Yang Yilin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Este é um nome chinês; o nome de família é Yang (楊).
Yang Yilin
Chinês simplificado: 楊伊琳
Yang Yilin HKPolyU. JPG
Yilin, em visita à Universidade Politécnica de Hong Kong (19 de novembro de 2008)
Informações pessoais
Nome completo YANG Yilin
Modalidade Ginástica artística feminina
Especialidade barras assimétricas
Representante China
Nascimento 26 de outubro de 1992 (25 anos)
Guangdong, Guangzhou
Nacionalidade China chinesa
Compleição Altura: 1,47 m
Nível sênior
Clube National Team
Período em atividade 2005 - atualidade

Yang Yilin, em chinês simplificado: 楊伊琳, (Guangdong, 26 de agosto de 1992) é uma ginasta chinesa que compete em provas de ginástica artística.

Yang fez parte da equipe chinesa que disputou e conquistou a medalha de ouro por equipes nos Jogos Olímpicos de 2008 em Pequim, foi bronze no concurso geral e bronze nas barras assimétricas.[1] Seu aparelho de melhor desempenho são as barras assimétricas, embora tenha preferência pelas competições do individual geral.[carece de fontes?]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Yang Yilin iniciou na ginástica em 1998, aos seis anos de idade, no National Team.

Em 2007, Yang tornou-se uma ginasta sênior, ao participar do Campeonato Mundial em Stuttgart, onde conquistou duas medalhas: uma de prata, por equipes - ao lado de Cheng Fei, Jiang Yuyuan, Li Shanshan Sha Xiao e He Ning - e um bronze nas barras assimétricas, além de encerrar o evento do individual geral na sexta posição.[2] No ano seguinte, participou de algumas etapas da Copa do Mundo, nas quais conquistou medalhas. Na primeira delas, em Tianjin, a ginasta conquistou duas: uma de ouro nas barras assimétricas, sob o score de 16,925, a frente da russa Ksenia Afanasyeva, e a outra de prata, no solo.[3] Neste mesmo ano, nos Jogos Olímpicos, em Pequim, Yilin, mais uma vez ajudou a equipe chinesa a conquistar uma medalha, dessa vez, de ouro, superando as norte-americanas e as romenas, prata e bronze, respectivamente. No individual geral, a atleta conquistou um bronze, sob a nota total de 62,650, atrás das norte-americanas Nastia Liukin e Shawn Johnson, medalhistas de ouro e prata.

Na final das paralelas assimétricas, para a qual se classificou com a maior nota, a ginasta pôde performar sua forte rotina (7,8) e, como não cometeu erros graves, totalizou 16,650 tornando-se a medalhista de bronze. Nastia Liukin e Kexin He completaram o pódio desta edição, com prata e ouro, respectivamente.[4] Antes mesmo dos Jogos Olímpicos se iniciarem, uma dúvida inquietou a ginástica artística, envolvendo a jovem Yang e suas companheiras de equipe: a idade limite. Muitos achavam que as ginastas não tinham a idade mínima para o evento, que é de dezesseis anos.[5] Contudo, diante de toda a regular documentação das jovens ginastas, a dúvida fora esclarecida. Com isso, não só Yilin, mas toda a equipe feminina, puderam manter suas medalhas conquistadas.[6]

Em outubro do ano seguinte, a ginasta participou do Mundial de Londres, na Inglaterra. Nele, foi à final do all around, na qual encerrou como sexta colocada geral e primeira entre as chinesas, a frente de Deng Linlin.[7] Nos aparelhos, suas quedas da trave retiraram possibilidades de pódio. Ao somar 13,125, encerrou na oitava colocação.[8] Em 2010, na disputa da etapa de Gante da Copa do Mundo, competiu em duas finais, sendo medalhista de prata na trave, superada pela romena Ana Porgras e quarta colocada nas assimétricas, somando apenas 13,750 pontos.[9]

Principais resultados[editar | editar código-fonte]

Ano Evento AA Equipe Salto sobre o cavalo Trave Barras assimétricas Solo
2007 Campeonato Mundial de Ginástica Artística Medalha de prata Medalha de bronze
2008 Jogos Olímpicos Medalha de bronze Medalha de ouro Medalha de bronze
2009 Campeonato Mundial de Ginástica Artística
2010 Copa do Mundo - Gante Medalha de prata
Campeonato Mundial de Ginástica Artística Medalha de bronze
Jogos Asiáticos Medalha de ouro

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Gymnastics - Yilin Yang (China) : results, statistics and identity information» (em inglês). TheSports. Consultado em 8 de abril de 2009. 
  2. «Yang Yilin» (em inglês). FIG. Consultado em 8 de abril de 2009. 
  3. «2008 FIG World Cup Tianjin» (em nglês). GymnasticsResults.com. Consultado em 18 de abril de 2009. 
  4. «Women's Uneven Bars Final» (em inglês). GymnasticsResults.com. Consultado em 18 de abril de 2009. 
  5. «Chinese gymnastics stars He Kexin, Yang Yilin still subject of age doubts | FoxSports - Fox Sports» (em inglês). Foxsports. Consultado em 15 de abril de 2009. 
  6. As ginastas chinesas acusadas de competir com idade falsa nos Jogos de Pequim. Revista VEJA, edição 2093 - ano 41 - nº 52, de 31 de dezembro de 2008. pp 150
  7. «41st Artistic Gymnastics World Championships 2009 Artistic Gymnastics Women» (em inglês). Gymnastics Results. Consultado em 14 de julho de 2009. 
  8. «41st Artistic Gymnastics World Championships 2009 Artistic Gymnastics Women» (em inglês). Gymnastics Results. Consultado em 14 de julho de 2009. 
  9. «Guo Golden in Ghent as World Cup Concludes» (em inglês). International Gymnast. Consultado em 13 de agosto de 2010. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]