope que escolheu Jean. Quando o filme termina, uma Fênix se forma abaixo do Lago Alkali.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Elenco
Ator Personagem Dublagem
Hugh Jackman Logan / Wolverine Isaac Bardavid
Patrick Stewart Charles Xavier / Professor X Isaac Schneider
Ian McKellen Erik Lehnsherr / Magneto José Santa Cruz
Famke Janssen Jean Grey Sylvia Salustti
Halle Berry Ororo Munroe / Tempestade Jane Kelly
James Marsden Scott Summers / Ciclope Manolo Rey
Rebecca Romijn Raven Darkhölme / Mística Carmen Sheila
Anna Paquin Marie D'Ancanto / Vampira Fernanda Baronne
Alan Cumming Kurt Wagner / Noturno Guilherme Briggs
Brian Cox William Stryker Jorge Vasconcellos
Kelly Hu Yuriko Oyama / Lady Letal Nádia Carvalho
Aaron Stanford John Allerdyce / Pyro Sérgio Cantú
Daniel Cudmore Peter Rasputin / Colossus José Augusto Sendim
Kea Wong Jubilation Lee / Jubileu Iara Riça
Bruce Davison Senador Robert Kelly Júlio Chaves
Cotter Smith Presidente McKenna Luiz Feier Motta
Ty Osson Mitchell Laurio Sérgio Stern
Rebecca Romijn Grace Sílvia Goiabeira
Connor Windows Jones Caio César
Peter Wingfield Soldado Lyman Eduardo Borgerth
Dylan Kussman Soldado Wilkins Ettore Zuim
Charles Sieger Sr. Shaw Samir Murad
Steve Bacic Dr. Hank McCoy / Fera Mário Cardoso
Mark Lukyn Policial Clécio Souto
Jill Teed Madeline Drake Vera Miranda
Alfred E. Humphreys William Drake Dário de Castro
Keely Purvis Garotinha 143 / Ilusão mental de Jason Lina Mendes
Lori Stewart Piloto de Caça F-16 Sílvia Goiabeira
Chiara Zanni Guia da Casa Branca Ana Lúcia Menezes
Locutor e Placas Pádua Moreira

Produção[editar | editar código-fonte]

A fase de desenvolvimento para X2 começou pouco depois do primeiro filme. David Hayter e Zak Penn escreveram roteiros separados, combinando o que eles consideravam como os melhores elementos de ambos os scripts em um roteiro. Michael Dougherty e Dan Harris acabaram sendo contratados para reescrever o trabalho, mudando a caracterizações dos personagens Fera, Anjo e Yuriko. Sentinelas e a Sala de Perigo foram definidos para serem exibidos antes de serem excluído por questões de orçamento. As filmagens começaram em junho de 2002 e terminou em novembro. A maior parte das filmagens ocorreu no Vancouver Film Studios, o maior estúdio da América do Norte.

Recepção[editar | editar código-fonte]

X-Men 2 teve recepção geralmente favorável por parte da crítica especializada. Com base em 222 revisões o filme alcançou uma classificação de 87% no Rotten Tomatoes.[4] No Metacritic alcacnçou uma pontuação média de 68/100 a partir de 38 comentários.[5] Roger Ebert ficou impressionado como Singer foi capaz de lidar com tantos personagens em um filme, mas sentiu que "a história não fez jus ao seu potencial". Além disso, Ebert escreveu que o encerramento do filme foi perfeito para uma prestação futura, dando a X2 três de quatro estrelas.[6]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. X-Men 2 - Filme 2003. AdoroCinema, página visitada dia 24 de abril de 2015.
  2. «Capa do DVD em Portugal». FNAC Portugal. Consultado em 18 de abril de 2014 
  3. «X2:X-Men United (2003) - Box Office Mojo» (em inglês). Consultado em setembro de 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. «X2: X-Men United (2003): Reviews». Rotten Tomatoes (em inglês). Flixster. Consultado em 27 de setembro de 2015 
  5. «X-Men 2». Metacritic (em inglês). CBS Interactive. Consultado em 27 de setembro de 2015 
  6. Roger Ebert (2 de maio de 2003). «X-Men 2» (em inglês). Consultado em 27 de setembro de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: X2