Zell an der Pram

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Zell an der Pram

Igreja de Zell an der Pram
Estado Alta Áustria
Distrito Schärding
Área 23.39 km²
Altitude 367 m n.m.m.
Código postal 4755
Prefixo telefónico 07764
Município de Zell an der Pram
Município de Zell an der Pram
Município da Áustria Áustria

Zell an der Pram é um município com 2013 habitantes, situado no distrito de Schärding, na região da Alta Áustria, na Áustria. O distrito judicial correspondente é Schärding. As imagens dominantes da vila são a igreja da paróquia e o castelo, com os afrescos do pintor da corte de Munique Christian Wink.[1]

Geografia[editar | editar código-fonte]

Zell an der Pram fica a 367 m de altitude, no chamado "Distrito do Rio Inn", no Innviertel. A extensão norte-sul é de 8,5 km, sendo a de oeste para o leste de 5,2 km. A área total é de 23,3 km². 13,7 % da área estão arborizados, 75,5% da área estão sendo usados para agricultura.

As partes da vila são: Aigelprechting, Blümling, Brandesleiten, Dobl, Dorf, Eichberg, Fuckersberg, Gmeinedt, Habekendobl, Hellwagen, Hochfeld, Holzedt, Hub, Jebling, Krena, Obergriesbach, Ornetsedt, Point, Reischenbach, Schwarzgrub, Sienleiten, Spitzfeld, Stögen, Tischling, Weireth, Wiesing, Wildhag, Willing, Würting, Zell an der Pram.

Brasão[editar | editar código-fonte]

O brasão é formado por um atiçador em prata num fundo vermelho, a barbela esquerda colocada para baixo e direcionada em sentido contrário. As cores do município são vermelho e branco.

História[editar | editar código-fonte]

Desde da fundação do Ducado Baviera, a vila permaneceu bávara até 1780 e tornou-se austríaca com a Paz de Teschen, junto com o Innviertel inteiro. Ficou bávara por pouco tempo outra vez, na altura das guerras napoleónicas, mas pertence definitivamente à Áustria desde 1814. Após o Anschluss (anexação) de Hitler ao Terceiro Reich, no dia 13 de março de 1938, a cidade pertencia ao "Gau Oberdonau" (danúbio alto). Em 1945, seguiu o restabelecimento da Alta Áustria.

Política[editar | editar código-fonte]

O prefeito é Matthias Bauer do partido ÖVP.

Desenvolvimento da População[editar | editar código-fonte]

Segundo o censo de 1991, a vila tinha 2.015 habitantes. Em 2001, foram contados 1.990 habitantes.

Esporte[editar | editar código-fonte]

As atividades esportivas locais são geralmente incentivadas pela união esportiva, que oferece um campo de futebol, um campo de voleibol e recintos de Asphaltstock, que é uma espécie de curling em asfalto. Salienta-se em especial o time local de faustebol, que conseguiu o título de campeão nacional na categoria de menos de 14 anos em 2006.

Economia e infraestrutura[editar | editar código-fonte]

A economia é fortemente dependente da agricultura, que consiste de gado (de leite), cultura de campo e hortos florestais/viveiros.

Trânsito[editar | editar código-fonte]

Pela estrada federal B 137 e pelos ÖBB (empresa de trem nacional austríaca), Zell an der Pram está sendo bem conectada à infraestrutura superregional. Encontra-se acessível uma rodovia nacional a poucos minutos da vila.

Personagens Importantes[editar | editar código-fonte]

  • Ludwig Daxberger, Compositor e Mestre da Capela da catedral de Linz
  • Josef Furthner, escultor

Referências

  1. «Ein Blick auf die Gemeinde» (em alemão). Statistik.at. Consultado em 15 de agosto de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]