ZYB Bom

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
ZYB Bom
ZYB Bom (BR)
Informação geral
Formato
Duração 60 min
País de origem  Brasil
Idioma original português
Produção
Diretor(es) Augusto César Vanucci
Apresentador(es) Aretha Marcos
Rafael Vanucci
Rodrigo Faro
Jefferson
Juliana Casitas
Samantha Monteiro
Narrador(es) ZYB Bom (A Turma do ZYB Bom)
Tema de abertura ZYB Bom (A Turma do ZYB Bom)
Transmissão original 6 de julho de 198730 de dezembro de 1988

ZYB Bom foi um programa de televisão infantil brasileiro, exibido pela TV Bandeirantes entre 1987 e 1988. O programa, exibido diariamente às 16 horas, era apresentado por um sexteto de crianças e adolescentes: Rodrigo Faro, Samantha, Jefferson, Juliana Casitas e os filhos da cantora Vanusa, Aretha Marcos e Rafael Vanucci. O nome do programa já era algo no mínimo diferente. Havia um "til" no "B", dando o som de Bem, ou seja, "Zê-Ípsilon-Bem-Bom". Dentre os quadros, destacava-se o "Brincadeira tem Hora", que ensinava a criação de brinquedos com sucata. Em 1987, o grupo gravou seu primeiro disco, intitulado ZYB Bom, que incluía a música da abertura do programa. No ano seguinte, o sexteto gravou seu segundo álbum, intitulado ZYB Bom - Caçadores de Aventura. O programa também apresentou um grande número de desenhos animados, praticamente todos da Hanna-Barbera, como Dom Pixote, Esquilo sem grilo, Pac-Man, e Os Herculóides.

A sigla ZYB a que o título se refere é o indicativo de chamada do canal, que é o prefixo relativo a frequência de rádio de televisão. O programa ZYB Bom saiu do ar em 30 de dezembro de 1988 para dar lugar ao Circo da Alegria, com a dupla de palhaços Atchim & Espirro, que estrearia no dia 2 de janeiro de 1989.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.