Xavier, Duque da Aquitânia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde Julho de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Xavier
Duque da Aquitânia
Casa Bourbon
Nome completo
Xavier Maria José
Nascimento 8 de setembro de 1753
  Palácio de Versalhes, Versalhes, França
Morte 22 de fevereiro de 1754 (0 ano)
  Palácio de Versalhes, Versalhes, França
Enterro Basílica de Saint-Denis
Pai Luís, Delfim da França
Mãe Maria Josefa da Saxônia

Xavier Maria José de França (Versalhes, 8 de setembro de 1753Versalhes, 22 de fevereiro de 1754)[1] era um Filho da França da Casa de Bourbon. Ao nascer, ele recebeu o título de Duque da Aquitânia de seu avô, o rei Luís XV de França. Ele era o terceiro filho sobrevivente e o segundo filho de Luís, Delfim da França e da princesa Maria Josefa da Saxônia.

Sua educação foi encarregada a Marie Isabelle de Rohan, duquesa de Tallard. Xavier morreu aos cinco meses de idade em Versalhes após um ataque de convulsões. Ele está enterrado na Basílica de Saint-Denis.

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um nobre é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Francisque Habasque, Le dernier duc d'Aquitaine, Xavier de France, Alphonse Picard éditeur, Paris, 1890, p. 66. Ouvrage consultable ici. Certains auteurs, comme Bernard Vincent (Louis XVI, Gallimard Folio Biographies, 2006) mentionnent à tort la date du 22 novembre 1754.