Xandó Batista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde agosto de 2012).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde junho de 2017) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Xandó Batista
Nascimento 4 de julho de 1920
Morte 1 de outubro de 1992 (72 anos)
Ocupação ator e dublador
IMDb: (inglês)

Xandó Batista (4 de julho de 1920 - 1 de outubro de 1992) foi um ator e dublador brasileiro.

Seu trabalho artístico começou em cinema, em 1951, quando participou do filme Ângela. No mesmo ano fez o filme Suzana e o Presidente. Seu papel de maior destaque na TV foi o "Seu Jesus" da novela A História de Ana Raio e Zé Trovão da extinta TV Manchete (reprisada entre 2010 e 2011 pelo SBT).

Ao longo da sua carreira como ator de cinema Xandó Batista trabalhou ao lado de importantes nomes como Mazzaropi, Othon Bastos, e Jofre Soares. Atuou em sucessos do cinema nacional como: O Corintiano, O Homem do Pau Brasil, Tiradentes, O Mártir da Independência e O Predileto, entre vários outros filmes. Xandó Batista atuou em cerca de 36 filmes. No teatro fez: "Eles Não Usam Black-Tie", "Chapetuba Futebol Clube" e "Solness, o Construtor" e por O Predileto Xandó Batista ganhou o prêmio de melhor ator coadjuvante em 1977.

Como dublador, suas principais atuações foram como Dr Bellows, na série "Jeannie É Um Gênio" e Abner, em "A Feiticeira".

Xandó Batista foi casado duas vezes sendo que seu primeiro casamento foi com a atriz Léa Camargo e seu segundo casamento foi com a atriz Celeste, com quem teve dois filhos.

Televisão[editar | editar código-fonte]

Seus principais trabalhos[1]:

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.