Yukari Oshima

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Yukari Oshima (Cynthia Luster)

Yukari Oshima (大島由加里 Ōshima Yukari, nascida a 31 de Dezembro de 1963), é uma actriz e artista marcial japonesa. Oshima (também conhecida como Cynthia Luster) ganhou fama em Hong Kong e tornou-se a contrapartida feminina de Jackie Chan no país, fazendo dela um nome conhecido nas famílias filipinas durante essa época.

Nascida Tsumura Yukari (津村ゆかり) em Nishi-ku, Fukuoka, no Japão, de pai homem de negócios e designer de moda de sucesso japonês e de mãe chinesa, Yukari começou a estudar Karate Goju-ryu Seigokan no Dojo Ennouji do Shihan Kasunobu Miki, ainda adolescente.

Ela foi uma das mais brilhantes artistas marciais femininas nos anos 80 e uma dos principais actrizes do cinema de acção de Hong Kong. Fica conhecida no papel de "Gata Farrah" em "Bioman", que foi para o ar originalmente no Japão, mas também a nível mundial. No entanto ela é mais conhecida para o público ocidental como Yomi, em "Riki-Oh". Depois da sua carreira em Hong Kong terminar, parte para as Filipinas na década de 1990 e passa a usar o nome artístico de Cynthia Luster.

Oshima reside em Fukuoka, no Japão, onde tem promovido o turismo na cidade. É comummente conhecida no público ocidental como a actriz dos centros comerciais "Marlboro Lite" (no final de 1990).

Filmes[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Williams, Tony (2000). «Yukari Oshima: Hong Kong Cinema's Japanese Panther; A career profile». Asian Cult Cinema. 28 (3rd Quarter): pp.44–47 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Gold Rush em HK cinemagic
  • It Takes a Thief em HK cinemagic