Zabide

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Pix.gif Cidade Histórica de Zabide *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Zabid, Yemen.jpg
Zabide
País Iêmen
Tipo Cultural
Critérios (ii),(iv),(vi)
Referência 611 en fr es
Região** Estados Árabes
Coordenadas 14° 11' 56.016" N 43° 19' 48" E
Histórico de inscrição
Inscrição 1993  (? sessão)
Em perigo desde 2000 até atualmente
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.
** Região, segundo a classificação pela UNESCO.

A Cidade Histórica de Zabide localiza-se na Província de Hudaida, no oeste do Iêmen.

Em 1993 foi incluída na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco, que ressalta: a concepção e execução da planta urbana e arquitetônica com as suas edificações militares e civis se constituem em um conjunto extraordinário arqueológico e histórico. Zabide, entre o séculos XIII e XV, foi a capital do Iêmen. E conserva, a séculos, significativa referência aos muçulmanos e à religião islâmica devido a sua Universidade Islâmica[[1]. Atualmente a cidade está em declínio e grave estado de conservação e preservação. Uma missão de peritos constatou séria deterioração e destruição do patrimônio histórico da cidade: cerca de 40% das construções históricas foram demolidas e no seu local, construídos edifícios de concreto, as que ainda restam, como o antigo souk (mercado) estão em estado de deterioração. O governo do Iémen solicitou ao Comitê do Patrimônio Mundial que Zabide fosse incluída na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo para garantir sua preservação[2].

Referências

  1. Cidade Histórica de Zabide - Iêmen. UNESCO - WHC (World Heritage Convention) (http://whc.unesco.org) - descrição - em inglês ; em francês ; em espanhol. Páginas visitadas em 11 de fevereiro de 2016.
  2. Lista do Patrimônio Mundial em Perigo UNESCO - WHC. «Cidade Histórica de Zabide (em inglês)». Consultado em 11 de fevereiro de 2016 

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]