Xadrez para três jogadores

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Wikiprojeto Enxadrismo

Xadrez para três jogadores é uma família de variantes do xadrez especialmente concebida para ser jogada por três pessoas simultaneamente. Existem muitas variações para este jogo. O tabuleiro geralmente tem um design exótico como, por exemplo, a forma hexagonal ou triangular. Os três exércitos são geralmente diferenciados pelas cores.[1]

As variantes deste jogo (e de outros) são difíceis de prever por causa do desequilíbrio que ocorre quando dois jogadores decidem atacar um, o que torna a defesa difícil para o jogador atacado. Algumas versões evitam isso, dando a vitória para o jogador que der o primeiro xeque.

O Campeonato Brasileiro de Xadrez para três jogadores ocorre semestralmente no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Na lista dos campeões constam grandes nomes do xadrez nacional, como João Odorbom.

Estratégia[editar | editar código-fonte]

A introdução de um terceiro jogador altera drasticamente o estilo de jogo, mesmo quando as peças tradicionais são usadas​​. Muitas aberturas do xadrez são inúteis, devido ao tabuleiro estendido e a presença do terceiro jogador. Cada jogador deve pensar duas vezes mais à frente, antecipando os movimentos de ambos os adversários.

Referências

  1. David Pritchard (2007). «Games for three». The Classified Encyclopedia of Chess Variants. [S.l.]: John Beasley. pp. 333–41. ISBN 978-0-9555168-0-1 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Variantes[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre enxadrismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.