Youpix

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
YOUPIX
Slogan empowering brands and creators
Proprietário(s) Bia Granja
Requer pagamento? Não
Gênero consultoria de influência
Cadastro Não requer
País de origem  Brasil
Idioma(s) Português
Lançamento 2006
Endereço eletrônico youpix.com.br

Youpix (estilizado como YOUPIX) é uma consultoria de negócios para economia de influência[necessário esclarecer] e comunicação digital. Seu papel é acelerar a indústria, através do conhecimento e serviços como consultoria, eventos, estudos e relatórios, educação, programas de aceleração e viagens internacionais de estudos.

História[editar | editar código-fonte]

Foi criada por Bob Wollheim e Bia Granja[1] em 2006 e nasceu como uma revista impressa tamanho pocket, quando ainda se chamava revista PIX e trazia em sua pauta uma curadoria coma conhecimentos internet e no universo dos blogs, além de matérias de comportamento do jovem internauta brasileiro.

No início de 2009, foi lançado o site youPIX.com.br. O site contemplou a Memepedia, a primeira enciclopédia de memes do Brasil. Em maio de 2013, o site passou a fazer parte do Portal iG[2].

Em março de 2009, surgiu o evento youPIX Festival,[3] considerado o maior festival sobre a cultura da internet do Brasil [4], que em 2014, em sua última edição, reuniu 20 mil pessoas na Bienal em São Paulo para discutir cultura de internet, o mercado de criadores de conteúdo e negócios digitais. Desde 2009, foram realizadas 15 edições do youPIX Festival, sendo treze no Brasil, uma na Espanha e uma nos Estados Unidos.[5] O evento era gratuito e a última edição, ocorrida em 2014, recebeu 20 mil participantes e teve mais de 150 horas de conteúdo.[6]

Pelos palcos do evento já passaram mais de 500 palestrantes nacionais e internacionais, como Gilberto Gil, Cristovam Buarque, Marcelo Tas, Silvio Meira, Felipe Neto, Helio de la Peña, Caio Tulio Costa, Rosana Hermann, PC Siqueira, Alessandro Molon, Preta Gil, Tobias Andersson (co-criador do The Pirate Bay), Christopher "M00t" Pole (criador do 4chan), Ben Huh (CEO do Cheezburger), Jamie Wilkinson, Raymond Chan (criador do 9GAG), Anthony Volodkin (criador do The Hype Machine), entre outros.[3][7][8]

Além da revista e do evento, a youPIX contou ainda com duas premiações distintas para a estimular a produção de conteúdo e a expressão do jovem na rede: o prêmio "Melhores da Websfera"[9] e o concurso "Content Talent Show" (este último voltado a talentos iniciantes da área de blogs, vlogs e podcast).

Em 2013, foi inaugurado o youPIX Tank[10], uma parceria do youPIX e do Ibope Media para realizar estudos exclusivos sobre o comportamento do jovem digital brasileiro.

Até 2014, a YOUPIX contava com um site de atualização diária, redes sociais, estudos sobre o comportamento do jovem digital feito em parceria com o Ibope, premiações e o festival, uma das principais realizações do youPIX e que já contou com mais de 14 edições nacionais e internacionais.

Em 2015, a YOUPIX realizou uma grande mudança em sua atuação, deixando de fazer a revista PIX, o YOUPIX Festival e o portal de cultura de internet, para se dedicar à uma fase mais madura e voltada para negócios do mercado de conteúdo digital e influência. No mesmo ano, lançou o primeiro documentário sobre creators no Brasil: Creators Shift. Em 2016, lançou a primeira pesquisa nacional sobre o mercado de influenciadores.

Hoje, a empresa trabalha como consultoria de negócios para economia de influência e ajuda marcas e criadores a identificarem e criarem narrativas - próprias ou compartilhadas - que construam relevância cultural e negócios.

A YOUPIX também realiza o YOUPIX Summit, maior evento[carece de fontes?] de influência da América Latina, organiza viagens imersivas de estudos nos Estados Unidos e Europa, forma alunos em sua escola e realiza o único[carece de fontes?] programa de aceleração de criadores do mundo, o Creators Boost.


Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]