Zona desmilitarizada
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Novembro de 2016) |


Em termos militares, uma zona desmilitarizada (ZDM) é uma área, habitualmente a fronteira entre duas ou mais potências ou alianças militares, onde a actividade militar não é permitida, em geral devido a um tratado de paz, um armistício ou outro acordo bilateral ou multilateral. Muitas vezes as zonas desmilitarizadas ficam a ser fronteiras internacionais.
Algumas zonas desmilitarizadas também se tornam acidentalmente em reservas da vida selvagem, porque a terra se torna demasiado perigosa para as pessoas viverem, e são menos propícias à actividade humana ou à caça. Esse é o caso da Zona desmilitarizada coreana.
Actuais zonas desmilitarizadas (sobretudo neutrais)[editar | editar código-fonte]
África[editar | editar código-fonte]
- Entre o norte de Marrocos e as cidades espanholas de Ceuta e Melilha.
Europa[editar | editar código-fonte]
- A Zona desmilitarizada cipriota separa a auto-proclamada e internacionalmente não reconhecida República Turca do Norte de Chipre da República de Chipre. Foi criada pelas Nações Unidas em 1974 depois da invasão turca de Chipre.
- Åland é uma ilha e região autónoma da Finlândia (no Golfo de Bótnia). É uma DMZ desde 1921 por acção da Liga das Nações, depois da crise de Åland entre 1920 e 1922.
- Um território neutro existe entre a colónia da coroa britânica de Gibraltar e a Espanha. Uma faixa de terra com "600 toesas, de mais de 2 tiros de canhão de distância entre as armas britânicas e as espanholas" seria considerada "a terra neutral" estipulada pelo Tratado de Sevilha em 1729. Em 1908 O Reino Unido construiu uma cerca do seu lado do território neutral. Para não ofender os espanhóis, a cerca está 1 metro dentro do território britânico.
- Svalbard: O Tratado de Svalbard de 9 de Fevereiro de 1920 reconhece a soberania norueguesa e torna a área desmilitarizada.
- Uma DMZ com 2,5 km de largura existe entre a Sérvia e o Kosovo na sequência dos conflitos dos Balcãs.
Ásia[editar | editar código-fonte]
- Barreira de separação Kuwait/Iraque.
- A Zona desmilitarizada coreana separa os dois estados da península da Coreia. Foi criada pelas Nações Unidas em 1953 permitindo um cessar-fogo na Guerra da Coreia.
- Zona UNDOF entre as Colinas de Golã (ocupadas por Israel) e a Síria.
Antárctica[editar | editar código-fonte]
O artigo 1 do principal Tratado Antárctico proíbe actividades militares no continente austral, excepto com fins pacíficos (científicos ou de socorro).
Zonas desmilitarizadas famosas[editar | editar código-fonte]
- Na Renânia havia uma DMZ depois da Primeira Guerra Mundial estabelecida pelo Tratado de Versalhes em 1919. A Renânia foi remilitarizada em 1936 pela Alemanha nazi.
- Israel e Síria, Israel e Egipto, Israel e Jordânia: a seguir à guerra de independência de Israel 3 DMZ foram criadas (mapa).
- China: as forças do Japão conquistaram a Manchúria entre Setembro de 1931 e Fevereiro de 1932, quando proclamaram a região como estado fantoche chamado Manchukuo. Em Maio de 1933, as Tréguas de Tanggu entre China e Japão estabeleceram uma DMZ entre Manchukuo e China.
- Uma DMZ foi estabelecida entre o Vietname do Norte e Vietname do Sul em Abril de 1954 como resultado da Conferência de Genebra pondo fim à guerra entre o Viet Minh e a França. A DMZ era ao redor do Paralelo 17.
- Zona neutra saudita-iraquiana
- Zona neutra saudita-kuwaitiana