Zambujal (Alfragide)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rua Cerrado do Zambujeiro

Zambujal é um bairro da Freguesia de Alfragide, pertencente ao município da Amadora (Portugal).

História[editar | editar código-fonte]

Etimologicamente, o nome provém do árabe berbere az-zambujj, "oliveira". Em 1979, com a criação do Município da Amadora, por via da desanexação de território do Município de Oeiras, este bairro ficou integrado na freguesia da Buraca.

Muito desconectado do restante território da freguesia da Buraca, devido à sua separação física pelo IC19, o bairro do Zambujal nunca se sentiu plenamente integrado nessa freguesia.

Em 2013, na sequência da lei da Reorganização administrativa do território das freguesias, as freguesias da Amadora foram reorganizadas. Por essa altura, foi efectuada uma discussão pública tendo sido proposta a fusão do território da freguesia da Buraca, situado a sul do IC19 com o território da freguesia de Alfragide. [1]

A proximidade com os bairros da Assoalfra e de Alfragide Sul beneficiava, portanto, a nova freguesia, cuja área acusava imensos equipamentos complementares.

Posterior pronúncia sobre a divisão territorial aprovada na Assembleia Municipal da Amadora e confirmada na Assembleia da República, reorganizava o território da antiga freguesia da Buraca do seguinte modo:

Caraterização[editar | editar código-fonte]

A localização de serviços públicos da Administração Central e de Instituições de Solidariedade Social faz com que o Zambujal constitua um pólo de emprego, situação que associada à heterogeneidade dos habitantes e ao processo de requalificação tem promovido a interação e harmonização com a área envolvente.

Referências

  1. Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território Pronúncia da Assembleia Municipal da Amadora sobre a Reorganização Administrativa do Território. Acedido a 1 de julho de 2013.