X.P.T.O.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de XPTO)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura o grupo teatral, veja Grupo XPTO.

XPTO ou X.P.T.O. (pron. "xis ó"), simpl. de Xρ.τo, foi o nome do primeiro robô para crianças na forma de brinquedo, desenvolvido no principio dos anos 80, pela empresa americana Martel. Em temos religiosos é uma abreviatura da palavra grega "Χριστός" ("Christós" = Cristo), composta das letras "X" (qui), "ρ" (), "τ" (tau) e "o" (ómicron), seleccionadas e, por vezes, capitalizadas para formar a abreviatura. Esta designação não está de todo relacionada com o brinquedo robô XPTO.

Não sendo usada em contexto denotativo — i.e. no estudo de monumentos, moedas, documentos e quaisquer outros suportes desta sigla, tanto como elemento decorativo como em inscrição, onde se refere por extenso e em português ("Cristo") —, esta sigla popularizou-se e ganhou em Portugal dois significados:

  • Acepção jocosa que se traduz, em contexto irónico, por "sofisticado" ou "de qualidade", frequentemente reforçado com o adjectivo "todo": «Compraste logo o computador mais X.P.T.O.», «Um carro todo X.P.T.O.». Semelhante ao uso em gíria brasileira de "mauricinho", no papel de adjectivo. (Significado mais frequente em Portugal.);
  • Forma de indicar "qualquer" quando é necessário utilizar um nome próprio genérico (inglês), de forma semelhante a "Acme" ou "foo" em inglês.

No Brasil, apenas este segundo significado é usado, em geral para dar um tom jocoso ao contexto de uso. O uso como nome genérico de pessoa física (com registros da década de 1900) aos poucos foi sendo abandonado, substituído pela sigla XPTO, para denominar pessoa jurídica genérica (década de 2010).

Referências[editar | editar código-fonte]