Zona Centro-Sul de São Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Centro-Sul
Visão aérea do distrito Jabaquara com o Aeroporto de Congonhas ao fundo.
Área 74 km²
População 715.910 hab. (2008)
Renda média R$ 8.000,50
Subprefeituras Santo Amaro, Vila Mariana e Jabaquara
Zonas de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg

A região Centro-Sul de São Paulo é uma região administrativa estabelecida pela Prefeitura de São Paulo englobando as subprefeituras de Santo Amaro, de Vila Mariana e do Jabaquara.[1] De acordo com o censo de 2010, tem uma população de 731.758 habitantes e renda média por habitante de R$ 8.000,50.[2], sendo a região de mais elevada renda per capita da cidade.

É uma região que está em constante desenvolvimento, abrigando bairros mais valorizados da cidade como: Vila Nova Conceição, Planalto Paulista, Indianópolis, Vila Mascote, Brooklin Novo, Jardim Prudência, Chácara Flora, Chácara Santo Antônio, Vila Guarani, Vila Sta Catarina, Chácara Klabin, Vila Clementino e Mirandópolis.

Quase sempre se refere a esta região simplesmente como Zona Sul, sendo a denominação "Centro-Sul" quase desconhecida pela população em geral, só usada para fins oficiais.

Fotografia panorâmica do distrito de Moema .

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Mapa oficial das subprefeituras da cidade de São Paulo: http://ww2.prefeitura.sp.gov.br//arquivos/guia/mapas/0001/mapa_subprefeituras.jpeg small>
  2. Média ponderada baseado em dados de renda e população da Prefeitura: http://ww2.prefeitura.sp.gov.br//arquivos/secretarias/planejamento/plano_diretor/Plano_Municipal_Habitacao.pdf