Zisi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde agosto de 2011)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Zisi
Nascimento 481 a.C.
China
Morte 402 a.C. (79 anos)
Ocupação filósofo

Zisi (chinês: pinyin: ZǐsīWade-Giles: Tzu-ssu; ca. 481 a.C.402 a.C.), nascido Kong Ji (), foi um filósofo chinês. Era o único neto de Confúcio e acredita-se que tenha sido mestre de Mêncio e escrito a Doutrina do Meio. É honorificamente chamado de Zisizi (, "Mestre Zisi").

Enquanto seu avô começou a fazer uma distinção entre verdade e conhecimento que se supõe, Zisi procedeu a uma reflexão sobre a relatividade no conhecimento humano do universo. Ele tentou analisar vários tipos de ação como possíveis, e acreditava que as pessoas sábias que eram conscientes de suas tarefas morais e intelectuais pudessem copiar a realidade do universo para dentro de si.

Junto com Mêncio, Zisi foi atacado por Xunzi em seu famoso capítulo "Contra os doze mestres". O alvo dos ataques de Xunzi era o ensino do texto Wuxing. Uma versão do livro de mesmo título é atribuída a Zisi.

Atualmente, o propositor da neociência Conscienciologia, Prof. Waldo Vieira, relata ter lembrado de várias de suas vidas passadas, dentre elas, a de ter sido o neto de Confúcio, aqui chamado de Zi Si, maiores informações vide obra de Mabel Teles, que faz a biografia das vidas passadas de Waldo Vieira, a obra chamada Zéfiro paraidentidade intermissiva de Waldo Vieira.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências