Zé Miguel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou secção:
Zé Miguel
Nome completo José Miguel de Souza Cyrillo
Nascimento 29 de setembro de 1962 (54 anos)
Macapá,  Amapá
Nacionalidade  brasileiro
Ocupação Cantor
Compositor

José Miguel de Souza Cyrillo (Macapá, 29 de setembro de 1962) é um cantor e compositor brasileiro. Está entre os principais representantes da música na Amazônia, com valorização dos ritmos regionais, como o batuque e o marabaixo, elementos marcantes da cultura afro no Amapá.

Primogênito de uma família de seis irmãos, Zé Miguel iniciou a carreira musical desde cedo, cantando em cultos dominicais da igreja evangélica onde frequentava. Depois, passou a atuar como guitarrista em diversas bandas em bailes realizados na capital amapaense. Na década de 1980, começou a compor suas primeiras canções e a participar de festivais promovidos em Macapá.

De forma independente, lançou seu primeiro LP, Vida Boa, em 1991, trazendo seu primeiro sucesso, a canção homônima, e destacando Zé Miguel entre os principais artistas da música do Amapá, juntamente com Amadeu Cavalcante, Ronery e Osmar Júnior. Em 1996, somou-se aos também músicos Val Milhomem e Joãozinho Gomes para o projeto Planeta Amapari, resultando no CD do mesmo título, lançado em 1996, com reedição em 2000 para o mercado europeu.

Em 1998, foi o ano de seu segundo disco solo, Lume. No ano seguinte, veio o CD Dança das Senzalas, outro projeto conjunto com o Quarteto Senzalas, grupo formado em parceria com Amadeu Cavalcante, Val Milhomem e Joãozinho Gomes. Em 2002, lançou o terceiro solo, o CD Acústico, do qual fizeram parte o sucesso Pérola Azulada e a regravação do sucesso Vida Boa, além de outros sucessos da carreira. Em 2004, foi a vez do CD quatropontozero, após os 40 anos do músico. Após a morte trágica do filho Marco Kayke,[1] vítima de acidente de trânsito, lançou neste mesmo ano o CD Uma Balada para Kayke.

O trabalho mais recente de Zé Miguel é o DVD Meu Endereço, gravado nos dias 28 e 29 de abril de 2007, no Teatro das Bacabeiras, em Macapá.[2] Candidatou-se a Deputado Estadual em 2010 pelo PSB, não conseguindo os votos necessários para assumir o cargo. Assumiu em 2011 a Secretaria Estadual de Cultura e saiu em Março de 2013.[3]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Carreira solo[editar | editar código-fonte]

  • Vida Boa (1991) — Vinil
  • Lume (1998) — CD
  • Acústico (2002) — CD
  • quatropontozero (2004) — CD
  • Uma Balada para Kayke (2004) — CD
  • Meu Endereço (2007) — DVD

Participações[editar | editar código-fonte]

  • Planeta Amapari (com Val Milhomem e Joãozinho Gomes (1996) — CD
  • Dança das Senzalas (com Amadeu Cavalcante, Val Milhomem e Joãozinho Gomes (1999) — CD

Notas e referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.