Zawyet el-Aryan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Zawyet el-Aryan
Photo-cuve-grande-excavation.jpg
História
Localização
Endereço
Coordenadas
Zawyet el-Aryan

Zawyet el-Aryan (ou Zawiyet el-Aryan) (em árabe: زاویة العریان) é uma cidade no Baixo Egito, localizada entre Gizé e Abusir.[1] A oeste da cidade, em uma área de deserto, há uma necrópole homônima. Quase diretamente ao leste, através do rio Nilo, está Mênfis. Em Zawyet el-Aryan, existem dois complexos de pirâmide e cinco mastabas.

Pirâmides[editar | editar código-fonte]

Pirâmide estratificada[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Pirâmide estratificada

A pirâmide estratificada foi construída na terceira dinastia, provavelmente durante o reinado do faraó Khaba. A pirâmide foi concebida para ser uma pirâmide de degraus. Como não foram encontras pedras de revestimento, acredita-se que a pirâmide nunca foi concluída. O layout das câmaras subterrâneas assemelha-se ao da pirâmide de Sekhemkhet. Um corredor que leva para o interior tem 32 câmaras laterais significavas para armazenamento de equipamentos de sepultamentos.[1][2]

Pirâmide inacabada[editar | editar código-fonte]

Esta pirâmide inacabada pertence a um rei com um nome ilegível. Tudo o que restou é uma base quadrada em que teria sido construído o núcleo da pirâmide. Um sarcófago de granito rosa foi encontrado em uma vala que atravessa a estrutura, embora possa ser de um período posterior. A existência de câmaras subterrâneas tem sido especulada, mas escavações não são possíveis, visto que a estrutura é agora parte de uma zona militar restrita. Também chamado de "Pirâmide do Norte", esta estrutura remonta a quarta dinastia.[1][2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c Verner, Miroslav: The Pyramids: The Mystery, Culture, and Science of Egypt's Great Monuments. Grove Press. 2001 (1997). ISBN 0-8021-3935-3, p. 270.
  2. a b Rainer Stadelmann: Die ägyptischen Pyramiden. Vom Ziegelbau zum Weltwunder (= Kulturgeschichte der antiken Welt, Bd. 30). von Zabern, Mainz 1997, ISBN 3-8053-1142-7, p. 140-144.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Egito, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.