Xerófito

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Xerófita)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Xerófito (do grego ξηρός (ksērós, “seco”), transliterado xe rós, á, ón, + phyto- phytón vegetal, planta) em botânica é nome que se dá aos vegetais que desenvolvem estruturas especiais para sobreviver em meio semiárido e desértico , como o reforço das paredes celulares ( principalmente a parede tangencial externa) e da cutícula , com grande presença de tecidos mecânicos, e outras modificações para resistir às secas, tais como: folhas pequenas e compactadas, densidade maior de estômatos, mais parênquima paliçádico que esponjoso, algumas folhas podem ser suculentas com presença de parênquima aquífero para armazenamento de água, as folhas são coriáceas e espessas e com muitos tricomas. As plantas xerófitas têm sistema vascular muito bem desenvolvido e folhas com capacidade de se enrolar ou são cilíndricas, para evitar a perda de água os estômatos dessas plantas se fecham ao dia e abrem a noite.

O habitat dessas plantas são ambientes secos com pouca água disponível.

Exemplos de plantas xerófitas: Mandacaru, Cactos, maioria das plantas carnívoras, etc.

No Brasil os xerófitos são mais comuns na Caatinga, Cerrado e Pantanal.



Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Botânica é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.