Xebec

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Xebec
Xebec
Nome nativo 株式会社ジーベック
Nome romanizado Kabushiki-Gaisha Jībekku
Kabushiki gaisha
Atividade Estúdio de animação
Fundação 1 de maio de 1995 (28 anos)
Destino Vendido pra Sunrise
Encerramento 31 de maio de 2019 (4 anos)
Sede Kokubunji, Japão
Proprietário(s) IG Port
Pessoas-chave Nobuyoshi Habara (Presidente)
Empregados 100
Produtos anime
Divisões XEBEC M2 (2003-2010) XEBECzwei (2010-2019)
Sucessora(s) Sunrise Beyond
Website oficial www.xebec-inc.co.jp

Xebec, Inc. ( 株式会社ジーベック Kabushiki Gaisha Jībekku?) é uma subsidiária da IG Port (holding do anime estúdio Production I.G), que é especializada na produção de televisão de animações. Eles têm trabalhado em várias séries populares, como Love Hina', To Love-Ru e Martian Successor Nadesico. O departamento de efeitos sonoros usa efeitos sonoros semelhantes aos nitidamente identificado com Sunrise.

Encerramento[editar | editar código-fonte]

Em 20 de novembro de 2018, a IG Port, vendeu o estúdio para a Sunrise após a crise financeira que a subsidiária teve em diferentes anos.[1][2] Em 5 de março de 2019, a Sunrise anunciou que estabeleceu uma nova empresa, Sunrise Beyond, no endereço da Xebec, com as operações da Xebec sendo transferidas para ela.[3] A Xebec encerrou suas atividades oficialmente no dia 31 de maio de 2019. As suas equipas de pós-produção, que não faziam parte da venda à Sunrise, foram cindidas e consolidadas em várias empresas IG Port, mas a Production I.G herdou o património da empresa. Os direitos autorais dos trabalhos anteriores da Xebec foram revertidos para o grupo IG Port como um todo.[4]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Sítio oficial (em japonês)

*Xebec (empresa) na enciclopédia do Anime News Network (em inglês)*Xebec M2 (empresa) na enciclopédia do Anime News Network (em inglês)*XEBECzwei (empresa) na enciclopédia do Anime News Network (em inglês)