Yang (sobrenome)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Yang (sobrenome)

楊姓 - 楷体.svg

Pronúncia Yáng
Artigos na Wikipédia Todas as páginas com títulos contendo "Yang (sobrenome)"

Yang[1] é um sobrenome de família na China. 楊 / 杨. É o sexto sobrenome mais usado no país.

A comunidade Yang foi fundada por Boqiao, filho do duque Wu de Jin durante a primavera no período de  Ji (姬). Ji é o sobrenome da família real durante a dinastia Zhou (VIII - V a.C.), que foi findado no reino Yang.

Yang também pode ser a tradução fonética de um nome muito raro na família chinesa 羊, e de outro sobrenome pronunciado Yang (揚), escrito a "mão" ao invés do uso da "madeira". Os dois nomes foram usados ​​alternadamente nos tempos antigos, simbolizando a cabra e a ovelha, respectivamente.

Caracteres[editar | editar código-fonte]

Yang é a transliteração do caractere  (Chinês simplificado: 杨). Algumas vezes também pode siginificar um tipo de álamo. O caractere tem como base a madeira na esquerda e o caractere yi/yang () na direita, indicando sua pronúncia.

Yang  também pode ser a tradução fonética de outros sobrenomes chineses. Isso inclui , o caractere símbolo do sol; o raríssimo nome de família , que é o caractere para cabras ou ovelhas; ou outros caracteres com pronúncia "Yang", independentemente do tom, tais como  ou .

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. The approximate English pronunciation is /jɑːŋ/.