Lista de personagens do Livro de Mórmon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Zênife)
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou se(c)ção:
Nota: Esta lista não inclui personagens bíblicos citados ou coincidentes com os personagens do Livro de Mórmon (ex.: Abraão, Isaac, Jacó, Isaías, Jesus Cristo)

O Livro de Mórmon é um dos quatro livros usados como escritura por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. As demais obras são a Bíblia, Doutrina e Convênios e a Pérola de Grande Valor. O conjunto dessas escrituras, compõe o que se chamam de "Obras Padrão".

Personagens[editar | editar código-fonte]

São personagens do Livro de Mórmon:

Amon (descendente de Zaraenla)[editar | editar código-fonte]

Amon foi um homem muito forte e poderoso que conduziu uma expedição de Zaraenla à terra de Leí-Néfi. Foram-lhe mostrados os registros antigos, e ele explicou o que é um vidente.

Mais tarde, ajudou a libertar o rei Lími e seu povo dos lamanitas e levá-los de volta a Zaraenla.

Hagote[editar | editar código-fonte]

Um nefita construtor de barcos, no Livro de Mórmon

Al. 63:5–7

5 E aconteceu que Hagote, que era um homem muito curioso, construiu um navio muito grande nos limites da terra de Abundância, perto da terra de Desolação, e lançou-o ao mar do oeste, perto da estreita faixa de terra que conduzia à terra do norte.

6 E eis que muitos nefitas e também muitas mulheres e crianças nele embarcaram com muitas provisões e navegaram rumo ao norte. E assim terminou o trigésimo sétimo ano.

7 E no trigésimo oitavo ano, esse homem construiu outros navios. E o primeiro navio também voltou, nele embarcando muito mais gente; e eles levaram muitas provisões, partindo novamente para a terra do norte.

Hímni[editar | editar código-fonte]

Hímni é um personagem do Livro de Mórmon.

Hímni era um dos filhos do rei Mosias. Hímni e seus irmãos foram pregar e ensinar o evangelho de Cristo e a palavra de Deus aos lamanitas, mostrando ao povo muita coragem.

Ismael[editar | editar código-fonte]

Ismael, sogro de Néfi é um personagem do Livro de Mórmon.

Ismael foi um homem que, com sua família, acompanhou a família de Leí e Saria na viagem rumo à Terra da Promissão.

Ismael e sua família foram grandemente abençoados por Deus. As filhas de Ismael casaram-se com os filhos de Leí e Saria.

Durante a viagem rumo à Terra da Promissão, Ismael não resistiu e morreu.

Jarede[editar | editar código-fonte]

Jarede é um personagem do Livro de Mórmon.

Jarede era um líder que, com a ajuda de seu irmão, conduziu uma colônia de pessoas da Torre de Babel à Terra da Promissão, no hemisfério ocidental.

Jarede suplicou ao Senhor que não confundisse a língua de sua família e amigos.

Viajou até a beira do mar e ali habitou durante quatro anos. Partiu rumo à terra prometida.

Jarom[editar | editar código-fonte]

Jarom é um personagem do Livro de Mórmon.

Jarom era filho de Enos e bisneto de Leí. Durante 60 anos ele foi responsável pelos registros nefitas, de 420 a 361 a.C.

Jarom foi um homem justo e fiel que preferiu não escrever muito nos registros históricos.

Jarom registou em seu registro no Livro de Mórmon que os nefitas continuavam a viver a lei de Moisés e aguardavam a vinda de Cristo. Eles eram governados por reis que eram homens de grande fé e prosperaram enquanto seus obedeceram aos seus profetas, sacerdotes e mestres.

Jarom morreu aproximadamente 320 a.C.

José[editar | editar código-fonte]

José, filho de Leí é um personagem do Livro de Mórmon.

José foi um dos filhos de Leí e Saria que nasceu no deserto, durante a trajetória da família em direção à Terra da Promissão.

Lamôni[editar | editar código-fonte]

Rei Lamôni é um personagem do Livro de Mórmon que não acreditava em Deus, mas devido à fidelidade de seu servo Amon, passou a dedicar-se mais ao conhecimento de Jesus Cristo e com isso converteu-se ao evangelho de Deus.

Leí[editar | editar código-fonte]

Leí (em inglês Lehi) é um personagem do Livro de Mórmon. Leí foi o primeiro profeta do Lívro de Mórmon.

Leí que era hebreu, pai de Néfi, conduziu sua família e alguns seguidores de Jerusalém a uma terra de promisão no hemisfério ocidental (América), cerca de 600 a.C. Era descendente de José, que foi vendido para o Egito. O Senhor deu-lhe uma visão da árvore da vida. Leí e seus filhos construiram um navio e partiram para o hemisfério ocidental. Antes de morrer Leí abençoou os seus filhos e ensinou-lhes a respeito de Cristo e do aparecimento do Livro de Mórmon nos últimos dias.

Leí (filho de Helamã)[editar | editar código-fonte]

Leí, filho de Helamã ou Leí, missionário nefita, é um personagem do Livro de Mórmon.

Leí foi um grande missionário do Senhor. Recebeu o nome de Leí para celebrar seu ancestral.

Juntamente com Néfi, Léi fez muitos conversos, foi preso, envolto como por chamas e falou com anjos. Recebia diariamente várias revelações.

Lemuel[editar | editar código-fonte]

Lemuel, filho de Leí, é um personagem do Livro de Mórmon.

Segundo filho mais velho de Leí e Saria, nascido em Jerusalém, Lemuel foi um homem justo, nos primeiros anos de sua vida, porém, tornou-se um homem desonesto, assim como seu irmão, Lamã.Constatemente ele difamava a palavra de Deus. Parecia não temer a Deus e estava em oposição a seus dois irmãos mais novos.

Seus irmãos homens foram: Lamã, Sam e Néfi os mais velhos, nascidos em Jerusalém; Jacó e José, nascidos no deserto, no caminho da família de Leí a Terra da Promissão.

Lemuel foi um grande destruidor da vontades de Deus. Durante muito tempo, instruiu aos homens para não acreditarem nas vontades de Deus. Constantemente blasfemava. Tornou-se líder de um povo que não acreditava em Deus, os lemuenitas, uma oposição constante aos nefitas.

Lími[editar | editar código-fonte]

Lími é um personagem do Livro de Mórmon.

Lími era um rei justo dos nefitas, na terra de Néfi. Era filho do rei Noé.

O rei Lími fez o convênio de servir a Deus e livrou o seu povo do cativeiro lamanita. Após isso, retornou à Zaraenla.

Mahonri Moriâncumer[editar | editar código-fonte]

Mahonri Moriâncumer, conhecido nas escrituras apenas como O irmão de Jarede, é um personagem do Livro de Mórmon.

Ganhou destaque na escritura, pois, de tanta dignidade que possuía, viu o dedo de Deus, moveu montanhas e foi o líder religioso de seu povo, o povo jaredita.

Mórmon[editar | editar código-fonte]

Mórmon teria sido um profeta nefita, general militar e mantedor de registros históricos gravados em placas de ouro, dos quais Joseph Smith traduziu o Livro de Mórmon.

Viveu aproximadamente entre 311 e 385 d.C.. Desde os 15 anos de idade foi um líder militar. Amaron instruiu Mórmon a preparar-se a fim de cuidar dos registros e continuar a gravá-los. Após registrar a história que presenciou durante sua própria vida, Mórmon resumiu as Placas Maiores de Néfi nas Placas de Mórmon. Mais tarde ele transferiu esse registro sagrado a seu filho, Morôni. É-lhe atribuido a autoria de duas secções do Livro de Mórmon:

Mosias[editar | editar código-fonte]

Mosias é um rei e profeta relatado no Livro de Mórmon. Era um nefita e traduziu as vinte e quatro Placas de ouro contendo os registros dos jareditas (conhecido atualmente como Livro de Éter).

Ômni[editar | editar código-fonte]

Ômni é um personagem do Livro de Mórmon.

Foi um profeta de Deus, responsável por escrever no Livro de Mórmon a história de seu povo. Porém, Ômni (que possui um capítulo sobre sua história e a história de seu povo no Livro de Mórmon), começou a escrever apenas quando já estava envelhecido, não tendo concluído sua escrita. Repassou aos seus descendentes a missão de continuar a escrever no Livro de Mórmon, o que foi feito com muito sucesso.

Ômni morreu pouco tempo após iniciar seus relatos no Livro de Mórmon.

Saria[editar | editar código-fonte]

Saria é uma personagem do Livro de Mórmon.

Esposa de Leí e mãe de Néfi, Saria foi uma grande seguidora de Jesus Cristo juntamente com seu esposo.

Seus filhos foram: Lamã, Lemuel, Sam, e Néfi os mais velhos, nascidos em Jerusalém; Jacó e José, os mais novos, nascidos no deserto, no caminho da família de Leí para a Terra da Promissão.

Inabalável serva de Deus, Saria antes chamava-se Sara, mas teve seu nome mudado por orientação do próprio Deus, ao qual lhe orientou a chamar-se Saria.

Saria morreu já muito envelhecida, pouco tempo após chegar a Terra da Promissão.

Teâncum[editar | editar código-fonte]

Teâncum foi um guerreiro militar dos exércitos Nefitas Livro de Mórmon.

Teâncum foi um grande líder militar dos nefitas no Livro de Mórmon, sendo um dos grandes colaboradores pelo estabelecimento da Igreja.

Foi este soldado que escalpelou Zeraemna e também matou amaliquias. O Livro de Mórmon diz que o Captão Morôni amava Teâncum pois ele se regozijava na liberdade de seu povo.

Mais tarde este mesmo soldado matou Amaliquias. Um dissidente nefita que se uniu aos lamanitas e zoramitas para destruir o povo de Nefi.

Zeezrom[editar | editar código-fonte]

Zeezrom é um personagem do Livro de Mórmon.

Zeezrom era um advogado da cidade de Amonia.

Zeezrom vivia sua vida em mentira, o que acabou despertando a atenção de Amuleque e Alma. Em Amonia, Amuleque e Alma perceberam, por intermédio do Espírito Santo que Zeezrom estava mentindo.

Mais tarde, Zeezrom arrependeu-se de seus pecados e converteu-se ao evangelho de Jesus Cristo.

Zênife[editar | editar código-fonte]

Zênifer é um personagem do Livro de Mórmon.

Zênifer era um homem muito forte e poderoso, que liderou o grupo que voltou à terra de Néfi.

Após essa conquista, Zênifer tornou-se o rei deles e governou em retidão.

Morreu muito envelhecido, aproximadamente 187 a.C

Zenoque[editar | editar código-fonte]

Zenoque é um personagem do Livro de Mórmon.

Zenoque foi um profeta do Velho Testamento que foi apenas mencionado no Livro de Mórmon.

Profetizou sobre a morte de Cristo e falou sobre o Filho de Deus. Zenoque também profetizou sobre a vinda do Messias.

Zorã[editar | editar código-fonte]

Zorã é um personagem do Livro de Mórmon.

Zorã era servo do rei Labão. Se uniu à família de Néfi e Leí para vir para a Terra da Promissão.Juntamente com eles, conseguiu recuperar as placas de Latão e derrotar Labão.

Devido a fidelidade de Zorã, Leí o abençoou junto com os seus próprios filhos. Zorã tornou-se um grande servo de Deus e viveu juntamente com a família de Leí, Saria e Néfi.

Os descendentes de Zorã ficaram conhecidos como Zoramitas.

Ver também[editar | editar código-fonte]