Zona Oeste de Manaus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Oeste

Avenida Cel. Teixeira, Compensa.
Área 128,29 km²
População 299 782 hab. (2017)
Densidade 2 336,75 hab./km²
Renda média R$ 1 806,75
Zonas de Manaus

A Zona Oeste de Manaus é uma das seis regiões em que se divide a área urbana do município brasileiro de Manaus. Ocupa uma área de 128,29 km², sendo a segunda mais extensa entre as regiões da cidade, de acordo com o censo demográfico do Brasil de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).[1]

Aeroporto Internacional de Manaus

Seu bairro mais populoso é a Compensa, com seus 89 645 habitantes em 2017, sendo ainda, o quarto bairro mais populoso de Manaus. Também na região encontram-se três dos maiores bairros da cidade em área territorial: Tarumã-Açú, com 4.807,05 hectares, Tarumã, com 3.928,07 hectares e Ponta Negra, com 2.413,04 hectares.

É nesta região que se situam o Estádio Ismael Benigno (Colina), no São Raimundo; as sedes da Prefeitura de Manaus e do Governo do Estado do Amazonas, na Compensa; a Câmara Municipal de Manaus, no Santo Antônio; o Parque Rio Negro, no São Raimundo; o Zoológico do CIGS, no São Jorge, entre outros.

A Ponta Negra é considerado um bairro turístico e de classe alta da cidade. Nele se localizam o Parque Ponta Negra (composto de uma extensa orla com vista ao rio Negro, anfiteatro, mirantes, calçadão e quadras poliesportivas), o Shopping Ponta Negra e o Tropical Hotel, além de diversos estabelecimentos militares e condomínios de alto padrão.

No Tarumã, encontramos um dos maiores cemitérios da Região Norte do Brasil, o Cemitério Parque Tarumã; o complexo do Aeroporto Internacional de Manaus, e os prédios do CINDACTA IV e SIVAM. Os bairros do Tarumã e Tarumã Açú são conhecidos também por abrigar uma das maiores áreas verdes da cidade, porém vem sofrendo constantes agressões ambientais oriundas de invasões de terra.

A Zona Oeste é a região mais próxima da Ponte Rio Negro, que liga Manaus à Iranduba, na Região Metropolitana.

Ao todo são 12 bairros:

Panorama da Praia da Ponta Negra em 2014.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Mapa da área urbana da cidade de Manaus» (PDF). Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação – SEDECTI. 2017. Consultado em 1 de novembro de 2019