Yakov Pavlov

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Yakov Pavlov
Yakov Fedotovich Pavlov.jpg
Sargento Pavlov em 1945
Flag of the Soviet Union.svg
Nascimento 4 de outubro de 1917
Novgorod, Rússia
Morte 29 de setembro de 1981
Novgorod, RSFS da Rússia
Nacionalidade Russo
Serviço militar
Patente Sargento

Yakov Fedotovich Pavlov (russo:Яков Федотович Павлов) (Novgorod, 4 de outubro de 1917 - 29 de setembro de 1981) foi um sargento condecorado como Herói da União Soviética por sua bravura e heroísmo durante a Batalha de Stalingrado, na Segunda Guerra Mundial, ao liderar por dois meses a defesa da Casa de Pavlov - nomeada em sua homenagem - um edifício de apartamentos no centro de Stalingrado, dos ataques das tropas da Wehrmacht alemã.

Pavlov entrou para o Exército Vermelho aos 21 anos, em 1938 e lutou na Segunda Guerra Mundial. Como sargento, liderou unidades de metralhadores e de reconhecimento. Sua fama vem da Batalha de Stalingrado, quando liderou um pelotão na defesa de um edifício no centro da cidade, entre setembro e novembro de 1942 contra contínuos ataques alemães, até ser libertado do cerco. Em sua homenagem, esta construção, até hoje existente, é chamada de Casa de Pavlov.

Depois da guerra ele entrou para o Partido Comunista e por sua ações em Stalingrado foi condecorado com a Ordem de Lenin e com o título de Herói da União Soviética. Em sua carreira na política, foi por três vezes eleito deputado do Soviete Supremo.

Morte[editar | editar código-fonte]

Morreu aos 63 anos, em 1981 na República Socialista Federativa Soviética da Rússia, e foi enterrado em sua cidade natal.