Xarope de chocolate

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Xarope de chocolate
Sorvete coberto com xarope de chocolate
Ingrediente(s)
principal(is)
Cacau em pó, água e açúcar
Receitas: Xarope de chocolate   Multimédia: Xarope de chocolate

Xarope de chocolate, ou calda de chocolate, é um condimento doce com sabor de chocolate. Ele é frequentemente usado como uma cobertura ou molho em diversas sobremesas como sorvetes, misturado com leite para fazer leite achocolatado, ou misturado com leite e sorvete para fazer milk-shake de chocolate. Calda de chocolate é vendida em uma variedade de consistências, variando de um líquido fino que pode ser regado sobre os alimentos até um molho espesso que precisa ser colocado com colher nos pratos.

O xarope de chocolate também é usado para cobrir pudins e bolos. Alguns restaurantes também usam o condimento para decorar fatias de cheesecake ou bolos, junto com outras decorações como cacau em pó, açúcar e raspas de chocolate. 

Ingredientes[editar | editar código-fonte]

Uma simples calda de chocolate pode ser feita de cacau em pó não adoçado, um adoçante como açúcar água. Receitas podem também incluir outros ingredientes, como xarope de milho, malte e aromatizantes naturais ou artificiais, como canela e extrato de baunilha.[1]

A receita utilizada industrialmente para produção em massa contém, além de água, açúcar e cacau, ingredientes como xarope de milho padrão e rico em frutose, sorbato de potássio (conservante), mono e diglicerídeos (emulsificante), polissorbato, goma xantana e vanilina.[2]

Outros usos[editar | editar código-fonte]

Xarope de chocolate era frequentemente utilizado em filmes preto e branco para simular sangue, por ser seguro de ser engolido pelos autores, fácil de ser retirado de roupas e de custo barato. Essa técnica foi utilizada em muitos filmes, mais notavelmente Psicose.

A partir da década de 1890, calda de chocolate também era comercializada como um tratamento para doenças, inclusive para bebês sofrendo de cólica.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Ganache, mistura de chocolate com creme de leite
  • Fudge, sobremesa de chocolate

Referências

  1. «HERSHEY'S Chocolate Syrup». The Hershey Company. Consultado em 1 de dezembro de 2014. 
  2. «HERSHEY'S Chocolate Syrup… What is it? …Really!? – SimplyDixon». simplydixon.com (em inglês). Consultado em 7 de dezembro de 2017. 
  3. Maya Wei-Haas (6 de setembro de 2017). «The Unlikely Medical History of Chocolate Syrup». Smithsonian Magazine. Consultado em 13 de setembro de 2017.