Yale Atlético Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Yale
Yale AC.png
Nome Yale Athletic Club
Fundação 07 de agosto de 1910 (109 anos)[1]
Extinção 1930
Estádio Prado Mineiro[2]
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O Yale Atlético Clube foi um clube brasileiro de futebol, da cidade de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais.

História[editar | editar código-fonte]

O Yale foi fundado no 7 de agosto de 1910, com o nome de Yale Athletic Club, pelo inglês Adolf Halley (o qual também foi um dos fundadores do São Cristovão, do Rio de Janeiro) no bairro do Barro Preto, em Belo Horizonte. Alguns autores consideram a data de fundação do clube como sendo 17 de julho de 1909. Os criadores do Yale pertenciam à colônia italiana presente em Belo Horizonte.

Em 16 de novembro de 1911 o Yale disputou a primeira partida de um clube mineiro contra um clube carioca, vindo a perder por 1 a 0 para o America Football Club, em partida que só teve um tempo disputado por conta do temporal que se abateu sobre a capital mineira.[3]

Seu antigo campo situava-se na Avenida Paraopeba, atual Avenida Augusto de Lima, onde hoje encontra-se o Fórum Laffaiete, uma quadra ao lado do antigo Estádio do Cruzeiro.

Em 1919, o jornal Estado de Minas, noticiava no mês de setembro o descontentamento do clube com a Liga Mineira por não convocar seus atletas para a Seleção do estado que enfrentaria a Seleção carioca pela Taça Delfim Moreira. Isto culminou no abandono do torneio após o primeiro turno. "O clube da camisa azul e branca comunica seu afastamento do campeonato em 27 de agosto de 1919".

Em 1920, houve um grande tumulto no Yale, que contribuiu na criação de um novo clube: a Societá Sportiva Palestra Itália, atual Cruzeiro Esporte Clube. Entre os ex-jogadores do Yale que deram origem ao Palestra Itália estão: Aristóteles Lodi, Nullo Saviani, Ranieri, Aureliano Nochi, entre outros.

O Yale deu origem ao Cruzeiro Esporte Clube, este sendo criado por parte dos atletas e diretores do clube fundado em 1910. Até por isso, quando, em 1942, o Palestra Itália teve de adotar cores e nomes não ligados à Itália, escolheu o azul e branco do Yale.

O Yale disputou o Campeonato Mineiro até 1924, quando desfiliou-se da Federação Mineira de Futebol e passou a disputar somente amistosos contra clubes da várzea, sendo extinto em 1930.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Torneio disputado por segundo quadro de aspirantes.

Em comemoração ao dia da Boa Imprensa.

Histórico em competições oficiais[editar | editar código-fonte]

Campeonato Mineiro[editar | editar código-fonte]

Ano Posição
1915
1916
1917
1918
1919 Abandonou
1920
1921
1922
1923
1924


Livros sobre o Yale[editar | editar código-fonte]

  • PENNA, Octavio - Notas Cronológicas de BH. Belo Horizonte, 1711-1930p.
  • Yale Club - As Festas de Hontem. Belo Horizonte, 1911.

Referências

  1. Gerson Rodrigues Magalhães. «Yale/MG». Futebol Nacional. Consultado em 13 de setembro de 2018 
  2. Gerson Rodrigues Magalhães. «Prado Mineiro». Futebol Nacional. Consultado em 13 de setembro de 2018 
  3. [Livro O America na história da cidade, página 21]
Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.