Ziemomysl da Polónia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ziemomislo da Polónia)
Ziemomislau da Polónia
3.º duque pagão da Dinastia Piasta
Senhor dos Polanos
Ziemomysl da Polónia
Nascimento 922
Morte 963 (41 anos)
Pai Lestek

Ziemomislau da Polónia (em polonês/polaco: Siemomysł/Ziemomysł; 922 - 963) foi o terceiro duque pagão da Dinastia Piasta, senhor da tribo Polanos e tido como o fundador da Polónia, sendo o pai do histórico governante polaco Miecislau I[1].

Biografia[editar | editar código-fonte]

Encontra-se referenciado por Galo Anônimo na sua obra: Gesta principum Polonorum De acordo com a Galo Anônimo, na sua obra histórica Ziemomislau deixou os vastos territórios das tribos dos Polanos, dos e goplanos e dos mazóvios ao seu filho Miecislau I, que os expandiu durante o seu reinado. De acordo com Henryk Łowmiański ele ajudou a tribo dos ucranos contra os germanos em 954.

Relações familiares[editar | editar código-fonte]

Foi filho de Lestek, o segundo duque conhecido dos polanos, pai de:

  1. Miecislau I (962992) que teve várias esposas, destacando-se entre elas [2] com Dubravca da Boémia (n. 940/45 -. depois de 977), filha de Boleslau I da Boémia e de Adiva de Wessex e Oda de Haldensleben (c. 955/60 - 1023), filha de Teodorico de Haldensleben, Marquês da Marca do Norte,
  2. Czcibor da Polónia (? - 24 de junho de 972),
  3. Adelaide da Polónia casada com Miguel da Hungria (entre 945 e 972, Hungria -?[3][4]), príncipe da Hungria com origem na Casa de Árpád.

Referências

  1. [Oswald Balzer] (Genealogia dos Piasts , Cracóvia 1895) afirmou que Miecislau eu tinha pelo menos um filho nascido de uma mulher pagã. A teoria foi baseada na alegação de que o filho de Miecislau, que era para ser colocado por ordem de Otto I em 973 como refém após a Dieta Imperial de Quedlimburgo, não poderia ser Boleslau I, o Bravo, porque ele era muito jovem. Este argumento é refutado por Jan Widajewicz (czy Bolesław Chrobry Byl w młodości zakładnikiem u Niemców? , Roczniki Historyczne , vol. XVI, 1947, pp 243-250). Os historiadores modernos não têm dúvidas de que o príncipe polonês que foi colocado como o refém imperial foi Boleslau I.
  2. Marek, Miroslav. "Genealogia completa da Casa de Piast", Genealogy.EU
  3. Ascendência e descendência de Nicolau de Bettencourt, Vasco de Bettencourt de Faria Machado e Sampaio, Edição fazer Autor, 1 ª Edição, Lisboa, 1991, Tab. 8
  4. Buratto.org