Yukata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Ásia.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde janeiro de 2014.

Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Jovem vestindo yukata em Quioto, Japão

Yukata (浴衣) é uma vestimenta japonesa de verão, é uma forma casual de quimono usada por homens, mulheres ou crianças, normalmente feita de tecido de algodão ou tecido sintético[1]. Ela normalmente é amarrada ao corpo através de um obi (cinto feito de tecido). Geralmente pessoas usando yukatas são vistas nos festivais japoneses e nos festivais de fogos de artifícios (Hanabi Taikai) e outros eventos tradicionais de verão. É frequentemente usada após o banho em hotéis tradicionais (ryokans) e em onsens. A palavra yukata significa literalmente roupa de banho e originalmente sua intenção era apenas essa, ganhando espaço nos festivais em tempos mais modernos.

As yakatas masculinas normalmente se diferenciam por cores mais escuras, enquanto as femininas são mais coloridas e normalmente tem desenhos floridos.

Referências (em inglês)[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre o Japão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.