Xuxa e Seus Amigos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Xuxa e Seus Amigos
Álbum de estúdio de Xuxa
Lançamento Novembro de 1985
Gênero(s) Infantil
Duração 36:44
Idioma(s) (em português)
Formato(s)
Gravadora(s)
Produção Roberto Menescal
Cronologia de Xuxa
Xou da Xuxa
(1986)
Singles de Xuxa e Seus Amigos
  1. ""Sete Quedas""
    Lançamento: 1985
  2. ""Kiddo (Meu Herói Querido)""
    Lançamento: 1985

Xuxa e Seus Amigos é o álbum de estreia da cantora e apresentadora brasileira Xuxa, lançado em 1985 pela Philips e PolyGram (na Argentina atual de Universal Music).[1] Neste álbum a apresentadora canta ao lado de vários convidados como Caetano Veloso, Chico Buarque, Erasmo Carlos entre outros.[2] Sendo em algumas faixas homenageada como na faixa 7, "Xa-Xe-Xi-Xo-Xuxa" cantada pelos Os Trapalhões, que mesmo antes da carreira na Rede Globo, demonstravam grande carisma por ela.

Algumas canções também eram cantadas pela apresentadora como "Sete Quedas" (um dos seus primeiros singles), e "Acalanto". O LP era acompanhado com um puzzle (quebra-cabeça com a imagem da capa).

Em uma entrevista, o produtor do álbum: Roberto Menescal, revelou que a gravadora se recusou a custear o álbum, então ele pediu faixas para amigos dele, como os cantores Caetano Veloso e Erasmo Carlos, e não gastou quase nada para produzir o disco. Segundo ele Xuxa e seus amigos vendeu 500 mil cópias.[3] O álbum foi bastante divulgado, Xuxa participou de programas de rádios dando entrevistas e cantou em vários programas da rede de televisão SBT, como nos "Programa Silvio Santos" e "Programa Flávio Cavalcanti".

A música "Sete Quedas", é a música de maior sucesso do álbum, inclusive, "Sete Quedas" faz parte da coletânea "TVLândia", lançada pela Gravadora Som Livre no inicio de 1986.

Produção[editar | editar código-fonte]

O álbum foi produzido por Roberto Menescal, os técnicos de gravação foram Ary Carvalhes, Jairo Gualberto e Márcio, e foi gravado nos estúdios da Polygram no Rio de Janeiro.

Especial Xuxa e Seus Amigos[editar | editar código-fonte]

Exibido pela extinta TV Manchete, o especial Xuxa e Seus Amigos passou no dia 22/12/1985, um domingo, às 20h. O especial contou com algumas inovações tecnológicas para a época, como o "Chroma Key", apesar da baixa verba para produzi-lo (como o próprio diretor da época declarou). O XESA, teve a participação de várias personalidades, como Daniel Azulay, Marina, Os Trapalhões e Biquíni Cavadão. Apesar da produção de baixa renda, foi o primeiro especial de Natal da Rainha, que curiosamente, foi para a Rede Globo no ano seguinte. Ainda se sabe pouco sobre esse especial que foi exibido na extinta rede Manchete em 1985, na verdade é um especial de natal nomeado Xuxa e Seus Amigos, foi o primeiro especial de natal de Xuxa na TV, trouxe vários clipes do disco.

Lançamento na Argentina[editar | editar código-fonte]

Em 1990 foi relançado pela PolyGram Discos, diferente da edição Brasileira a contracapa é toda em preto e branco, e a fonte das letras (lado) A e B é diferente, e as informações das editoras musicais aparecem na contracapa também. No rótulo do disco o título aparece em espanhol: "Xuxa Y Sus Amigos", mas na capa está em português. As cores da capa são muito escuras devido à péssima qualidade de impressão.

Lista de faixas[editar | editar código-fonte]

Lado A
N.º TítuloCompositor(es)Produtor(es) Duração
1. "O Leãozinho" (com Caetano Veloso)Caetano VelosoRoberto Menescal 3:04
2. "O Gato" (com Marina)
  • Vinícius de Morais
  • Bacalov
  • Toquinho
Roberto Menescal 2:27
3. "Meu Bumerangue Não Quer Mais Voltar" (com Erasmo Carlos)
  • Roberto Carlos
  • Erasmo Carlos
Roberto Menescal 3:25
4. "Irmão Sol, Irmã Lua" (com Zizi Possi)
  • Aécio Flávio
  • Léo Vitor
Roberto Menescal 3:35
5. "O Caderno" (com Chico Buarque)
  • Toquinho
  • Mutinho
Roberto Menescal 2:50
6. "Pra Mode Chatear" (com Nara Leão)Antonio Carlos JobimRoberto Menescal 1:43
Duração total:
17:04
Lado B
N.º TítuloCompositor(es)Produtor(es) Duração
1. "Xa-Xe-Xi-Xo-Xuxa" (Os Trapalhões)Daniel AzulayRoberto Menescal 2:59
2. "Sete Quedas"  Juninho FerreiraRoberto Menescal 2:55
3. "No Mundo da Lua" (Biquíni Cavadão)
  • Bruno
  • Shelk
  • Miguel
  • Alvaro
Roberto Menescal 3:01
4. "Kiddo (Meu Herói Querido)"  Billy Blanco Jr.Roberto Menescal 4:19
5. "Delícia" (Ciclone)
  • Joe
  • Tavinho Paes
Roberto Menescal 3:51
6. "Acalanto"  Dorival CaymmiRoberto Menescal 2:35
Duração total:
19:40

Curiosidades:

* Sabiam que Xuxa e seus Amigos é o único álbum de Xuxa não lançado em CD? Possivelmente os direitos do álbum pertençam à Universal que hoje é detentora do catálogo da Philips /Polygram. Todas as fotos do disco em versão CD que circulam pela internet são trabalhos “fan-made”.

* Poucas fotos do ensaio foram divulgadas e mesmo assim trata-se de uma suposição, já que não dá para identificar a roupa que Xuxa usava. O que mais se usa para essa afirmação é o estilo de cabelos molhados e o fundo das fotos.

* A faixa Sete Quedas foi  pensada para um projeto um tanto diferente, um livro. Posteriormente foi incluída na coletânea infantil Tevelândia (1986), da Som Livre. Na capa os artistas são retratados por desenhos. O de Xuxa recria a pose da contracapa do álbum Clube da Criança (1984).

* O carinho de Xuxa pela canção O Leãozinho fez com que a música fosse incluída no repertório do XSPB 10 (2010), desta vez em dueto com a cantora Maria Gadu. A declaração de Caetano sobre a regravação foi  definitiva:

"Ela gosta dessa música desde que trabalhava na TV Manchete. Adoro a Xuxa cantando ‘Leãozinho’… Acho que ela ter incluído essa faixa no DVD coloca a música no lugar certo, para criança ouvir" (em entrevista ao Glamurama em 09/09/2010). Os “parceiros” de Xuxa se encontraram para cantar a música para ela no TV Xuxa Especial de 25 anos, em 2011.

* Apesar do pouco tempo entre o lançamento do disco e o fim do programa, Xuxa chegou a divulgar a música Sete Quedas, em uma versão com arranjos um pouco diferentes da lançada no disco.

* Em 1986 aconteceu a convenção anual de vendas da Philips, Roberto Menescal foi com Xuxa ao evento. Estava presente até o Presidente da Companhia. Quando todos esperavam que Menescal anunciasse o segundo disco de Xuxa na gravadora, ele somente comunicou que Xuxa e seus Amigos era o primeiro e último álbum de Xuxa na Philips, afinal a empresa não quis custear o disco. Roberto ligou para João Araújo, presidente da Som Livre e o resto da história todo mundo já sabe...

Single "Sete Quedas / Kiddo (Meu Herói Querido)"[editar | editar código-fonte]

"Sete Quedas / Kiddo (Meu Herói Querido)"
Single promocional de Xuxa
Lançamento 1985
Formato(s) LP 7
Gênero(s) Infantil
Duração 7:13
Idioma(s) Português
Gravadora(s) Phillips (atual Universal Music) e Xuxa Produções
Produção Cirano Meneghel
Cronologia de singles de Xuxa
"Lápis de Cor"
(1984)

Lançado pela Phillips (atual Universal Music) depois de algumas semanas após o lançamento do álbum, para ser distribuídos nas rádios. A capa mostra um desenho de Xuxa montada em cavalo branco no velho oeste feito pelo desenhista Maurício de Sousa. Na contra capa um desenho de Xuxa montada em notas musicais em volta de várias cachoeiras e com a ficha técnica na parte inferior. [4]

Lado A
N.º TítuloCompositor(es)Produtor(es) Duração
1. "Sete Quedas"  Juninho FerreiraCirano Meneghel 2:55
Duração total:
2:55
Lado B
N.º TítuloCompositor(es)Produtor(es) Duração
1. "Kiddo (Meu Herói Querido)"  Billy Blanco Jr.Cirano Meneghel 4:19
Duração total:
4:19

Ficha Técnica do Single[editar | editar código-fonte]

  • Produção: Cirano Meneghel
  • Arranjas e Teclados: Lincoln Olivetti
  • Jorge: Violão em "Sete Quedas", e teclados em "Kiddo (Meu Herói Querido)".
  • Billy Blanco Jr. Violão em "Kiddo Meu Herói Querido"

Ficha Técnica[editar | editar código-fonte]

  • Direção de Produção: Roberto Menescal
  • Técnico de Gravação: Ary Carvalhaes, Jairo Gualberto, Marcio
  • Auxiliares: Barroso, Manoel, Charles, Marquinhos
  • Gravado nos estúdios: Polygram - Rio de Janeiro
  • Corte: Américo
  • Capa e Coordenação Gráfica: Jorge Vianna
  • Fotos: André Wanderlei
  • Mixagem: Jairo Gualberto e Marcio

Referências

  1. «Xuxa e Seus Amigos». Site Oficial da Xuxa. 2012. Consultado em 7 de outubro de 2012 
  2. Edmundo Barreiros e Pedro Só (2005). «Chico com Xuxa!». 1985, o ano em que o Brasil recomeçou. Consultado em 7 de outubro de 2012 
  3. Letícia Pimenta (26 de Setembro de 2012). «Lembranças de um tempo dourado». Veja Rio. Consultado em 7 de outubro de 2012 
  4. http://www.discogs.com/Xuxa-Sete-Quedas-Kiddo-Meu-Her%C3%B3i-Querido-/release/4298916