Yu Kil-chun

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Yu Kil-chun, 1914

Yu Kil-chun (Hangul:유길준, Hanja:兪吉濬, 1856-1914) foi um acadêmico, político e ativista da independência de coreana. Yu nasceu em Seoul, na província de Gyeonggi, de uma família yangban do clã Gigye Yu.

Nascido em Seul, Yu foi para o Japão em 1881 para estudar na Universidade Keio, retornando no ano seguinte para a Coréia. Em seguida, viajou para os Estados Unidos em 1884 para estudar matemática na Governor Dummer Academy.[1] bem como para vários países europeus. Pouco depois de retornar a Coreia foi acusado de apoiar o partido Gaehwadang sendo preso.[2] Na prisão, ele escreveu um livro sobre seus aprendizados no estrangeiros denominado Seoyu Gyeonmun (서유견문, ("Observations on Travels in the West").

Referências

  1. «한국역대인물종합정보시스템». The Academy of Korean Studies. Consultado em 21 de novembro de 2006. Arquivado do original em 27 de setembro de 2007  Uma coleção de correspondências escritas por Yu em inglês, durante e depois de sua estadia nos Estados Unidos foi publicada online pelo Peabody Essex Museum, em Salem, MA. Ver http://pem.org/collections/yu_kil-chun.pdf
  2. «Cópia arquivada». Consultado em 25 de julho de 2013. Arquivado do original em 30 de setembro de 2007 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um poeta ou uma poetisa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.