Yoroiden Samurai Troopers

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Nota: Este artigo é sobre anime. Para outros sentidos do termo, consulte Samurai Warriors.
Yoroiden Samurai Troopers
鎧伝サムライトルーパー
(Lendárias Armaduras da Tropa Samurai)
Gênero Shonen, Ação
Anime
Direção Masashi Ikeda
Mamoru Hamatsu
Estúdio Sunrise
Emissoras de TV Japão Nagoya Broadcasting Network
Emissoras lusófonas Brasil Rede Manchete
Exibição original 30 de Abril de 19884 de Março de 1989
Nº de episódios 39
OVA
Direção Masashi Ikeda
Estúdio Sunrise
Nº de episódios 11
Mangá
Escrito por Hajime Yatate
Ryuichi Hoshino
Editora(s) Japão Kodansha
Revista(s) Japão Shonen Magazine
Data de publicação 1989
Volumes 2
Wikipe-tan face.svg Portal Animangá


Yoroiden Samurai Troopers (鎧伝サムライトルーパー, lit. "Lendários Guerreiros de Armadura Samurais"?) foi um anime produzido pela Sunrise e exibido pela TV Nagoya entre os anos de 30 de abril de 1988 a 4 de março de 1989. Têm ao todo 39 episódios e 11 OVAs, mas só os episódios foram exibidos no Brasil. Foi chamado de Ronin Warriors nos Estados Unidos e de Samurai Warriors no Brasil, onde foi exibido em 1996 pela Rede Manchete. Diferente de várias séries em anime, seu manga foi criado depois do anime.

Trama[editar | editar código-fonte]

Há 1000 anos atrás, Arago tentou dominar o mundo utilizando as forças da escuridão. Porém foi derrotado e expurgado com a armadura do sol Hariel e a deusa do sol Amaterasu. 600 anos depois, em meio a guerra civil japonesa, os portões do mundo inferior surgem em nosso mundo, e mais uma vez Arago tenta dominar para si o mundo. Mais uma vez ele falha, tendo sido derrotado pelo monge Kaos, o qual prende o vilão em uma dimensão mais uma vez. Porém a armadura negra de Arago ficou em seu mundo, e preocupado com o fato de Arago pudesse voltar através dela, Kaos resolve enterrá-la e a divide em 9 armaduras. Cada uma dessas armaduras está ligada à natureza da virtude humana e ao código Bushido dos samurais. Tais armaduras são espalhadas pelo mundo. Alguns homens encontram essas armaduras e se empossam delas, por seus espíritos regerem a virtude da qual a armadura está ligada. Porém aos poucos Arago foi seduzindo para o seu lado 4 portadores das armaduras criadas por Kaos. As outras 5 armaduras são encontradas os jovens espirituosos, que recebem orientações de Kaos sobre a missão que viriam a enfrentar em breve.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Samurai Warriors/Troopers[editar | editar código-fonte]

  • Héctor Sanada (真田 遼, Sanada Ryō?): Seu atributo é a virtude ("Jin", lit. bondade, no original). Veste a armadura vermelha do fogo (Rekka no original) e a armadura branca do Inferno (Kikoutei, a armadura do sol de Hariel, na versão original) e também ganha uma nova armadura do fogo de Suzunagi, utilizada para salvar seus amigos que foram aprisionados em suas respectivas armaduras. Têm como companheiro o tigre branco, Fogo Branco. Mais tarde Fogo Negro que vence Fogo Branco ao tirar uma das espadas do fervor para que Héctor enfrente o Lorde Espadachim Guerreiro (Kenbukyou no original) em pé de igualdade, Héctor o vence e Fogo Negro se incorpora no Fogo Branco, se tornando companheiro das lutas desde então e também herda as lendárias espadas do fervor usadas pelo Lorde Espadashin em batalha. O verdadeiro carater desse tigre negro ainda continua sendo um mistério. Héctor tem um bom coração e se preocupa muito com os seus amigos. Armado com duas katanas que podem unir-se e formar uma espada de duplas lâminas. Seu respectivo golpe é Poder do Fogo (双炎斬, Sōenzan?, lit. Lâminas Gêmeas em Chamas), Héctor une as espadas e dá um salto para dar um golpe poderoso, acontece o mesmo quando sua armadura de fogo evolui para a armadura do inferno antes de conseguir as espadas do fervor do Lorde Espadashim Guerreiro e o Poder do Inferno (超弾動閃煌斬, Chōdandō Senkōzan?, lit. Mega Disparo Retalhador), Héctor usa as duas espadas do fervor para criar um golpe poderoso. voz: (Takeshi Kusao, no original e Hermes Baroli na versão brasileira)
  • Tristan Fang (秀 麗黄, Shū Rei Fuan?): Seu atributo é a justiça ("Gi" no original). Veste a armadura laranja da terra ("Kongō" no original). É aprisionado na nova armadura da terra quando tentava salvar Jorge e Tommy que foram capturados por Suzunagi, mas também é liberto por Héctor quando apareceu como o último a colocar a nova armadura do fogo. Seu respectivo golpe é o Poder da Terra (岩鉄砕, Gantessai?, lit. Triturador de Rocha Metálico), Tristán ergue seu punho e utiliza seu bastão a ponto de causar terremotos. voz: (Tomohiro Nishimura, no original e Sérgio Rufino na versão brasileira)
  • César Date (伊達 征士, Seiji Date?): Seu atributo é a sabedoria ("Rei", lit. gratidão, no original). Veste a armadura verde da luz ("Kōrin" no original). Antes de ser aprisionado em sua segunda armadura da luz, Seiji tenta confortar a Suzunagi, a livrando da dor, aquilo a tocou, mas acaba sendo enclausurado na armadura da luz, fazendo Suzunagi ficar relutante. É libertado por Héctor quando apareceu como o último a colocar a nova armadura de fogo. É o membro mais maduro do grupo. Armado com uma espada japonesa chamada odachi. Seu respectivo golpe é o Poder da Luz (雷光斬, Raikōzan?, lit. Corte Relâmpago), César ergue sua espada no ar e cria um ataque explosivo de luz do trovão a ponto de dissipar tudo que se encontra em sua volta. voz: (Daiki Nakamura, no original e Élcio Sodré na versão brasileira)
  • Jorge Mouri (毛利 伸, Mōri Shin?): Seu atributo é a confiança ("Shin" no original). Veste a armadura azul clara da água ("Suikō" no original). É aprisionado na nova armadura da água quando tentava salvar Suzunagi dos ninjas antigos, mas é libertado também por Héctor quando apareceu como o último a colocar a nova armadura de fogo. É o membro mais antigo dos Samurai Warriors e o mais calmo. Armado com uma lança semelhante a um yari. Seu golpe é o Poder da Água (超流破, Chōryūha?, lit. Super Onda Esmagadora), Jorge usa seu tridente e cria um ataque aquático a ponto de disparar jatos ou furacão da água. voz: (Nozomu Sasaki, no original e Rogério Vieira, Paulo Porto, Marcelo Campos e depois Wendel Bezerra na versão brasileira)
  • Tommy Hashiba (羽柴 当麻, Hashiba Tōma?): Seu atributo é a vida ("Chi", lit. sabedoria, no original). Veste a armadura azul escura do céu ("Tenkū" no original). É aprisionado na nova armadura do céu ao se aterrorizar ao ver os choros de Suzunagi nos dias de sua infância, mas também foi libertado por Héctor quando apareceu como o último a colocar a nova armadura de fogo. É o mais inteligente do grupo. É armado com uma poderoso Arco. Seu respectivo golpe concentra seu poder para atingir num ponto só com o Poder do Céu (真空波, Shinkūha?, lit. Onda de Vácuo). voz: (Hiroshi Takemura, no original e Affonso Amajones na versão brasileira)

Aliados[editar | editar código-fonte]

  • Mia (Nasti Yagyu no original) - É uma grande conhecedora de artigos e armaduras antigos. Durante a série teve seu avô Dr. Koji, possuído e assassinado pelos soldados e Arago. Passa a integrar o grupo como membro da família como irmã mais velha e também babá do pequeno Yulie. No último OVA, Menseiji, Mia estava na cidade de Nova Iorque, onde atendia a uma sessão especial da assembleia geral das Nações Unidas que foi reunida pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas para resolver os eventos recentes, estranhos que têm acontecido no mundo inteiro; qual foi visto como uma ameaça à paz e à segurança internacional. Durante a reunião, Mia planeja dizer aos oficiais ao mundo sobre a existência dos Samurais Warriors. Mas não revelou para que permanece em segredo. Ao contrário dos episódios precedentes, Mia aparece somente no último episódio; mas como sempre ajuda Héctor, por se tocar de que apareceria um novo inimigo, Suzunagi. voz: (Kaori Kusakabe, no original e Letícia Quinto na versão brasileira.)
  • Yulie (Yamano Jun no original) - Se separou de seus pais quando seus pais faziam compras, mas se deparou com o duelo de Sanada Ryō e Fogo Branco contra um soldado de Arago, mas é salvo por Yagyu Nasti quando sua vida corria perigo. Tem ajudado os Samurais Warriors e passa a fazer parte da família, considerado o irmão caçula do grupo. No OVA, Yulie aparece com 11 anos e forma na escola secundária do monte Sakura. voz (Kumiko Watanabe, no original e Úrsula Bezerra na versão brasileira.)
  • Fogo Branco/Fogo Negro (Byakuen e Kokuen-ō no original) - É o tigre branco de Sanada Ryō, é companheiro e ajuda os Samurais Troopers, até mesmo nos momentos críticos. Na luta contra Fogo Negro, Fogo Branco é ferido mortalmente, mas pega uma das espadas do fervor e entrega para Ryō para que possa ter um combate em pé de igualdade contra o Lorde Espadachim Guerreiro. Com a derrota do Espadachim, Fogo Negro se incorpora no Fogo Branco e os auxilia nos combates, acaba se tornando companheiro de batalha no momento em que os Samurais Warriors evocam a armadura do inferno e recebem também o poder das espadas do fervor depois de sua luta contra o Lorde Espadachim.
  • Monge Ancião (1-2, 7, 9, 11, 14-15, 19, 25, Chaos no original) - É na verdade o monge budista que ajudava os Samurais Warriors e inclusive nos momentos críticos. É o criador das armaduras dos Samurais Warrios.Morre no episódio 15 ao fazer os Samurais Warriors invadirem o castelo de Scorpio. Depois aparece como espírito e mentor dos heróis. Confronta também Suzunagi no sétimo episódio do OVA quando usa a armadura do céu de Tommy. voz: (Norio Wakamoto, no original)
  • Nailah (Kikoutei) - Apareceu apenas para tentar convencer Mukara de parar de fazer coisas terríveis, ajudou a cuidar também dos ferimentos de Samurais Troopers devido ao combate de Mukalah. No fim do OVA, é protegida por Fogo Branco, Nailah e Mukalah puderam ter dias de paz e prosperidade sem a armadura negra do inferno. voz: (Yoshino Takamori, no original)
  • Luna (Gaiden) - No primeiro OVA da série, Luna vê Tōma ao lado do cadáver de seu irmão e passa a persegui-lo para se vingar, mas descobre que seu verdadeiro assassino é na verdade Shikaisen e passa a ajudar os Samurais Warriors na missão, contudo, fica emocionalmente envolvida com Héctor. Runa é ferida mortalmente ao tentar proteger Yulie de Shikaisen e acaba morrendo nos braços de Héctor. Os Samurais Warriors prestaram uma homenagem, um tributo depois de vencer Shikaisen. voz: (Eriko Hara, no original)

Inimigos[editar | editar código-fonte]

  • Scorpio (妖邪帝王・阿羅醐, Yōja Teiō Arago?) - (1-19, 23-39) - O vilão principal da série. Há muito tempo atrás, ele travou uma batalha contra os samurais, daí, o Monge foi o único capaz de selá-lo. Ele retorna anos depois sob a forma de espírito aparecendo apenas a cabeça. Após a derrota dos seus 4 subordinados, ele parte para uma luta contra os Samurais Warriors e mostra sua forma completa com um gigante. Apenas Héctor foi o único capaz de derrotá-lo ao unir seus poderes com os de seus amigos e tornando-se o samurai da Armadura do Inferno. Scorpio retorna novamente enfrentando Espadachim Lutador e o derrota. No fim, ele foi morto pelos Samurai Warriors unidos. voz: (Shigezō Sasaoka, no original)
  • Demon (鬼魔将・朱天童子, Oni Mashō Shutendōji?), ("Riki", no original) (1-17, 28-38) - Representado por um urso, de início é um inimigo que travava diversos embates contra os Samurais porém, devido aos seus fracassos nas batalhas, ele é maltratado por Scorpio e forçado a enfrentar os heróis até a morte. Daí trai Scorpio, assumindo o lugar antes ocupado por Monge. No fim, ele trava uma batalha contra Lady Kayra que fora possuída por Badamon. Para salvá-la, ele se sacrifica e a liberta de Badamon, daí morre. Sua virtude é a lealdade (Chu no original). Seu respectivo golpe é Poder da Crueldade (紅雷閃, Kōraisen?, lit. Disparo de Raio Escarlate), Demon usa sua arma e cria uma espécie de raios poderosos que paralisa qualquer inimigo. voz (Kiyoyuki Yanada, no original)
  • Cronos (闇魔将・悪奴弥守アヌビス, Yami Mashō Anubisu?), ("Yakushi", no original) (1-17, 26-39) - Representado por um lobo, tem como uma arma uma Nodachi. Tem uma cicatriz em torno de seu olho direito. Tem a habilidade de criar intensos campos de escuridão. Seu nome é uma referência ao deus egípcio dos mortos de mesmo nome. É libertado de Scorpio e passa a ajudar os Samurais Warriors na batalha final contra Scorpio. Sua virtude é a obediência (Kou no original). Possui uma grande rivalidade com Cesar. Seu respectivo golpe é Poder das Trevas (暗黒跳飛斬り, Ankoku Chohigiri?, lit. Lâminas Voadoras da Escuridão), Cronos usa sua espada e cria um cenário de trevas que leva seu adversário diretamente até as trevas. voz: (Yasunori Matsumoto, no original)
  • Phantom (毒魔将・那唖挫ナアザ, Doku Mashō Nāza?), ("Mugen", no original) (1-17, 25-39) - De cabelo verde, é representado por uma cobra. Tem como arma 6 Katanas (espadas). Sua armadura é a do veneno. Dentre os quatro guerreiros de Scorpio é o único que possui o comportamento mais frio e sádico. É libertado de Scorpio e passa a ajudar os Samurais Warriors na batalha final contra Scorpio. Sua virtude é a serenidade (Nin no original). Possui grande rivalidade com Jorge. Seu respectivo golpe é Poder do Veneno (蛇牙剣, Jagaken?, lit. Espadas de Víboras), Phanton pode dar golpes usando uma ilusão de seis braços ou dar múltiplo golpes com suas espadas. voz (Issei Futamata, no original)
  • Diávlo (幻魔将・螺呪羅ラジュラ, Gen Mashō Rajūra?), ("Shikoku", no original) (1-17, 27-39) - De cabelo cinza, tem uma grande cicatriz no olho direito. Armado com 6 Kamas, uma Morning Star e um nunchaku. Pode assumir a forma de outras pessoas e criar ilusões. É representado por uma aranha. É libertado de Scorpio e passa a ajudar os Samurais Warriors na batalha final contra Scorpio. Sua virtude é a emoção (Tei no original). Possui grande rivalidade com Tristan. Seu respectivo golpe é Poder da Ilusão (投蜘網, Tōchimō?, lit. Prisão de Teias), Diávlo usa sua morningstar para prender seu inimigo e o imobiliza numa espécie de teia, que leva seu inimigo a morte. voz: (Jūrōta Kosugi, no original)
  • Saranbo (21-22) - Aparece após a derrota de Scorpio e tornando o guardião do seu Portão. Em sua primeira batalha, derrota todos os 5 Samurais Warriors. Sua meta é poder se apossar da Armadura Branca de Héctor. É morto por Héctor.
  • Lorde Espadachim Lutador (22-23) - Surge do Mundo das Trevas junto com o seu companheiro Fogo Negro. Mostra-se poderoso contra os Samurai Warriors em sua primeira batalha. Tal como Saranbo, ele quer se apossar da Armadura Branca de Héctor. Enfrentou Scorpio, mas é derrotado facilmente. Armado com duas espadas, ele utiliza a técnica Poço Alado da Morte. No fim, é morto por Héctor em batalha. E o seu mascote Fogo Negro posteriormente une-se a Fogo Branco.
  • Sol Maligno (24): Surge vindo do Mundo das Trevas e pousa num vulcão. Possui a aparência de um ninja com máscara de metal. Armado com um chicote que se divide em vários ao atacar, uma lança-machado e várias kunais. Em sua luta, o Fogo Branco mostra-se ter fundido com o Fogo Negro pela primeira vez. É morto por Héctor.
  • Lady Kaira (Kayura, no original) (28-39) - Aparece na segunda parte da primeira temporada da série. Os outros guerreiros de Scorpio não a vêem com bons olhos. É salva por Demon no penúltimo episódio da série, mas isso lhe custou a vida. Seu respectivo golpe é Ataque da Tempestade Estelar (Ran Sei Zan no original), seu ataque se assemelha ao de Héctor, Kaira une as espadas e possui a capacidade de dar até golpes poderosos, até mesmo com a bola de energia da morte, que quase matou Ryō quando tentou salvar Tommy-Tōma na tentativa de impedir que possa ser atingido por essa bola criada por Scorpio no episódio 10, após ser salva por Demon, Kayra acaba banindo o seu golpe, no lugar usa o báculo em que Monge e Demon carregava consigo, quando a luta se restringia contra o Scorpio e também herda a armadura de Demon nesse evento. voz (Masako Katsuki, no original)
  • Dalla (30-31) - À mando de Scorpio, ele recebe de Kayura uma espada poderosa. Junto com o exército de Soldados da Dinastia, ele enfrenta os Héctor e Tommy. A espada na qual ele utilizou durante a batalha tinha a capacidade de copiar os ataques dos outros Samurais. No fim, é morto por Héctor em sua armadura Branca.
  • Badamon (31-39) - Conhecido como o Lorde Espírito do Mundo das Trevas. Serve diretamente a Scorpio. Ele revela aos companheiros o segredo das Armaduras dos Samurais Warriors. Seu primeiro plano foi de utilizar um pó mágico para fazer o controle de Héctor e assim, torná-lo mal, mas isso deu errado. Seu segundo plano foi convocar Gash para roubar a Jóia da Vida, mas dá errado também, pelo fato de Demon aparecer a tempo. Depois, ele manipula Lady Kayra para enfrentar os Samurais, mas o feitiço é quebrado com a intervenção de Demon na luta. Sua última opção foi entrar no mundo humano e espalhar os espíritos para que fizessem mal às pessoas. É morto facilmente por Héctor com a Armadura Branca.
  • Shikaisen (Gaiden) - No primeiro OVA, Shikaisen captura César e usa sua armadura da luz para incriminar os Samurai Warriors, graças ao sacrifício de Luna, puderam vencer esse poderoso inimigo. voz: (Seizō Kaitō, no original)
  • Mukalah (Kikoutei) - Personagem fictício do OVA que veio da África para desafiar os Samurais Warriors em posse da Armadura Negra do Inferno, por mais que Naria tentasse dialogar com Mukalah, não cedia porque estava dominado pela influência da armadura negra. Héctor e seus amigos recuperam suas armaduras, inclusive a do inferno e tentam purificar Mukalah com a energia do amor de seus corações o fazendo destruir a armadura sombria, no final ele muda sua forma de ser e passa a ver Naria com outros olhos, quem ele pensou quase tendo a matado, salva por Fogo Branco. voz: (Eiji Fuji, no original)
  • Suzunagi (Meseji) - Apareceu no intuito de aprisionar os Samurai Warriors em suas respectivas armaduras para tentar livrar o mundo da dor, mas ao conhecer os Samurais Warriors da época atual, fez com que ela mudasse sua forma de pensar e entrega a nova armadura do fogo para Héctor para tentar libertar seus amigos. voz: (Mitsuki Yayōi, no original)

Mudanças na série[editar | editar código-fonte]

Nomes[editar | editar código-fonte]

Em 1995 Samurai Troopers passou a ser exibido nos Estados Unidos. Para não confundirem com os VR Troopers e Super Human Samurai, rebatizaram a série de Ronin Warriors. Chegando no Brasil no ano seguinte, a série sofreu mais uma vez uma alteração no seu título, desta vez para Samurai Warriors. Na versão brasileira os nomes do golpe foram resumidos a "poder do(da)....". Os nomes espanhóis vistos na versão brasileira devem-se ao fato de os brinquedos da série trazidos pela Suntoy (a licenciadora da série no Brasil) virem da Espanha e para deixá-los condizentes com os nomes dos brinquedos alterou-se os nomes dos personagens, porém o nome de alguns personagens secundários foram tirados da versão americana e outros da versão original japonesa. Segue abaixo uma tabela com os nomes que os personagens tiveram em cada versão:

Nome no Japão
(Kanji)
Nome no Japão
(Romana)
Nome nos EUA Nome na França Nome na Itália Nome na Espanha
Heróis
真田 遼 Ryo Sanada Héctor Sanada
秀 麗黄 Xiu Li Huang Kento Rei Fang Rock Fang Shido Huang Tristan Fang
伊達 征士 Seiji Date Sage Date Sarki Date Sami Date César Date
毛利 伸 Shin Mouri Cye Mouri Yann Mouri Simo Mouri Jorge Mouri
羽柴 当麻 Touma Hashiba Rowen Hashiba Thomas Hashiba Kimo Hashiba Tommy Hashiba
Inimigos
阿羅醐 Arago Talpa Arkatakor Haragor Scorpio
朱天童子 Shutendouji Anubis Zebuth Venom Demon
悪奴弥守 Anubis Cale Obscuro Kratos Cronos
那唖挫 Nazha Sekhmet Cyano Crana Phantom
螺呪羅 Rajra Dais Merlor Rasta Diávlo
迦遊羅 Kayura1 Lady Corina
Aliados
白炎 Byakuen2 White Blaze Kraor Fiamma Bianca Llama Blanca
ドクター柳生 Dr. Yagyu Prof. Koji Dr. Leux Dr. Yang Dr. Yagyu
柳生ナスティ Nasti Yagyu Mia Koji Sandy Leux Emma Yang Ambra Yagyu
山野ジュン Jun Yamano Yulie Tim Danny Daniel
迦雄須 Chaos3 Ancient One Kaos Ariel El Anciano
  • Em itálico/negrito: Nomes usados no Brasil.
  • Enumerados: Os nomes desses personagens no Brasil são Lady Kaira1, Fogo Branco2 e Monge Ancião3

Nacionalidade e Idade[editar | editar código-fonte]

Na versão americana algumas nacionalidades e idades dos personagens foram trocadas. A maior mudança seria nos 5 personagens principais que na versão original são todos nascidos no Japão e na versão americana eles são descendentes de japoneses nascidos em países estrangeiros. Segue abaixo uma tabela com as nacionalidades e a idade que os personagens possuem em cada versão:

Personagem Local de Nascimento
(ascendência)
Idade
Japão EUA Japão EUA
Ryo Japão Japão Estados Unidos Estados Unidos
(Japonesa)
14 anos 17 anos
Seiji / Sage Alemanha Alemanha
(Japonesa)
Touma / Rowen Itália Itália
(Japonesa)
Shin / Cye Austrália Austrália
(Japonesa)
15 anos
Xiu / Kento Japão Japão
(Chinesa)
China China
(Japonesa)
Nasti / Mia Canadá Canadá
(Japonesa e Francesa)
França França
(Japonesa)
17 anos 21 anos
Dr. Yagyu / Prof. Koji Japão Japão 70 anos
Jun / Yulie 8 anos
Chaos / Ancient One Desconhecido +de 1000 anos
Arago / Talpa
Shutendouji / Anubis Japão Japão +de 400 anos 437 anos
Rajra / Dais
Anubis / Cale 439 anos
Nazha / Sekhmet 440 anos
Kayura 428 anos

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Personagem Dubladores brasileiros Brasil Dubladores japoneses Japão
Héctor / Ryo Hermes Baroli Takeshi Kusao
Tristan / Xiu Sérgio Rufino Tomohiro Nishimura
César / Seiji Élcio Sodré Daiki Nakamura
Jorge / Shin Rogério Vieira (1ª voz), Paulo Porto (2ª voz), Marcelo Campos (3ª voz), Wendel Bezerra (4ª voz) Nozomu Sasaki
Tommy / Touma Affonso Amajones Hiroshi Takemura
Yulie / Jun Úrsula Bezerra Kumiko Watanabe
Mia / Nasti Letícia Quinto Kaori Kusakabe
Prof. Koji / Dr. Yagyu Jorge Pires Shozō Hirabayashi
Monge Ancião / Chaos Fábio Moura (1ª voz), Carlos Campanile (2ª voz) Norio Wakamoto
Demon / Shutendouji Carlos Campanile Kiyoyuki Yanada
Scorpio / Arago Gilberto Barolli Shigezō Sasaoka
Diávlo / Rajra Gilberto Barolli (1ª voz), Antonio Moreno (2ª voz) Jūrōta Kosugi
Cronos / Anubis Bruno Rocha Matsumoto Yasunori
Phantom / Nazha Ivo "Tatu" Roberto Issei Futamata
Lady Kaira / Kayura Raquel Marinho Katsuki Masako
Saranbo (episódios 20 e 21) José Soares Daisuke Gōri
Espadachim Lutador (episódios 22 e 23) Gileno Santoro Yayoi Mitsuki
Sol Maligno (episódio 24) Marcelo Pissardini Eiji Fukushi
Narrador Jonas Mello Daiki Nakamura, Hiroshi Takemura, Kumiko Watanabe, Nozomu Sasaki, Takeshi Kusao, Tomohiro Nishimura e Ryūsuke Ōbayashi
Diretor de Dublagem Gilberto Barolli Kōichi Chiba e Takashi Ui
Estúdio Gota Mágica New Japan Studio (ニュージャパン スタジオ)

OVAs[editar | editar código-fonte]

São divididos em três partes:

Gaiden (Inicio)[editar | editar código-fonte]

Número Nome do episódio Protagonista do episódio
01 Mais uma vez! Samurai Troopers! Héctor, Jorge, Tristan e Tommy
02 Cuidem-se amigos! Coração Samurai! Samurai Warriors e Shikaisen

Kikoutei (Armadura da Escuridão)[editar | editar código-fonte]

Número Nome do episódio Protagonista do episódio
03 Mukalah do Sol
Mukalah
04 A Armadura do Inferno Negra Héctor, César e Mukalah
05 O Verdadeiro Poder da Armadura do Inferno Negra Tristan e Mukalah
06 A Procura do que o Tortura Samurai Warriors e Mukalah

Messeiji (Mensagem)[editar | editar código-fonte]

Número Nome do episódio Protagonista do episódio
07 Extremidade Irrelevante Tommy e Suzunagi
08 Futuro Traçado Jorge e Suzunagi
09 Destruindo a Auto-Confiança Tristan e Suzunagi
10 Espírito sem Rumo Suzunagi
11 A Verdade Revelada Suzunagi

Músicas[editar | editar código-fonte]

  • Clipes de abertura

Stardust Eyes (cantada por Mariko Uranishi)
Samurai Heart (cantada por Hiroko Moriguchi)

  • Clipes de encerramento

Faraway (cantada por Mariko Uranishi)
Be Free (cantada por Hiroko Moriguchi)

Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.