Ymborés Rugby Club

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde novembro de 2017).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações (desde novembro de 2017). Ajude a melhorar este artigo inserindo fontes.
Nome Ymborés Rugby Club

Ymborés Rugby Club é um clube de prática de rugby da cidade de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Fundado em 9 de Novembro de 2012. É filiado à Federação de Rugby da Bahia. Atualmente, o clube possui as categorias masculina e feminina.

História[editar | editar código-fonte]

Tudo começa com a ida de um jovem a São Paulo para estudos, Jônatas Verde, e que deparou-se naquela cidade com o Rugby e tomou-se de encantos por ele. De volta a Vitória da Conquista, ele juntou a galera e montou na garagem da Igreja Centenário um baba de Rugby. O interesse e a paixão pelo esporte tomaram aquele jovens e a sede de conhecer mais os fundamentos do Rugby passou a fazer parte do sentimento de quem tomava contato com aquele jogo diferente e atrativo.

Mãos laboraram juntas num "Motirô" — desmedido (no Tupi-Guarani, mutirão, coisas construídas em conjunto). Sendo assim, além de Jônatas Verde e Gabriel Couto, uma pessoa foi de suma importância para que se chegasse ao patamar de hoje: André Filipe, amigo em comum dos dois, viabilizou o encontro, sem demora, abraçaram a causa do Rugby. Que nome então caberia naquele time que representava toda uma esperança e uma conquista? Ora, por estarmos na cidade mais artística do sudoeste baiano, onde se misturam música, artes plásticas, literatura e que tem um vínculo com os cantares tribais, sobretudo dos ramos Mongoiós e Ymborés, nada mais justo que buscar neles a inspiração. Até porque o índio era bom de luta até nos esportes. Que tal Ymborés Rugby Club? Pronto: estava batizado o time.

O time consegue espaço para treinamento no estádio Lomanto Júnior. Logo depois, acontece o primeiro torneio. A garra dos jogadores só era menor que a determinação em propagar o esporte. Os admiradores foram-se chegando, até que um professor da UFBA, o chileno Daniel Tapia, apaixonado jogador, sabendo do Ymborés, se oferece como treinador. Foi uma conquista de grande importância. A 9 de Novembro de 2012, realiza-se, então a primeira assembléia geral. Entretanto, em razão das dificuldades, somente em 2014, sai o Registro oficial do time. Após sua filiação a Federação de Rugby da Bahia (FRB) começa a participar de Campeonatos Estaduais e começa a se destacar fora e dentro do campo, consagrando-se com participações em campeonatos em todo o Estado da Bahia.

Já com uma equipe feminina de Rugby, o time vem ganhando, mostrando, em outros municípios, a grandeza deste esporte e levando avante o nome e a face empreendedora de Vitória da Conquista.

Em 2017 recebe o reconhecimento de Utilidade Pública Municipal pela Lei 2.124, de 03 de maio 2017.

Títulos e principais participações[editar | editar código-fonte]

2017

Masculino Feminino
Campeão do Campeonato Baiano de Rugby de Sevens Vice-campeão do Campeonato Baiano de Rugby de Sevens
Campeão Taça Suíça Baiana de Rugby de Sevens Vice-campeão da Taça do Descobrimento de Sevens
Campeão da 1ª Etapa do Circuito Baiano de Rugby de Sevens 3º Colocado na 1ª Etapa do Circuito Baiano de Rugby de Sevens 
Vice-campeão Baiano de Rugby XV  3º Colocado na 2ª Etapa do Circuito Baiano de Rugby de Sevens
Vice-campeão no Circuito Baiano de Rugby de Sevens 
3º Colocado na 2ª Etapa do Circuito Baiano de Rugby de Sevens 

2016

Masculino Feminino
Campeão da Taça Josias Bicudo de Sevens Vice-campeão Taça Josias Bicudo de Sevens
Campeão do Circuito Baiano de Sevens
Campeão da 3° Etapa do Circuito Baiano de Sevens
Vice-campeão Baiano de Rugby XV
3° colocado no Campeonato Baiano de Sevens

2015

Masculino Feminino
3° Lugar no Campeonato Baiano de Rugby XV 4º lugar no Itacaré Beach Internacional Rugby

2014

Masculino Feminino
Vice-campeão da Copa Velho Chico de Rugby XV Campeão Taça Maria Quitéria

2013

Masculino Feminino
Vice-campeão da Copa Velho Chico de Rugby XV

Ligações externas[editar | editar código-fonte]