Zirbitzkogel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Zirbitzkogel
O Zirbitzkogel e a Zirbitzkogelhaus
Zirbitzkogel está localizado em: Áustria
Zirbitzkogel
Localização na Áustria
Coordenadas 47° 3' N 14° 34' E
Altitude 2396 m (7861 pés)
Proeminência 1502 m
Isolamento 33,2 km
Listas Ultra
Localização Estíria,  Áustria
Cordilheira Alpes de Seetal, Alpes de Lavanttal ou Alpes Nóricos

Zirbitzkogel é uma montanha dos Alpes de Seetal, subcordilheira dos Alpes de Lavanttal ou dos Alpes Nóricos. O rio Lavant, afluente do rio Drava, nasce nas vertentes meridionais desta montanha. Tem 2396 m de altitude.[1]

O bloco da cúpula do Zirbitzkogel é formado por rocha cristalina; ardósia, gneisses e granitos predominam. Apesar da sua altitude comparativamente baixa, exibe um carácter de alta montanha. O seu relevo foi formado por glaciares da idade do gelo e movimentos de declive subsequentes. Na região rica em primavera há vários tarns, como os dois Winterleitenseen.

Florestas densas de abeto cobrem as encostas até a zona subalpina antes de serem sucedidas por povos dispersos de abeto, larch e pinheiro suíço (floresta suíça de pinheiros-lariço). Na área do cume domina o Carex, intercalado com planaltos quase nivelados. A cimeira tornou-se conhecida pelos ornitólogos como um habitat de reprodução para o borrelho-ruivo, alguns dos quais criados quase todo o ano até 1995. Depois disso, não foram avistadas mais ninhadas, embora os migrantes individuais e aves de poleiro fossem observados. As manchas expostas ao vento são dominadas pela azálea-alpina (Kalmia procumbens) e vários líquenes.

A área também é conhecida por pesquisadores de borboletas para várias espécies muito raras, incluindo a endémica Elophos zirbitzensis.

A montanha é uma região muito popular para caminhadas e passeios. No cume está o refúgio Zirbitzkogelhaus, e outras cabanas situam-se ao longo das rotas de subida. Pontos de partida adequados para escalar o Zirbitzkogel são St. Anna e St. Wolfgang bei Obdach no lado norte, e Neumarkt no lado sul.

A região do Zirbitzkogel foi incorporada nas regiões da Rede Natura 2000 e é designada como área protegida europeia desde maio de 2006.[2]

Imagens[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Bergnamen». Consultado em 24 de agosto de 2017 
  2. Natura2000. «Nr. 31 Zirbitzkogel». Consultado em 18 de abril de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]