Zona Franca de Iquique

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Zona Franca de Iquique (ZOFRI) é um centro de negócios localizado na cidade portuária de Iquique, no norte do Chile. É considerada a maior e mais importante Zona Franca da América do Sul.

História[editar | editar código-fonte]

Foi criada em 25 de junho de 1975 como zona franca mediante o DFL 341, com o propósito de apoiar o desenvolvimento econômico da zona, no que se trata de empregos e integração econômica. Tem-se convertido num importante centro de comércio de produtos estrangeiros para países da região como Argentina, Brasil, Paraguai, Peru e Bolívia. Sua localização estratégica lhe permite ser a porta de entrada e saída de produtos que formam o intercâmbio comercial entre o Mercosul, Oriente e América Ocidental.

A administração da ZOFRI por lei deve entregar o equivalente de 15% de seus ingressos aos municípios para as regiões de Tarapacá e Arica Parinacota.

Linhas de negócio[editar | editar código-fonte]

Dentro de suas linhas de negócios contam-se:

  • Serviço logístico: recepção de mercadoria, gestão de documentação, transporte, inventário e despachos.
  • Negocio imobiliário: venda ou arrendo de terrenos industriais e arrendo de espaço no centro comercial. Esta linha de negócios representa 75% dos ingressos.

Administração[editar | editar código-fonte]

ZOFRI S.A. é a empresa administradora e exploradora da Zona Franca de Iquique, em concessão por 40 anos, firmada com o Estado do Chile. Sua propriedade está em mãos de CORFO (mais de 70% das ações) e o resto em investidores privados. Suas ações se transam na Bolsa de Comércio de Santiago.

Imagen do recinto murdo de ZOFRI. Lugar de carga de caminhões bolivianos, peruanos e paraguaios. Principalmente se realizam vendas por atacado

A zona franca consta com um recinto edificado de 240 ha. ao norte do centro de Iquique conhecido como o "recinto murado" ou "bairro industrial". Em seu interior operam unas 1.650 empresas que transam mercadorias isentas de direitos alfandegários e impostos, tendo vendas anuais de US$2.100 bilhões (2006). As mercadorias podem ser depositadas, transformadas, terminadas ou comercializadas sem restrição alguma. Além disso conta com um shopping (Centro Comercial ZOFRI) de 30.000 onde umas 400 lojas (conhecidas como "módulos") oferecem variados produtos ao detalhe, destacando-se perfumes, eletrodomésticos, artigos eletrônicos, peças de computação, cigarros, licores, jogos e vestuário.

ZOFRI S.A. conta com outros ativos na comuna próxima de Alto Hospicio, com 129 ha em terreno; e em Arica, cidade a 300 km ao norte de Iquique, 122 ha. Cerca 50% de seus lucros provêm do arrendamento e venda de terrenos industriais e comerciais. Os outros 50% obtêm-se do arrendamento de locais comerciais e prestação de serviços.

ZOFRI tem sido o motor que tem impulsionado a economia desta cidade. Atualmente gera mais de 20.000 empregos diretos e indiretos. Um dos atrativos da cidade é poder ir às compras no Centro Comercial ZOFRI, onde as pessoas que visitam a cidade podem levar até US$1.000 em mercadorias livres do pagamento de pauta e IVA.

As vendas, principalmente, são ao estrangeiro: Bolívia, Peru e Paraguai. Suas importações são lideradas pela Ásia (China, Hong Kong e Taiwan), que representam 60% das compras da ZOFRI. Os principais itens são automóveis, maquinarias, equipamentos e vestuário.

Benefícios tributários e alfandegários[editar | editar código-fonte]

As empresas que operam na ZOFRI têm as seguintes franquias:

  • Isenção no pagamento do imposto de Primera Categoria.
  • Isenção no pagamento do IVA (Imposto sobre o Valor Agregado) em operações que se realizam sob o regime de Zona Franca.
  • Isenção no pagamento do IVA (Imposto sobre o Valor Agregado) pelos serviços prestados dentro do recinto Zofri.

De um ponto de vista alfandegário, as mercadorias que permanecem dentro do recinto de Zofri consideram-se como se estivessem no estrangeiro, portanto as mercadorias ao sair do recinto ZOFRI com destino ao estrangeiro não pagam impostos. Dentro do Chile, existe o pagamento de impostos diferenciados segundo o destino seja a I região ou o resto do país.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Sítio oficial