Zombieland

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde abril de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Cinema.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde abril de 2018.


Translation to english arrow.svg
A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável. É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, cine e melhore este verbete conforme o guia de tradução.
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, e ainda pode necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
Zombieland
 Estados Unidos
2009 •  cor •  87 min 
Direção Ruben Fleischer
Produção Gavin Polone
Produção executiva Ezra Swerdlow
Paul Wernick
Rhett Reese
Ryan Kavanaugh
Roteiro Rhett Reese
Paul Wernick
Elenco Jesse Eisenberg
Woody Harrelson
Emma Stone
Abigail Breslin
Bill Murray
Amber Heard
Gênero Comédia
Terror
Música David Sardy
Direção de arte Maher Ahmad
Direção de fotografia Michael Bonvillain
Figurino Magali Guidasci
Edição Peter Amundson
Alan Baumgarten
Companhia(s) produtora(s) Relativity Media
Pariah
Distribuição Columbia Pictures
Lançamento Estados Unidos 2 de outubro de 2009
Brasil 29 de janeiro de 2010
Idioma Inglês
Orçamento US$ 23.6 milhões[1]
Receita US$ 102.391.540[1]
Página no IMDb (em inglês)

Zombieland (no Brasil, Zumbilândia; em Portugal, Bem-vindo a Zombieland) é um filme americano de comédia e terror, dirigido por Ruben Fleischer, produzido por Gavin Polone e roteirizado por Rhett Reese e Paul Wernick.

O filme acompanha alguns sobreviventes em um mundo pós-apocalíptico dominado por zumbis tentando encontrar um lugar que não tenha a praga. O filme é estrelado por Woody Harrelson, Jesse Eisenberg, Emma Stone e Abigail Breslin com participação especial de Bill Murray.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Dois meses se passaram desde que uma cepa mutante do mal da vaca louca se transformou em "doença da pessoa louca" que logo se tornou "doença do zumbi louco", acabando com toda a população dos Estados Unidos, transformando os americanos em zumbis. Os sobreviventes da epidemia zumbi aprenderam que é melhor não ter envolvimento emocional aos outros sobreviventes, porque eles poderiam morrer a qualquer momento, assim, muitos têm tomado a usar a sua cidade de origem como apelidos. O estudante universitário "Columbus" (Eisenberg) está indo do seu dormitório da faculdade em Austin, Texas, para Columbus, Ohio para ver se seus pais ainda estão vivos. Durante a viagem, ele encontra "Tallahassee" (Harrelson), um outro sobrevivente que é particularmente violento na sua maneira de matar zumbis. Embora ele não pareça ser sociável, Tallahassee relutantemente permite Columbus viajar com ele. Tallahassee menciona que ele perdeu o seu "filhote", que foi morto por zumbis, bem como sua afinidade com bolinhos, que ele ativamente tenta encontrar.

Eles encontram "Wichita" (Stone) e sua irmã mais nova "Little Rock" (Breslin) em uma mercearia. As irmãs enganam Tallahassee e Columbus ao fingir que Little Rock havia sido mordida, em seguida, roubam suas armas e sua Escalade. Depois de algum tempo, os dois homens encontram um Hummer amarelo carregado com armas e vão atrás das irmãs. Ao verem o carro abandonado na estrada, Tallahasse sai para investigar e tentar encontrar as irmãs. No entanto, é outra armadilha. Columbus acaba sendo rendido por Little Rock, que se esconde no banco de trás. Logo depois de Tallahassee voltar para o carro, ela também o rende, e eles buzinam para chamar Wichita, que se escondia atrás próximo à estrada. Columbus e Tallahassee são então levados como reféns pelas irmãs. Tallahassee rouba a arma de volta e é confrontado por Wichita, até que Columbus tem um ataque de raiva e diz que eles têm problemas maiores para se preocuparem, resultando em uma desconfortável trégua entre eles. As irmãs revelam que elas estão indo para o "Pacific Playland" parque de diversões em Los Angeles, uma área supostamente livre de zumbis. Durante uma discussão com Wichita, Columbus descobre que sua cidade natal foi destruída, e seus pais provavelmente estão mortos. Wichita fica ressentida por ter dito isso à Columbus, e começa a ser menos rígida com ele. Depois de encontrar um carro, Columbus decide que prefere acompanhar os outros para a Califórnia. Ao longo da viagem, Columbus persiste na tentativa de impressionar e conquistar Wichita, por quem tem uma queda.

Quando o grupo chega a Hollywood, Tallahassee os leva para a mansão de Bill Murray. Tallahassee e Wichita encontram-se com Murray, que também não está infectado, porém permanece disfarçado como um zumbi para que ele possa caminhar com segurança em torno da cidade (e jogar golfe). Murray é morto por Columbus, que atira nele, confundindo-o com um zumbi real durante uma brincadeira enquanto assistia a Ghostbusters com Little Rock. Columbus descobre durante um jogo de Monopoly, que Tallahassee não estava de luto por seu cão, mas sim por seu jovem filho. Wichita torna-se cada vez mais atraída por Columbus, e Tallahassee fica mais próximo de Little Rock, com quem ele estava anteriormente em conflito. Durante uma conversa em um dos quartos da mansão, Columbus e Wichita dançam lentamente e quase se beijam. Apesar da atração de Wichita por Columbus, ela teme o apego e foge com Little Rock para o Pacific Playland na manhã seguinte. Columbus decide ir atrás Wichita, e convence Tallahassee de acompanhá-lo.

No Pacific Playland, as irmãs ativam todos os brinquedos e luzes e começam a desfrutar do parque, mas também chamam involuntariamente a atenção de todos os zumbis na área próxima ao parque. Ao perceberem os zumbis, uma perseguição começa, e, para evitar serem pegas pelos zumbis, as irmãs entram na Torre de Queda-Livre. Para continuarem longe dos zumbis, ao atingirem o topo da torre, Little Rock atira no painel de controle do brinquedo, e as irmãs acabam ficando presas no alto. Tallahassee e Columbus chegam ao parque e percebem as irmãs presas. Tallahassee atrai os zumbis para longe da torre, criando uma distração para que Columbus possa chegar ao brinquedo; durante o trajeto, ambos usam os brinquedos do parque como ajuda para matar alguns zumbis. Tallahassee, eventualmente, se tranca em uma cabine de jogos, atirando em todos os zumbis que chegam próximo a ele. Columbus consegue chegar até a Torre de Queda-Livre, atirando em vários zumbis durante o caminho. Porém, antes que pudesse salvar as irmãs, teve que acabar com uma de suas fobias (Columbus tem medo de palhaços) e até mesmo mudar uma de suas regras de sobrevivência (Regra #17: "Não seja um herói", torna-se "Seja um herói"). Após matar o palhaço, Columbus ativa o freio de emergência, fazendo com que o brinquedo desça de volta ao chão. Em agradecimento, Wichita beija Columbus e revela seu verdadeiro nome: Krista; após irem ao encontro de Tallahassee, Columbus, depois de ouvir um barulho, atira na porta do depósito da cabine de jogos, acidentalmente acertando a única caixa de bolinhos restante no parque. Após saírem da cabine, Little Rock dá para Tallahassee um bolinho que havia encontrado. Logo depois, Columbus percebe que agora ele tem o que sempre quis: uma família.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Jesse Eisenberg como Columbus, jovem rapaz que vive sozinho em seu apartamento na faculdade, é um dos poucos sobreviventes do apocalipse.
  • Emma Stone como Wichita/Krista, irmã mais velha de Little Rock. É uma dos sobreviventes do apocalipse zumbi. Seu nome real é Krista.
  • Woody Harrelson como Tallahassee, um homem que vem do Oeste e se junta a Columbus, Wichita e Little Rock durante o apocalipse.
  • Abigail Breslin como Little Rock, irmã mais nova de Wichita. Com 12 anos, é a mais nova e doce, mas não tão inocente, do grupo.
  • Amber Heard como 406, vizinha de Columbus na universidade e uma das primeiras vítimas do vírus no campus.
  • Bill Murray como ele mesmo. Murray é ídolo de Tallahassee, que, junto ao grupo, invade a mansão de Bill em Los Angeles, encontrando-o fantasiado como zumbi. Bill se disfarça de zumbi para que possa se locomover pela cidade sem ser notado por outros infectados.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

Lançado em 2 de outubro de 2009 nos Estados Unidos, o filme liderou as bilheterias durante o fim-de-semana de estréia, arrecadando 25 milhões de dólares.[2]

Zombieland foi um sucesso comercial: o filme arrecadou $75,590,286 nos EUA e $102,133,700 mundialmente, se tornando a maior bilheteria de um filme zumbi do gênero de comédia.

Premiações[editar | editar código-fonte]

  • Golden Schmoes
    • Melhor Filme de Terror do Ano
    • Cena mais memorável do Ano
  • Sitges Film Festival
    • Prêmio do Público
      • Ruben Fleischer

Sequência[editar | editar código-fonte]

Devido ao sucesso do filme, os editores Rhett Reese e Paul Wernick ter planejado uma sequela possível, com muitas ideias mais eles querem explorar.

Embora a intenção de fazer uma sequência para o filme, Reese e Wernick ainda não começaram a trabalhar em um script e não quer revelar qualquer potencial da trama sequela. Eles não estão pensando em uma continuação imediata, devido a estar fortemente envolvida com projetos de outros escritos. O elenco original e diretor está tudo pronto para retornar e Fleischer está entusiasmado com a idéia de fazer a continuação em 3D. Woody Harrelson e Jesse Eisenberg confirmada em Fevereiro de 2010 o seu regresso para o segundo filme da série, e Fleischer disse que ele estava trabalhando no roteiro e os criadores já começaram a procurar outra "super estrela" para fazer uma participação especial, como a de Bill Murray nesse filme.

Em 13 de abril de 2016 foi confirmado durante o CinemaCon que Zumbilândia teria uma sequência tambem com seu logo ter sido revelado<refname="Legião dos Heróis">«Zumbilândia 2 - Filme é oficialmente confirmado e logo oficial é revelado!last=Marcio Jangarell». Legião dos Heróis. 13 de abril de 2016. Consultado em 13 de Abril de 2016.  |nome1= sem |sobrenome1= em Authors list (ajuda)</ref>.

Portal A Wikipédia tem o portal:

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme de horror é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.