Yorkshire

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Yorkshire (Inglaterra))
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre o condado inglês. Para outros significados, veja Yorkshire (desambiguação).
Condado de Yorkshire
Flag of Yorkshire.svg
Sede do condado
população (ano)
York
186 800 habitantes (2005)
Yorkshire UK 1851 locator map.svg
Superfície 15500 km2
População 5 000 000

Yorkshire é o maior condado histórico da Inglaterra, cobrindo aproximadamente 15 000 km², com uma população de 5 milhões de habitantes.

É limitado ao norte pelos condados de Durham (ao longo do rio Tees) e Westmorland, a oeste por Lancashire (ao longo da cadeia de montanhas conhecidas como Pennines) e Cheshire, ao sul por Derbyshire, Nottinghamshire e Lincolnshire (ao longo do estuário Humber), e a leste pelo Mar do Norte.

Yorkshire é tradicionalmente subdividido em West Yorkshire, North Yorkshire e East Riding of Yorkshire (em inglês, respectivamente: North Riding, West Riding e East Riding. Riding é palavra originária do norueguês antigo þriðing, que significa "terça parte"). A sede do condado, a cidade de York, não não faz parte de nenhum dos Ridings.

Atualmente, grande parte de Yorkshire, junto com uma pequena parte de Lincolnshire formam a região inglesa de Yorkshire and the Humber, e é também subdividida em diversos condados administrativos.

O símbolo do condado é a rosa branca da Casa de York. Existe o "Dia de Yorkshire" comemorado a 1 de Agosto.

História[editar | editar código-fonte]

A região foi primeiramente ocupada depois do fim da Idade do Gelo, por volta de 8000 a.C. Durante o primeiro milênio depois de cristo foi ocupado por romanos, anglos e vikings. Muito da dialética palavrial e aspectos de pronúncia de Yorkshire derivam do Nórdico Antigo, devido à influência dos vikings nessa região. O nome, Yorkshire, apareceu escrito pela primeira vez na Crônica Anglo-Saxônica, em 1065. O condado era originalmente composto de três seções chamadas "Thrydings", subsequentemente referidas como "Ridings".

Seguindo a Conquista Normanda da Inglaterra em 1066, Yorkshire ficou submetido à perturbação vinda do Norte, o que causou grandes dificuldades. A área ficou conhecida por revoltas e rebeliões no período Tudoriano (1485-1630). Durante a Revolução Industrial, o West Riding tornou-se a 2ª mais importante área de manufatura no Reino Unido, enquanto nos East e North Ridings continuaram predominando as indústrias de pesca e agricultura. Nos tempos modernos, a economia de Yorkshire sofreu um declínio na manufatura, o que afetou suas tradicionais indústrias de carvão, aço, e navegação.

Personalidades famosas nascidas em Yorkshire[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Inglaterra é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.