Xador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Mulheres vestindo o xador em Shiraz.

O xador [1][2][3] (do persa چادر‎, transl. chador) é uma veste feminina que cobre o corpo todo com a excepção do rosto. O termo xador refere-se à veste usada no Irão- uma capa ou manto negro, usado por cima da roupa por mulheres. É uma peça de vestuário que odece ao hijab, o código de vestimenta do Islão, e à xaria. Sua utilização não é obrigatória no Irão.

O xador é um traje persa antigo, cujo uso é documentado desde o século XVIII, e se popularizou no Irão, na época da Dinastia Qājār. O monarca Reza Shah proibiu o xador em 7 de janeiro de 1936, em meio ao processo de ocidentalização forçada do país. Com a Revolução Islâmica de 1979, o xador foi encorajado pelas autoridades xiitas, por ser uma vestimenta tradicional que se enquadra nas recomendações da doutrina islâmica ortodoxa.[4]

O xador é usado não apenas pelos muçulmanos, como também por outras comunidades religiosas iranianas, como os seguidores do zoroastrianismo. Sua cor mais comum é o negro, mas ele pode ser confeccionado noutras tonalidades. Contudo, as iranianas mais jovens e não religiosas preferem o uso do lenço cobrindo a cabeça.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «xador: Significado de "xador" no Dicionário Português Online: Moderno Dicionário da Língua Portuguesa - Michaelis - UOL». michaelis.uol.com.br. Consultado em 18 de janeiro de 2016 
  2. «Significado de xador». auleteuol.w20.com.br. Consultado em 18 de janeiro de 2016 
  3. «Cabelo "pichaim"? Não, cabelo "pixaim", com xis». DicionarioeGramatica.com. Consultado em 18 de janeiro de 2016 
  4. ČĀDOR (2) (em inglês), Encyclopædia Iranica