Yajirobe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde novembro de 2017). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ni hon go2.png Este artigo contém texto em japonês.
Sem suporte multilingual apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de kanji ou kana.
Yajirobe
ヤジロベー
Criado por Akira Toriyama
Perfil
Espécie Humano
Vida no animangá
Local de nascimento Planeta Terra
Membro de Guerreiros Z
Personagem de Dragon Ball
Portal Animangá

Yajirobe (ヤジロベー?) (também conhecido por Yajir só no Dragon Ball Z em Portugal) é um protagonista de suporte no mangá Dragon Ball e nos animes Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball Super, também fazendo uma breve aparição em Dragon Ball GT. Ele é um ronin terráqueo (samurai sem mestre) que encontrou Goku enquanto ele estava procurando por Tamborim. Ele passa a maior parte do tempo com Mestre Karin na Torre Karin, e geralmente entrega sementes dos deuses para os Guerreiros Z. Apesar de sua obesidade e desejo de evitar lutas, ele é forte e rápido em seu movimento, e sendo altamente hábil com sua katana.[1] Ele é nomeado após um brinquedo japonês 弥次郎兵衛 (Yajirobee?).

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

Aparência[editar | editar código-fonte]

A aparência de Yajirobe consiste de pequenos olhos pretos, cabelo despenteado longo e, devido a gostar de comer, ele é um pouco obeso. Suas roupas através da série é típica de um ronin vagabundo típico de mangás e animes: consiste de um yukata vermelho na altura do joelho com listas pretas, um obi preto e um kyahan preto, warajis, e um ecchu fundoshi. Ele geralmente deixa sua katana presa no lado esquerdo de seu obi. Depois, no último arco Dragon Ball Z, ele deixa crescer um pequeno bigode e usa também um casaco de pele.

Personalidade[editar | editar código-fonte]

Yajirobe é bem anti-social, preferindo ficar sozinho para que ele possa comer pacificamente, e às vezes sendo rude para outras pessoas. Yajirobe gosta de consumir grandes quantidades de comida, e tem uma atitude mal-humorada para aqueles que o atrapalham ou o distraem. Ele gosta de comer porco selvagem assado e possui uma afinidade para pãezinhos de porco cozidos no vapor (butaman em japonês); ele é visto comendo em várias cenas no manga e anime, e se lamenta não ter comido mais quando ele pensa que Vegeta vai destruir a Terra durante a saga Vegeta.[1] Também verdadeiro ao estereótipo ronin, Yajirobe é rude, mal-arrumado, e não liga se sua tanga é visível para outras pessoas. De acordo com a Daizenshuu e outros databooks, Yajirobe gosta de dirigir carros roubados. Ele também gosta de pescar, caçar, e de dormir à tarde. Ele é geralmente caracterizado como covarde porque ele tenta evitar lutas, como visto com Piccolo Daimaoh e Vegeta, mas prefere ser pensado como inteligentemente cuidadoso.

Yajirobe do Futuro[editar | editar código-fonte]

Dragon Ball Z[editar | editar código-fonte]

Yajirobe do Futuro é visto no começo do episódio especial Dragon Ball Z: Gohan e Trunks - Guerreiros do Futuro, quando os Guerreiros Z estão na casa de Goku do Futuro após ele morrer. No flashback de Trunks no episódio "O desespero de viver num futuro infernal!!", ele é atacado pela Androide 18 do Futuro.

Dragon Ball Super[editar | editar código-fonte]

Yajirobe é mostrado vivo em Dragon Ball Super; ele revela que ele sobreviveu o ataque dos Androides ao comer a última semente dos deuses que Mestre Karin tinha. Yajirobe é visto por Goku na base da resistência na Capital do Oeste. Ele possui uma barba grossa. Yajirobe é conhecido como a pessoa que só aparece quando é hora de comer, e se esconde durante as lutas.

Durante a luta entre Goku Black e Zamasu do Futuro, contra Goku e Trunks, os Saiyajins são facilmente derrotados após receberem um Kamehameha de frente, e caem no chão. Quando Black e Zamasu carregam um ataque para matá-los, Vegeta usa sua última energia para destruir o ataque de Black e Zamasu. Enquanto isso, Yajirobe usa a oportunidade para salvar Goku e Trunks, levando-os para seu esconderijo. Yajirobe diz que só poderia salvar duas pessoas, explicando porque não salvou Vegeta, mas felizmente, Mai do Futuro salva Vegeta, e manda Trunks, Goku, e Vegeta de volta na Máquina do Tempo, enquanto Yajirobe e Mai ficam para trás.

Yajirobe, assim como o resto dos membros da resistência, dá sua energia para Trunks, que cria uma grande espada de energia e consegue cortar o corpo da fusão de Zamasu e Black. Porém, quando Zamasu começa a cobrir a Terra, ele lança ataques simultâneos em todo o planeta, matando Yajirobe e todas as pessoas na Terra com a exceção do grupo que estava com Goku.

Referências

  1. a b «Yajirobe». Mundo Estranho - O Guia Completo da Saga Dragon Ball (85-A). Editora Abril. 2009. p. 22 
Bibliografia

Gusman, Sidney; Fonseca, Junior; Garcia, Fábio; Siqueira, Renato; Medauar, Cassius (2009). «O Guia Completo da Saga Dragon Ball». Mundo Estranho (85-A). Editora Abril