Yaki Kadafi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Yaki Kadafi
Yaki Kadafi 1996.jpg
Kadafi em 1996.
Informação geral
Nome completo Yafeu Akiyele Fula
Também conhecido(a) como Young Hollywood, Killer Kadafi, Tha Princes
Nascimento 9 de outubro de 1977 Bronx, Nova York
Morte 10 de novembro de 1996 (19 anos) Orange, Nova Jersey
Gênero(s) Hip Hop, Gangsta Rap
Ocupação(ões) Rapper
Período em atividade 1992–1996
Gravadora(s) Death Row Records, Makaveli Records, Interscope 7dayz Records, Havenotz Entertainment
Afiliação(ões) Tupac Shakur, Outlawz, Tha Dogg Pound, Nate Dogg, O.F.T.B., Snoop Dogg, Boot Camp Click, Dramacydal

Yafeu Akiyele Fula (9 de outubro de 1977 - 10 de novembro de 1996), mais conhecido por seu nome artístico Yaki Kadafi, foi um rapper americano, fundador e membro do grupos de rap Outlawz. Os pais de Kadafi eram ambos membros do Partido dos Panteras Negras. Kadafi e Tupac eram amigos desde de infância, até a morte deles em 1996.

Primeiros Anos[editar | editar código-fonte]

Kadafi nasceu em 9 de outubro de 1977 no Bronx. Quando Kadafi tinha quatro anos, seu pai foi preso e acusado de seis acusações de tentativa de homicídio, entre outros crimes. Kadafi e seus sete irmãos foram criados por sua mãe.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Em 1994, Kadafi encontrou seu amigo de infância "Napoleon". A mãe de Kadafi apresentou Napolean a Tupac Shakur e todos os três criaram um grupo chamado "Dramacydal". Kadafi com apenas 16 anos, assumiu o nome artístico de "Young Hollywood" que mais tarde mudou para Yaki Kadafi. O grupo apareceu no álbum de Tupac, Me Against the World de 1995. Quando Tupac estava preso em 1995 por acusações de agressão sexual, Kadafi visitou-o diariamente na cadeia.

Em uma dessas visitas, Tupac e Kadafi decidiram formar o grupo de rap Outlawz, que traria muitos membros de volta dos grupos anteriores de Tupac, "Dramacydal" e "Thug Life". Naquele mesmo ano, após a libertação de Tupac da prisão, Kadafi se encontrou com ele para assinar com o Death Row. Ele estrelou em All Eyez on Me, de 2Pac, e contou com três músicas.

Neste ponto, Kadafi começou a ganhar fama, aparecendo em videoclipes, indo a premiações e fazendo shows. Mas em 13 de setembro de 1996, 2Pac foi baleado várias vezes em um tiroteio em Las Vegas que acabou morrendo pouco tempo depois. Kadafi estava no carro atrás de 2Pac, e afirmou ter visto o Cadillac branco parar ao lado dele e atirar várias vezes. Kadafi teria dito na época que poderia identificar o motorista e pediu para manter 100% confidencial, mas foi exposto por repórteres.

Morte[editar | editar código-fonte]

Em 10 de novembro de 1996, dois meses após a morte de 2Pac, Kadafi foi encontrado morto na escadaria de um apartamento em Orange, Nova Jersey. De acordo com um jornal da época, Kadafi foi encontrado pela polícia as 3:48 da manhã. Ele havia sido acidentalmente baleado na cabeça por um amigo, que mais tarde se entregou à polícia e cumpriu 7 a 8 anos de prisão.

Discografia Póstuma[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre hip hop, integrado ao Projeto Hip hop é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.