Yellow River

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Translation to english arrow.svg
A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável. É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, tente encontrar a página original e melhore este verbete conforme o guia de tradução.

"Yellow River" é uma popular canção gravada pela banda britânica Christie. Escrita pelo líder da banda, Jeff Christie, a canção foi oferecido para The Tremeloes, que gravuo-a com a intenção de lançá-lo como um single no início de 1970. Mas Christie reconsiderou e lançou como uma música sua, junto de outra, que não fez o mesmo sucesso.

O produtor Mike Smith, pois, tirou fora os vocais dos Tremeloes, e, adicionando os de Jeff Christie, lançou-a em 23 de abril de 1970. Ela tornou-se um sucesso internacional, chegando a #1 na UK Singles Chart durante uma semana, em junho de 1970. Nos EUA, chegou a #23 na Billboard Hot 100 singles chart.[1]

A localização real do Rio Amarelo (Yellow River) nesta canção não é especificada, embora o autor, Jeff Christie, tenha dito que inspirou-se pela ideia de um soldado indo para casa no final da Guerra Civil Americana. Como a canção foi lançada durante a Guerra do Vietnã, foi interpretada como sendo sobre um soldado deixando as forças armadas dos EUA ao fim de seu período de serviço militar obrigatório.

Na Austrália, a versão Christie ganhou apenas limitado tempo de rádio, devido à discórdia do rádio em 1970. As bandas locais Jigsaw (de Melbourne) e Autumn (de Sydney) ambos tiveram sucesso com versões cover, porém.[2]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Whitburn, Joel (2004). The Billboard Book of Top 40 Hits: Eighth Edition. [S.l.]: Record Research. p. 126 
  2. «Yellow River - Autumn». PopArchives.com.au. Consultado em 19 de março de 2010.