Yasser al-Habib

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Yasser al-Habib
Biografia
Nascimento
Nome nativo
الشيح ياسر الحبيب
Nome no idioma nativo
الشيح ياسر الحبيب
Cidadania
-
Residência
Alma mater
Universidade do Kuwait (en)
Seminário de Qom
Atividades
Outras informações
Religão
Website

Yasser al-Habib (em árabe: شيخ ياسر الحبيب) é um clérigo xiita Kuwaitiano, nascido em 1979. Em novembro de 2003 foi preso no Kuwait, sob a acusação de profanação religiosa por ter insultado os Sahaba (companheiros do Profeta), personalidades que para os sunitas (que ele refere-se como Bacris, ou seguidores de Abacar) são inatacáveis.[1] Tendo sido libertado em fevereiro de 2004, ele deixou o Kuwait e radicou-se na Inglaterra.

Por ser um intelectual religioso de altíssimo nível e profundo conhecedor da história islâmica antiga, recebeu os títulos honoríficos de 'Allamah e Hujjat al-Islam. E como consequência de sua eloquente acidez discursiva e seus insultos, tem sido um dos principais alvos da perseguição sunita, que já incluiu tentativas de assassinato e diversas ameaças de morte.

Em setembro de 2010, ele provocou a ira dos sunitas chamando Aixa, a esposa do Profeta Maomé, de "inimiga de Deus" pois, segundo a tradição ultraortodoxa xiita, ela teria sido a responsável por seu envenenamento.[2][3][4] Em Outubro de 2010, o líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, tentou acalmar as tensões entre xiitas e sunitas, emitindo um fatwa contra Yasser al-Habib por seus insultos contra as esposas e companheiros do Profeta.[5]

Yasser al-Habib é casado com a filha do influente aiatolá iraniano Seyyed Shirazi, um opositor de Khomeini que após a Revolução Islâmica radicou-se na Inglaterra.

Atualmente vive em Londres, onde estabeleceu a organização de religiosos xiitas Khoddam al-Mahdi.[6]

Declarações de Yasser al-Habib que enfureceram os sunitas[editar | editar código-fonte]

As declarações abaixo foram extraídas dos vídeos e artigos de Yasser al-Habib e podem ser encontradas em seu site oficial al-Qatrah:

  • "Aixa e Hafsah - que a maldição de Allah recaia sobre elas - foram as responsáveis por envenenar (e causar a morte d)o Profeta."
  • "Aixa era uma mulher indecente."
  • "Abacar - que a maldição recaia sobre ele - foi um genocida que, muito antes de Saddam Hussein - que a maldição recaia sobre ele -, já fazia covas coletivas."
  • "Omar - que a maldição de Allah recaia sobre ele - invadiu a casa de Fatima (filha do nobre Profeta) - que a paz seja derramada sobre ela - e a espancou provocando o aborto de Muhsin, que estava em seu ventre."
  • "Bendito seja Abu Lulu' (responsável por matar o califa Omar a facadas)."

Referências

  1. «International Religious Freedom Report 2004 - Kuwait». Amnestyusa.org. Consultado em 27 de setembro de 2010 
  2. «Financial Times». ft.com. Consultado em 23 de setembro de 2010 
  3. «Reuters». reuters.com. Consultado em 23 de setembro de 2010 
  4. «Federal News Radio». wtop.com. Consultado em 20 de setembro de 2010 [ligação inativa]
  5. «Tehran Times». tehrantimes.com. Consultado em 5 de outubro de 2010 
  6. «مـوقـع هـيـئـة خـدام الـمـهـدي (عج)». Consultado em 10 de dezembro de 2019. Arquivado do original em 20 de setembro de 2017