Yuri Sakazaki

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Yuri Sakazaki
Informações gerais
Nome no Japão Yuri Sakazaki (ユリ・サカザキ)
Série de jogos Art of Fighting
The King of Fighters
Série SNK Vs.
Primeiro jogo Art of Fighting (1992)
Dublador japonês Harumi Ikoma (AOF)
Kaori Horie (AOF2~presente)
Ayumi Hamasaki (anime)
Sakura Tange (drama CD Dengeki Bunko)
Informações pessoais
Terra natal Japão
Estilo(s) de luta Caratê Kyokugenryu

Yuri Sakazaki (ユリ・サカザキ, Yuri Sakazaki?) é uma personagem fictícia criada pela SNK Playmore (anteriormente SNK) para a série de jogos eletrônicos Art of Fighting. Ela aparece pela primeira vez no Art of Fighting como refém de Mr. Big, um criminoso da cidade ficíticia Southtown. O irmão de Yuri, Ryo, e seu amigo Robert Garcia procuram por ela durante todo o jogo. No segundo Art of Fighting, Yuri é pela primeira vez uma personagem controlável, após treinar com seu pai, Takuma, a arte do Caratê Kyokugenryu. Ela também aparece em quase todos os jogos da série The King of Fighters, participando dos torneios anuais de cada título. Originalmente integrante da equipe Women Fighters Team (composta exclusivamente por mulheres), com King e Mai, Yuri depois migra para o grupo Art of Fighting Team com Ryo e Robert. Ela também está no elenco dos jogos da série SNK vs. Capcom e em SNK Gals' Fighters.

Yuri ainda está presente na adaptação para anime de Art of Fighting, onde tem o mesmo papel que teve no primeiro jogo. Ela foi bem recebida pelos jogadores, com bons resultados em diversas enquetes de popularidade em publicações.

Aparência[editar | editar código-fonte]

No primeiro Art of Fighting Yuri veste uma camisa rosa e usa o cabelo preso em um rabo de cavalo. Em Art of Fighting 2, Yuri aparece com sua vestimenta mais conhecida: um gi branco sem mangas com uma camisa azul por baixo, uma faixa vermelha na cabeça, luvas azuis e leggings azuis. Ela calça tênis All-Stars. Na série The King of Fighters, ela utiliza a mesma vestimenta com pequenas modificações, como em The King of Fighters 2000 e 2001, em que troca seus tênis por sapatos que parecem tamancos. KOF: Maximum Impact é o primeiro jogo depois de Art of Fighting 2 em que ela recebe uma roupagem nova: camisa verde, shorts, luvas verdes e sapatos da mesma cor. Em KOF: Maximum Impact 2, algumas de suas roupas comuns extras a fazem parecer com seus companheiros de Kyokugen: a paleta B, por exemplo, a deixa similar a Ryo (cabelos loiros, gi laranja e leggings pretas).

Atributos[editar | editar código-fonte]

Yuri é filha de Takuma Sakazaki e Ronnet Sakazaki e irmã mais nova de Ryo Sakazaki, quatro anos mais velho. Quando ela ainda era criança, sua mãe faleceu e Takuma precisou criar seus filhos sozinho. Takuma dedicou mais tempo a Ryo do que a Yuri, pois Ryo seria o herdeiro do Caratê Kyokugenryu, mas fez o possível para não deixá-la de lado. Seu irmão, Ryo, depois fez amizade com Robert Garcia, que na época era um menino recém-chegado da Itália, e se tornou seu amigo-rival. Robert é apaixonado por Yuri, mas ela não percebe e isso se torna um tema recorrente em diversos jogos. Porém, em ''Art of Fighting 3'', Yuri começa a sentir atração por Robert, fato percebido por Ryo. Yuri utiliza a lista de movimentos de menor grau do Caratê Kyokugenryu, chamada de Raiou, que inclui apenas os golpes básicos e encoraja a utilização do instinto pessoal em conjunto com a tutela formal. Como Yuri demonstra facilidade para criar técnicas com base nos princípios básicos do Caratê Kyokugen, Takuma está começando a reconhecê-la como uma verdadeira discípula.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Art of Fighting[editar | editar código-fonte]

Yuri é filha de Takuma Sakazaki e irmã mais nova de Ryo Sakazaki, que é quatro anos mais velho. Yuri foi criada pelo pai junto com Ryo, uma vez que sua mãe, Ronnet Sakazaki, morreu de causas naturais quando Yuri era apenas uma criança. Takuma dedicou mais tempo a Ryo, por ser o herdeiro o Caratê Kyokugenryu, mas não deu as costas para Yuri.

O sequestro de Yuri Sakazaki[editar | editar código-fonte]

Aos 17 anos de idade, Yuri vivia no dojo Kyokugen de seu pai quando o crime começou a infestar a cidade de South Town. Geese Howard, um grande mafioso de SouthTown, tentou forçar Takuma a trabalhar para ele, porém, Takuma se recusou a matar Jeff Bogard, pai adotivo de Terry e Andy Bogard. Como conseqüência, Geese mandou Mr. Big (um chefe do crime local) e seus capangas destruírem o dojo Kyokugen. Para garantir que Takuma estaria sob as ordens de Geese, Mr. Big e seus capangas raptaram Yuri. Takuma foi forçado a trabalhar para Geese sob a ameaça de ter Yuri assassinada, incluindo ter que lutar com Ryo e Robert. Infelizmente, o rapto de Yuri fez com que Robert e seu irmão Ryo a procurassem por toda SouthTown. Uma porta secreta subitamente abriu e Yuri pôde escapar. Seu irmão Ryo estava prestes a derrotar Mr. Karate com o Haoushoukouken, acreditando que este estava por trás do seqüestro. Porém, para evitar que seu pai se ferisse, Yuri apareceu para Ryo e Robert, pedindo a Ryo que não ferisse Mr. Karate, pois esse era seu pai, Takuma. Reunidos, a família Sakazaki e Robert retornaram ao dojo Kyokugen e planejaram sua vingança contra Geese por desgraçar a honra do Caratê Kyokugenryu. Yuri pediu a seu pai que a treinasse na arte do Kyokugen assim como fez com Ryo. Takuma aceitou a oferta e passou a ensiná-la sem o conhecimento de Ryo, que não concordava com o treinamento. Yuri usa o nível mais baixo do Caratê Kyokugenryu, chamado Raiou, apesar de seu pai ter autorizado o treinamento mais avançado. Yuri acredita que as outras formas do Kyokugen são muito ofensivas, mantendo-se então no Raiou. O caratê Kyokugenryu nunca havia ter sido ensinado a mulheres antes do sequestro de Yuri.

The King of Fighters[editar | editar código-fonte]

Quando Yuri viu que seu pai Takuma recebeu o seu convite para o torneio KOF, acreditava que ela entraria com Ryo e Takuma, mas Takuma escolheu Ryo e Robert Garcia, deixando Yuri de fora.

Ela, por sua vez, decidiu procurar mais duas pessoas para entrar no KOF junto com ela. Em um bar de SouthTown, encontra Mai Shiranui, na mesma situação em que se encontrava. Yuri lembra de uma pessoa que poderia ter o convite e que aceitaria entrar com elas, e essa pessoa era King. Yuri e Mai seguem para a Inglaterra e, juntamente com King, formam o primeiro trio feminino.

Jogos e personagens relacionados[editar | editar código-fonte]

Jogos[editar | editar código-fonte]

Personagens[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]