Zamość

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Zamość
Zamość
POL Zamość flag.svg POL Zamość COA.svg
Zamosc rynek ratusz.jpg
A grande praça principal de Zamość
Voivodia Lublin
Área 30,34 km²
População (2019) 63 813[1][2] habitantes
Densidade 2103 hab/km²
Altitude 212 metros
Código telefônico (+48) 84
Matrículas de automóveis LZ
Localização
Localização de Zamość na Polónia 50° 43' 14" N 23° 15' 31" E
Cidade da Polónia Flag of Poland.svg
Pix.gif Cidade Antiga de Zamość *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Zamosc 02.jpg
Praça do Mercado
País  Polónia
Tipo Cultural
Critérios iv
Referência 564
Região** Europa e América do Norte
Coordenadas 50° 43′ 14″ N, 23° 15′ 31″ L
Histórico de inscrição
Inscrição 1992  (16ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.
** Região, segundo a classificação pela UNESCO.

Zamość é um município da Polônia, na voivodia de Lublin. Estende-se por uma área de 30,34 km², com 63 813 habitantes, segundo os censos de 2019, com uma densidade de 2103 hab/km².[1][2] A cerca de vinte quilômetros da cidade localiza-se o Parque Nacional Roztocze.

A cidade é cortada pela ferrovia que ligava a antiga União Soviética com as minas de carvão mineral e enxofre da Alta Silésia e está a cerca de 60 quilômetros da fronteira com a Ucrânia. Desde 14 de dezembro de 1992, o centro histórico da cidade faz parte da Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.

História[editar | editar código-fonte]

Zamość foi fundada no ano de 1580 pelo chanceler e hetman (chefe do exército da República das Duas Nações) Jan Zamoyski na rota de comércio que ligava o Oeste e o Norte da Europa com o Mar Negro. Projetada segundo as cidades de comércio italianas e construída durante o período Barroco pelo arquiteto Bernardo Morando, um originário de Pádua, Zamość é o exemplo perfeito de uma cidade renascentista do final do século XVI que ainda mantém seu plano e fortificações originais e um número grande de edifícios que misturam as tradições arquitetônicas italianas com as da Europa Central. O bairro da Velha Cidade de Zamość faz parte da lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.

Paço municipal de Zamość

Em 1942, o município de Zamość, devido a sua fértil terra preta, foi escolhido para a futura colonização alemã pelo Governo Geral como parte do Generalplan Ost (plano nazista de colonização dos territórios ocupados da Europa Central durante a Segunda Guerra Mundial). Os invasores alemães planejaram a recolocação de pelo menos 60 000 pessoas de etnia alemã na área antes do final de 1943. Antes disso, um "teste" de expulsão foi realizado em novembro de 1941 e toda a operação terminou em uma pacífica operação combinada com expulsões em junho/julho de 1943 que foi apelidada de Wehrwolf Action I e II. Cerca de 110 000 pessoas de 297 aldeias foram expulsas. Cerca de 30 000 vítimas eram crianças que devido a "limpeza" racial foram colocadas em famílias alemãs para serem germanizadas no Deutsches Reich. A maioria das pessoas expulsas foram escravizadas para trabalharem na Alemanha ou em campos de concentração.

Algumas pessoas resistiram a essas ações com grande determinação; eles fugiram para a floresta, organizaram uma autodefesa, ajudaram as pessoas expulsas e subornavam para retirar das mãos dos alemães as crianças seqüestradas. Até o meio de 1943 os alemães conseguiram assentar 8 000 colonos, o número aumentou grandemente em 1944. Esses assentamentos eram recebidos com resistência armada feroz por forças da resistência polonesa. O atual Presidente da Alemanha Horst Köhler nasceu em uma família de colonos alemães em Skierbieszów.

Depois da Segunda Guerra Mundial Zamość iniciou um período de desenvolvimento. Nas décadas de 1970 e 1980 a população cresceu rapidamente (de 39 100 em 1975 para 68 800 em 2003) devido aos significativos lucros obtidos das antigas rotas de comércio ligando a Alemanha à Ucrânia e aos portos do Mar Negro.

Política[editar | editar código-fonte]

Distrito eleitoral de Biala Podlaska/Chelm/Zamosc[editar | editar código-fonte]

Membros do Parlamento (Sejm) eleitos para este distrito eleitoral Sławomir Zawiślak - Prawo i Sprawiedliwość

Pessoas famosas de Zamość[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Zamość (Lublin) mapas, imobiliário, GUS, acomodações, escolas, região, atrações, códigos postais, desemprego, salário, ganhos, educação, tabelas, demografia, jardins de infância». Polska w liczbach (em polonês). Consultado em 10 de fevereiro de 2020 
  2. a b GUS. «Área e população no perfil territorial em 2016». stat.gov.pl (em inglês). Consultado em 10 de fevereiro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]