Yachiyo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Yachiyo, Chiba)
Japão Município de Yachiyo

八千代市 (Yachiyo-shi)

 
Jardim de Rosas Keisei.
Jardim de Rosas Keisei.
Jardim de Rosas Keisei.
Símbolos
Bandeira de Município de Yachiyo
Bandeira
Brasão de armas de Município de Yachiyo
Brasão de armas
Localização
Localização de Município de Yachiyo
Localização de Município de Yachiyo
País Japão
Prefeitura Chiba
Características geográficas
Área total 51,270 km²
População total (2013) 193,181 hab.
Densidade 3,8 hab./km²
Sítio Yachiyo City

Município de Yachiyo (八千代市 Yachiyo-shi?) é uma cidade japonesa localizada na província de Chiba. É uma das cidades dormitório da Região Metropolitana de Tóquio.

História[editar | editar código-fonte]

Há vestígios de presença humana nesta região datadas de 30 mil anos atrás, porém o primeiro registro escrito de habitação humana consta do século X, nas linhas de Wamyō Ruijushō (um dicionário elaborado entre o ano de 931 e 938).

Em 1615, é aberto nestas terras o caminho ligando Edo (atual Tóquio) à Sakura. As aldeias da região foram unificadas em 3 vilas no ano de 1889, constituindo Vila Owada (大和田村 Ōwada-mura?), Vila Mutsu (睦村 Mutsu-mura?) e Vila Asso (阿蘇村 Aso-mura?). Dois anos mais tarde, Owada se tornou cidade ( machi?).

Em 1914, foi iniciado o cultivo de pêra-nashi nestas terras por Kiyoshi Miyazaki (宮崎淏?) e Kikuji Miyazaki (宮崎規矩治?) na Vila Asso (atual bairro de Murakami). Eles trouxeram as primeiras mudas da planta da cidade vizinha de Sakura e da Vila Angyo (安行村 Angyō-mura?) da província de Saitama. Aos poucos a produção deste fruto foi crescendo, alcançando o mercado de Tóquio em 1937. Em 1948, foi fundada Cooperativa de Produtores de Pera-Nashi de Asso (阿蘇梨業組合 Aso Rigyō Kumiai?). [1]

No século XX, também houve um desenvolvimento urbano significante na região. Em 1906, a energia elétrica chegou à cidade de Owada e , em 1926, foi inaugurada a estação ferroviária de Owada, pertencente à linha principal da companhia ferroviária Keisei. No ano de 1954, a cidade de Owada e a vila de Mutsu foram unificadas, formando a Cidade de Yachiyo (八千代町 Yachiyo-machi?); e, em setembro do mesmo ano, a Vila de Asso foi incorporada à cidade, somando uma população de 15.618 habitantes. Em 1955, foi construído o Yachiyodai-Danchi (八千代台団地?), o primeiro complexo residencial de larga escala do Japão. No ano seguinte foi inaugurado a estação ferroviária de Yachiyodai, da linha principal da Companhia Keisei, tornando Yachiyo uma cidade dormitório da Região Metropolitana de Tóquio.

Yachiyo recebeu o estatuto de município ( shi?) a 1º de janeiro de 1967, com uma população de 41.574 pessoas na época. Em 1973, a população alcançou o patamar de 100.000 habitantes.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A cidade é situada na região noroeste da província de Chiba. Ela marca divisa com as cidades de: Sakura a leste, Chiba ao sul, Narashino ao sudoeste, Funabashi a oeste, Shiroi ao noroeste e Inzai a nordeste.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Em 2003 a cidade tinha 176 637 habitantes distribuídos em 51,27 km² de área, resultando 3 445,23 h/km² de densidade populacional.

Cidade-irmã[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «八千代市の梨作りは、どのようにしてはじまり、広まったのでしょう。» (em jp). Yachiyo City Public Library. Consultado em 4 de março de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  Este artigo é um esboço sobre Geografia da prefeitura de Chiba. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.