Zona Leste de Manaus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Zona Leste (Manaus))
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Zona
Leste
Área residencial na Zona Leste

Área residencial na Zona Leste
Bairros manaus.PNG
Área km²
População 447 946 hab. (2010)
Densidade hab./km²
Renda média R$
Limites Norte, Centro-Sul e Sul
Bairros
Zonas de Manaus Brasão de Manaus.svg
Entrada da UFAM

A região leste de Manaus é uma região administrativa estabelecida pela prefeitura de Manaus, sendo a maior em extensão e população. Forma com a Zona Norte a macro-zona conhecida simplesmente como "zona de crescimento".

De acordo com IBGE/2008, a região tem uma população superior aos 600.000 habitantes e renda média por habitante de R$ 880,00

Estádio Carlos Zamith

É a região que possui um intenso centro comercial (especialmente ao longo da Avenida Autaz Mirim, conhecida como Grande Circular), além de ser a região mais populosa e possuir o maior colégio eleitoral do Amazonas e da Amazônia. É na Zona Leste que estão alguns dos bairros mais populosos, como o São José Operário, Jorge Teixeira e Zumbi dos Palmares. A ocupação da Zona Leste é diversa, possuindo tanto bairros de classe média como bairros de classe baixa na cidade. São 11 bairros oficiais na Zona Leste.

Na Zona Leste se situam os Terminais de Integração T4 (Jorge Teixeira) e T5 (São José), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Zona Leste (antiga Escola Agrotécnica), a escola de samba A Grande Família, o Teatro Luiz Cabral, o Shopping T4 (centro popular de compras), a mini vila olímpica do Coroado, o Estádio Carlos Zamith, o Estádio Roberto Simonsen (Estádio do Sesi), o Clube do Trabalhador, as Feiras do Coroado e do Produtor, o Centro Cultural Thiago de Mello, dentre outros.

O campus sede da Universidade Federal do Amazonas se encontra no Coroado, ocupando boa parte do bairro com uma extensa área verde preservada. No Coroado também está o Complexo Viário Governador Gilberto Mestrinho, o maior complexo viário do Amazonas.

O bairro de Colônia Antônio Aleixo abriga a região das Lajes, com vista ao Encontro das Águas. No Puraquequara, encontramos balneários turísticos mais simples, que aproveitam o potencial dos igarapés preservados do bairro. No Distrito Industrial II, encontramos uma extensão do Pólo Industrial de Manaus, com várias fábricas e sedes de empresas.

Bairros[editar | editar código-fonte]

Shoppings centers[editar | editar código-fonte]

O UAI Shopping São José e o Shopping Grande Circular localizam-se na Zona Leste, especificamente no bairro São José Operário. E em 2013 foi inaugurado o Shopping Cidade Leste.

Saúde[editar | editar código-fonte]

Complexo Viário Governador Gilberto Mestrinho

Possui o maior hospital estadual, o Pronto Socorro João Lúcio Pereira Machado, que atende as principais urgências do Amazonas, localizado no bairro São José Operário. Possui também o Pronto Socorro da Zona Leste Platão Araújo, além da maior maternidade da Região Norte do Brasil, a Maternidade Ana Braga.

Cultura[editar | editar código-fonte]

A Zona Leste de Manaus possui um núcleo do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, localizado no Shopping Grande Circular. O centro cultural atende aos jovens da região e agrega atores a atrizes mirins e juvenis, além de cantores, bailarinos, dançarinos e poetas de baixa renda. Os atores, atrizes e bailarinos do Centro Cultural Cláudio Santoro sempre são escalados para as apresentações natalinas no Teatro Amazonas.

Ver também[editar | editar código-fonte]