Zenaldo Coutinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Zenaldo Coutinho
Foto: Leonardo Prado / Câmara dos Deputados
55.º Prefeito de Belém Bandeira belem.jpg
Período 1 de janeiro de 2013
até atualmente
Antecessor(a) Duciomar Costa
Deputado federal pelo Pará Pará
Período 1 de fevereiro de 1999
até 31 de dezembro de 2012
(4 mandatos consecutivos)
Deputado estadual do Pará Pará
Período 1 de fevereiro de 1991
até 31 de janeiro de 1999
(2 mandatos consecutivos)
Vereador de Belém Bandeira belem.jpg
Período 1º mandato: 1 de janeiro de 1984
até 1 de fevereiro de 1988
2º mandato: 1 de janeiro de 1988
até 1 de fevereiro de 1991
(2 mandatos consecutivos)
Vida
Nascimento 4 de fevereiro de 1961 (55 anos)
Belém, Pará
Dados pessoais
Alma mater Universidade Federal do Pará
Cônjuge Rosário Coutinho
Partido PSDB
Profissão Advogado

Zenaldo Rodrigues Coutinho Júnior (Belém, 4 de fevereiro de 1961) é um advogado e político brasileiro, atual prefeito da cidade de Belém do Pará.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Zenaldo Rodrigues Coutinho Junior é o atual prefeito de Belém (2013-2016). Nascido na capital do Pará a 4 de fevereiro de 1961, formado bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará, é inscrito na seção paraense da Ordem dos Advogados do Brasil sob o número 5172. É casado com Rosário Coutinho, com quem teve duas filhas, Camila e Beatriz.

Zenaldo tem 34 anos de vida pública e é um dos únicos políticos do país a ocupar cargos eletivos ininterruptamente. Foi um dos poucos deputados federais a assinar a Lei da Ficha Limpa. Entrou para a política em 1982, aos 21 anos, quando foi eleito vereador, sendo o mais jovem de todo País, à época. Foi reeleito nas eleições seguintes.

Foi duas vezes deputado estadual, chegando à presidência da Assembleia Legislativa do Pará em 1995. Dois anos depois, ocupou o posto de líder do Governo na casa. Em 1999, Zenaldo chega a Brasília para cumprir quatro mandatos seguidos como Deputado Federal. No congresso, ele ocupou cargos importantes, como o de vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de líder da Minoria na Câmara.

Em seu segundo mandato, Zenaldo Coutinho se licenciou das atividades como parlamentar para atender ao convite do Governador do Pará, Simão Jatene, e assumir a chefia da Casa Civil do Estado. Em agosto de 2011, ele deixou a Casa Civil para assumir a Secretaria Especial de Proteção e Desenvolvimento Social, mas deixou a Seepds no mesmo ano para atuar na frente parlamentar contra a criação dos estados do Tapajós e Carajás, durante o plebiscito que consultou a população do Pará sobre a possibilidade da divisão do Estado – fato inédito na história republicana do Brasil.

Em 2012, Zenaldo Coutinho foi candidato a prefeito de Belém, pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), sendo eleito no segundo turno das eleições municipais com 56,61% dos votos válidos.


Referências


Precedido por
Duciomar Costa
Prefeito de Belém
2013 — atualidade
Sucedido por