Zootopia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Zootopia
Zootrópolis (PT)
Zootopia - Essa Cidade é o Bicho (BR)
Pôster oficial
 Estados Unidos DJCTQ - L.svg
2016 •  cor •  108 min 
Direção Byron Howard
Rich Moore
Codireção Jared Bush
Produção Clark Spencer
Produção executiva John Lasseter
Roteiro Jared Bush
Phil Jonhston
História Byron Howard
Rich Moore
Jared Bush
Phil Johnston
Jennifer Lee
Joshie Trinidad
Jim Reardon
Elenco Ginnifer Goodwin
Jason Bateman
Shakira
Idris Elba
J.K. Simmons
Jenny Slate
Nate Torrence
Raymond S. Persi
Alan Tudyk
Bonnie Hunt
Don Lake
Octavia Spencer
Tommy Chong
Tommy Lister
Jesse Corti
Gênero Fantasia
Aventura
Comédia
Música Michael Giacchino
Companhia(s) produtora(s) Walt Disney Animation Studios
Distribuição Walt Disney Studios Motion Pictures
Lançamento Bélgica 10 de fevereiro de 2016[1]
Portugal 25 de fevereiro de 2016[2]
Estados Unidos 4 de março de 2016
Brasil 17 de março de 2016
Idioma inglês
Orçamento US$ 150 milhões[3]
Receita 1,023,480,952[4]
Página no IMDb (em inglês)

Zootopia (Zootrópolis (título em Portugal) ou Zootopia - Essa Cidade é o Bicho (título no Brasil)) é um filme de animação computadorizada, dos gêneros aventura e comédia, produzido pela Walt Disney Animation Studios. O filme conta a história de Judy Hopps, uma coelha com o sonho de se tornar policial na cidade de Zootopia, e da raposa esperta Nick Wilde, que ganha a vida na base da trapaça. Juntos terão de superar suas diferenças para desvendar um caso relevante em Zootopia.

O filme foi dirigido por Byron Howard (co-diretor de Bolt e Tangled), Rich Moore (Wreck-It Ralph) e Jared Bush como co-diretor (Penn Zero: Part-Time Hero). É o 55.º filme da Walt Disney Animation.[5] Estreou em Portugal no dia 25 de fevereiro, nos Estados Unidos em 4 de março e no Brasil em 17 de março.[6]

Zootopia foi recebido com aclamação geral da crítica e do público, que o elogiou pela sua crítica social, personagens e as sequências de ação policial e comédia. Arrecadou mais de 1 bilhão de dólares em bilheteria, o segundo longa animado da Disney a chegar nesta marca após Frozen, e é a terceira maior bilheteria de 2016, a quarta maior bilheteria de uma animação em todos os tempos e vigésima quinta geral. O American Film Institute o elegeu um dos dez melhores filmes americanos do ano.[7]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Em um mundo povoado por mamíferos antropomórficos, Judy Hopps, uma coelha da zona rural, cumpre seu sonho de se tornar a primeira oficial coelho no departamento de polícia da cidade vizinha, Zootopia. Após graduar-se com a cerimônia supervisionada pelo prefeito Leãonardo, o Chefe Bogo a coloca como guarda de trânsito porque duvida seu potencial. Durante um de seus turnos, ela conhece Nick Wilde e Finnick, que são parceiros no crime.

Judy abandona seu posto para prender um ladrão, Duke Doninha. Ela é repreendida por Bogo e quase demitida, mas se voluntaria para investigar o caso do marido desaparecido da Sra. Lontroza, depois que a vice-prefeita Bellwether lembra o Chefe Bogo do Programa de Inclusão dos Mamíferos da Prefeitura. Bogo relutantemente concorda em dar-lhe 48 horas para solucionar o caso, com a condição dela demitir-se se falhar. Judy vê Nick na última foto conhecida do Sr. Lontroza e o chantagea a ajudá-la após gravar a confissão dele admitindo que sonegou impostos.

Depois de adquirir informações no Yax e descobrir o número da placa do Sr. Lontroza com Flecha, Judy e Nick seguem a pista até o carro do chefão do crime, Sr. Big. Ele informa ao par que Lontroza é seu florista, e que tinha selvagemente atacado o seu motorista Sr. Manchas. Judy e Nick localizam Manchas, este menciona que os "uivantes" foram responsáveis ​​pelo ataque do Sr. Lontroza. Logo depois, o próprio Manchas fica selvagem e persegue a dupla. Quando Bogo e seus reforços chegam, Manchas some sem explicação alguma. Bogo, indicando a incapacidade de Judy, exige a demissão da coelha, mas Nick toma a frente, insistindo que eles têm mais 10 horas para resolver o caso. Mais amigáveis um com o outro, Nick conta a Judy que ele foi vítima de bullying por presas e tornou-se um criminoso, acreditando que ele iria ser estereotipado não importa o que fizesse, já que ninguém via raposas de outra forma.

Judy e Nick consultam a vice-prefeita Bellwether para terem acesso ao sistema de câmeras do tráfego da cidade e ver como Manchas desapareceu. Eles identificam os captores como lobos, que Judy acredita ser os "uivantes" que Manchas e Lontroza referiam-se. Judy e Nick localizam Sr.Lontroza e todos os mamíferos desaparecidos no Manicômio Cliffside. Todos são predadores e ficaram selvagem como Manchas. Depois que o par descobre que o prefeito Leãonardo e a Dra. Mel Badger mantinham os predadores presos, a dupla escapa com as provas e a polícia cerca a área, prendendo Leãonardo e Dra. Badger.

Tendo desenvolvido uma amizade com Nick, Judy pede pra ele junta-se ao Departamento de Polícia de Zootopia e tornar-se seu parceiro. Wilde fica feliz e considera a proposta. No entanto, durante uma conferência de imprensa, Judy menciona que os animais selvagens são predadores e sugere que eles podem ter ido de volta para suas "formas selvagens por serem biologicamente predestinados". Nick fica magoado e com raiva (já que Judy estava assim, involuntariamente, dizendo que todos os predadores eram selvagens) recusando a oferta e saindo do departamento. Se espalha por Zootopia o medo e discriminação contra predadores, a estrela Gazelle participa dos protestos anti-discriminação, e Judy sentido-se culpada pede demissão.

De volta ao campo, Hopps aprende com seu ex-rival Gideon Grey que "uivantes" são flores que têm um grave efeito psicotrópico em mamíferos, inclusive presas. Judy retorna a Zootopia, reconcilia-se com Nick, localiza Duke Doninha, e descobre que Doninha tem vindo a recolher os uivantes para um laboratório secreto. O par descobre o laboratório e encontra cientistas ovelhas preparando os soros uivantes que foram injetados nos predadores através de pistolas de dardo. Judy e Nick correm com as evidências mas são perseguidos pelos cientistas.

No museu a caminho da delegacia, o par encontra Bellwether, que tenta pegar a evidência. Percebendo que Bellwether é a mentora da conspiração, Judy e Nick tentam fugir, mas Bellwether encurrala eles e atira um dardo em Nick e chama a Polícia para obter ajuda. Nick aparentemente se torna selvagem e tenta matar Judy, mas os dois estavam fingindo e tinham trocado o soro na pistola de Bellwether por mirtilos. Com a confissão de Bellwether gravado na caneta-cenoura de Judy, os dois têm provas suficientes para desvendar a conspiração. Bellwether e seus cúmplices são presos por seus crimes. Leãonardo confessa ter aprisionado ilegalmente os predadores pelas "razões certas", mas afirma não ter conhecimento da trama de Bellwether.

Meses mais tarde, Judy é reintegrada na Polícia. Os mamíferos selvagens são curados por um antídoto. Inspirada pela fé de Judy nele, Nick se junta a Polícia como o primeiro oficial raposa e o novo parceiro de Judy. No seu primeiro caso, eles prendem Flecha por realizar rachas. Durante os créditos, todos de Zootopia desfrutam de um show da Gazella, enquanto Bellwether surta de raiva ao ver a transmissão ao vivo da prisão.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Personagem (espécie) Estados Unidos Voz original Brasil Dublagem Brasileira Portugal Dobragem Portuguesa
Judy Hopps (coelho) Ginnifer Goodwin (adulta) Mônica Iozzi (adulta) Maria Camões (adulta)
Della Saba (criança)[8] Raquel Carlotti (criança) Margarida Moreira (criança)[9]
Nick Wilde (raposa) Jason Bateman (adulto) Rodrigo Lombardi (adulto) Diogo Mesquita (adulto)
Kath Soucie (criança)[8] Pedro Henrique (criança) Francisco Magalhães (criança)[9]
Chefe Bogo (búfalo) Idris Elba[8] Ramon Campos José Nobre
Prefeito Leãonardo/Presidente Lionheart (leão) J.K. Simmons[8] Mauro Castro João Craveiro
Assistente Bellwether/Vice-Presidente Ovina (ovelha) Jenny Slate[10] Jussara Marques Joana de Castro
Policial Benjamin Garramansa/Clawhauser (guepardo) Nate Torrence[8] Rodrigo Andreatto Tiago Retrê
Flecha/Flash (bicho-preguiça) Raymond S. Persi[8] Marcelo Salsicha Luís Barros
Duke Doninha/Duke Weaselton (doninha) Alan Tudyk[8] Vagner Fagundes José Jorge Duarte
Bonnie Hopps (coelho) Bonnie Hunt[8] Isabel de Sá Paula Fonseca
Gil Hopps/Stu Hopps (coelho) Don Lake[8] Leonardo Camilo Paulo B.
Sra. Lontroza/Lontra/Otterton (lontra) Octavia Spencer[10] Cecília Lemes Ana Vieira
Yax (iaque) Tommy Chong[10] Glauco Marques Carlos Freixo
Finnick (feneco) Tom Lister Jr.[8] Zeca Rodrigues Carlos Sebastião
Sr. Manchas (pantera negra) Jesse Corti[10] César Marchetti Carlos Vieira de Almeida
Policial McChifre (rinoceronte) Mark Rhino Smith[10] César Emílio Carlos Macedo
Jerry Jumbo Jr./Jerry Jumbeaux, Jr. (elefante) John DiMaggio[10] Mauro Ramos Romeu Vala
Sr. Big (musaranho) Maurice LaMarche[10] Cassius Romero Paulo Oom
Fru Fru (musaranho) Leah Latham[10] Taryn Szpilman Carla Garcia
Gazelle\Gazella (gazela) Shakira[8] Cássia Bisceglia Rita Guerra
Dra.Mel Badger (ratel) Katie Lowes[10] Alessandra Araújo Ana Vieira
Preguicila/Prriscilla (preguiça) Kristen Bell[11] Isabel de Sá
Nangi (elefante) Gita Reddy Cecília Lemes
Porco Frenético (porco) Josh Dallas Gabriel Noya Romeu Vala
Bucky Oryx-Antlerson (grande-cudo) Byron Howard César Marchetti Carlos Macedo
Pronk Oryx-Antlerson (órix) Jared Bush Cassius Romero Alexandre Carvalho
Doug (ovelha) Rich Moore César Emílio Luís Lobão
Gideon Grey (raposa) Phil Johnston Ítalo Luiz Carlos Macedo
Sargento Instrutor (urso polar) Fuschia! Alessandra Araújo Ana Vieira
Rato capataz (rato) Josh Lavelle Marco Aurélio Campos Romeu Vala
Senhoria (tatu) Josie Trinidad Angélica Santos Carla Garcia
Peter Moosebridge (alce) / Onçardo Boi Chá (onça-pintada)[nota 1] Peter Mansbridge[10] Ricardo Boechat Carlos Macedo
Ficha técnica  Brasil
Vozes adicionais Adriana Pissardini / Anna Giulia Chantre / Enrico Espada
Gabriela Milani / Guilherme Marques / Marco Aurélio Campos
Sérgio Corcetti / Tarsila Amorim / Vanderlan Mendes
Andrel Lamberg / Bruno Heder / Flávia Narciso
Gabriel Martins / Leticia Bortoletto / Paulo Porto
Shallana Costa / Thamires Oliveira / Yago Contratori
Andressa Andreatto / Dláigelles Riba / Francisco Brêtas
Gabriel Noya / Lipe Volpato / Rodrigo Araujo
Silvia Suzy Pereira / Thiago Zambrano / Yuri Chesman / Mauro Ramos
Direção Rodrigo Andreatto
Tradução André Bighinzoli
Dublado nos estúdios TV Group Digital

Produção[editar | editar código-fonte]

Em 9 de agosto de 2013, a Disney anunciou na D23 Expo que o diretor Byron Howard, (Bolt e Tangled) estaria dirigindo um filme de comédia/aventura num mundo animal na Walt Disney Animation Studios, com um título sendo Zootopia.[14] O filme é roteirizado por Jared Bush e está previsto para ser lançado em março de 2016. Jason Bateman estava em negociações para a voz de um personagem no filme.[14] De acordo com Howard, Zootopia será diferente dos outros filmes sobre animais antropomórficos, onde os bichos vivem ou na natureza ou no mundo humano. O conceito, onde os animais vivem em um mundo moderno criado por eles, foi bem recebido por John Lasseter, que levantou Howard "no ar, como um bebê Simba", quando ele propôs a ideia para o filme.

Música[editar | editar código-fonte]

A música do filme foi composta por Michael Giacchino, sendo o seu primeiro longa-metragem na Walt Disney Animation Studios.[15] Além de seu papel na voz de Gazelle, a cantora Shakira também contribuiu com uma canção original para o filme intitulado de "Try Everything", que foi escrita por Sia e Stargate.[16] A instrumental do filme foi gravada por uma orquestra de 80 peças em novembro de 2015, com Tim Simonec conduzindo.[17]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Zootopia (Original Motion Picture Soundtrack)
Trilha sonora de Michael Giacchino
Lançamento 4 de março de 2016
Gravação 16–20 de novembro de 2015
Estúdio(s) Eastwood Scoring Stage, Warner Bros., Los Angeles
Gênero(s)
Duração 62:34
Formato(s)
Gravadora(s) Walt Disney Records
Produção Michael Giacchino (instrumental)

Chris Montan (executivo)
Tom MacDougall (supervisor)

Cronologia de Walt Disney Animation Studios
Big Hero 6
(2014)
Moana
(2016)
Cronologia de trilhas sonoras de Michael Giacchino
Inside Out
(2015)
Star Trek Beyond
(2016)
Singles de Zootopia
  1. "Try Everything"
    Lançamento: 15 de fevereiro de 2016

Lista de faixas[editar | editar código-fonte]

Todas as músicas compostas por Michael Giacchino (exceto "Try Everything")[18].

N.º Título Compositor(es) Intérprete(s) Duração
1. "Try Everything"   Sia Furler, Tor Erik Hermansen, Mikkel S. Eriksen Shakira 3:16
2. "Stage Fright"       0:39
3. "Grey's Uh-Mad at Me"       1:44
4. "Ticket to Write"       1:07
5. "Foxy Fakeout"       2:08
6. "Jumbo Pop Hustle"       1:50
7. "Walk and Stalk"       1:29
8. "Not a Real Cop"       1:34
9. "Hopps Goes (After) the Weasel"       2:19
10. "The Naturalist"       3:09
11. "Work Slowly and Carry a Big Shtick"       0:44
12. "Mr. Big"       2:47
13. "Case of the Manchas"       4:00
14. "The Nick of Time"       5:02
15. "World's Worst Animal Shelter"       4:24
16. "Some of My Best Friends Are Predators"       3:47
17. "A Bunny Can Go Savage"       1:45
18. "Weasel Shakedown"       2:04
19. "Ramifications"       3:58
20. "Ewe Fell for It"       6:37
21. "Three-Toe Bandito"       0:43
22. "Suite from Zootopia"       7:28
Duração total:
62:34

Lançamento[editar | editar código-fonte]

O primeiro trailer foi lançado em Junho de 2015, o trailer 2 em Novembro de 2015, e em Outubro de 2015 foram apresentadas todas as personagens, assim como os seus dubladores da versão original.[19]

A dublagem dos protagonistas Judy e Nick no Brasil, será feita por Mônica Iozzi e Rodrigo Lombardi.[20] O jornalista Ricardo Boechat irá dublar Boi Chá, uma onça pintada jornalista do Brasil, um personagem que só existe na versão brasileira. Na Comic Con Experience, Boechat disse que foi uma forma da Disney reconhecer o público brasileiro.[21]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

Zootopia estreou nos Estados Unidos fazendo 75 milhões de dólares de bilheteria no fim de semana, tirando Deadpool do topo e conquistando o recorde de melhor lançamento Disney já registrado (descontando os filmes com a Pixar). Outra marca alcançada pelo filme de Byron Howard e Rich Moore foi a de melhor lançamento de uma animação no mês de março, título até então pertencente a O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida, que conseguiu 70,2 milhões de dólares na abertura em 2012.[22] É a quarta maior abertura em março na história da América do Norte (maior de uma animação), tendo já arrecadado mais de $340 milhões de dólares na região. [23]

Nas bilheterias brasileiras, Zootopia estreou em primeiro lugar arrecadando 9 milhões em seu primeiro fim de semana.[24] Zootopia ficou durante quatro semanas no topo das bilheterias japonesas, até ser superado por um filme local entre 4-5 de junho.[25] Em junho de 2016, Zootopia se tornou o vigésimo sexto filme a superar um bilhão de dólares na bilheteria global. É a quarta animação a atingir essa marca, e segunda da Walt Disney Animation Studios, depois de Frozen.[26] Atualmente é a vigésima quinta maior bilheteria da história.[4]

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Zootopia recebeu aclamação mundial da crítica. No Metacritic, o filme alcançou pontuação 78 num total de 100.[27] No Rotten Tomatoes, o filme agora possui a pontuação de 98%, com 138 críticas positivas e apenas duas negativas e uma nota média de 4.6 em 5. O consenso dos críticos é este: "Zootopia é brilhantemente bem feito, oferecendo uma mensagem inclusiva, que é tão rica e oportuna como sua suntuosa animação, permanecendo ágil e engraçado o suficiente para manter os espectadores mais jovens entretidos".[28]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

List of awards and nominations
Prêmiação Data da cerimônia Categoria Recipiente(s) Resultado Ref(s)
African-American Film Critics Association 8 de fevereiro de 2017 Melhor Filme de Animação Venceu [29]
Oscar 2017 26 de fevereiro de 2017 Melhor Filme de Animação
American Film Institute 8 de dezembro de 2016 Top 10 Filmes do Ano [30]
Annie Awards 4 de fevereiro de 2017 Melhor Animação Pendente [31]
Melhores efeitos animados em um longa-metragem de animação Thom Wickes, Henrik Fält, Dong Joo Byun, Rattanin Sirinaruemarn and Sam Klock
Melhor Caracterização de Personagem em um longa-metragem de animação Dave Hardin
Chad Sellers
Melhor Design de Personagem em um longa-metragem de animação Cory Loftis
Melhor Direção de um longa-metragem de animação Byron Howard e Rich Moore
Melhor Design de Produção em um longa-metragem de animação David Goetz and Matthias Lechner
Melhor Storyboarding em um longa-metragem de animação Dean Wellins
Melhor dublagem em um longa-metragem de animação Jason Bateman
Melhor roteiro em um longa-metragem de animação Jared Bush e Phil Johnston
Melhor edição em um longa-metragem de animação Fabienne Rawley e Jeremy Milton
British Academy Children's Awards 20 de novembro de 2016 Melhor Filme Byron Howard, Rich Moore e Clark Spencer Venceu [32][33]
Votação do BAFTA Kids' Zootopia
Chicago Film Critics Association 15 de dezembro de 2016 Melhor Animação Indicado [34]
Critics' Choice Awards 11 de dezembro de 2016 Melhor Filme de Animação Venceu [35]
Dallas–Fort Worth Film Critics Association 13 de dezembro de 2016 Melhor Filme de Animação [36]
Golden Globe Awards 8 de janeiro de 2017 Melhor Animação Venceu [37]
Golden Trailer Awards 4 de maio de 2016 O mais original TV Spot "Oscar Review" Venceu [38]
Melhor Trilha Sonora de um TV Spot "Try Everything Voice 3 Days – IMAX" Indicado
Melhor propaganda ou banner pré-lançamento "Popcorn Club"
Grammy Awards 12 de fevereiro de 2017 Melhor Canção escrita para uma Mídia Visual "Try Everything" – Sia Furler e Stargate Pendente [39]
Hollywood Film Awards 6 de novembro de 2016 Melhor Animação de Hollywood Zootopia Venceu [40]
Hollywood Music in Media Awards 17 de novembro de 2016 Melhor Trilha Sonora Original - Filme de Animação Michael Giacchino Indicado [41][42]
Melhor Canção – Filme de Animação "Try Everything" – Sia Furler e Stargate
New York Film Critics Circle 1 de dezembro de 2016 Melhor Filme de Animação Zootopia Venceu [43]
People's Choice Awards 18 de janeiro de 2017 Filme Favorito Pendente [44]
Filme Familiar Favorito
Voz em Animação Favorita Jason Bateman
Ginnifer Goodwin
San Diego Film Critics Society 12 de dezembro de 2016 Melhor Filme de Animação Zootopia Indicado [45][46]
San Francisco Film Critics Circle 11 de dezembro de 2016 Melhor Filme de Animação [47][48]
Satellite Awards 19 de fevereiro de 2017 Melhor Filme de Animação ou Mídia Mixa Pendente [49]
St. Louis Gateway Film Critics Association 18 de dezembro de 2016 Melhor Filme de Animação [50]
Teen Choice Awards 31 de julho de 2016 Choice Music: Canção para Filme ou TV Show "Try Everything" de Shakira Indicado [51]
Toronto Film Critics Association 11 de dezembro de 2016 Melhor Filme de Animação Zootopia Venceu [52]
Washington D.C. Area Film Critics Association 5 de dezembro de 2016 Melhor Filme de Animação Indicado [53]
Melhor performance vocal Jason Bateman
Ginnifer Goodwin

Notas

  1. O personagem Peter Moosebridge é exclusivo da versão original do filme, sendo substituído em diversos países por um animal remetente ao seu país. No Brasil, o personagem é uma onça-pintada chamada de Onçardo Boi Chá, dublado pelo jornalista Ricardo Boechat.[12][13]

Referências

  1. «Zootopie: un polar animalier loufoque et tordant signé Disney» (em francês). Le Figaro 
  2. «Novo trailer de Zootopia». IGN PT 
  3. http://www.nytimes.com/2016/03/07/arts/zootopia-tops-the-box-office.html Zootopia - The New York Times
  4. a b «Zootopia (2016)». Box Office Mojo. Consultado em 11 de junho de 2016 
  5. «Disney Dates 2016 Animated Pics 'Zootopia' & 'Moana'» (em inglês). Deadline. Consultado em 5 de Dezembro de 2014 
  6. «"Zootopia" tem maior bilheteria de estreia da história da Disney». Gazeta do Povo. Consultado em 27 de julho de 2016 
  7. Hipes, Patrick (December 8, 2016). "AFI Awards: Best Of 2016 Film List Includes 'Silence', 'Hacksaw Ridge' & More"Deadline.com.
  8. a b c d e f g h i j k «Zootopia voices cast». Behind the voice actors. Consultado em 6 de Fevereiro de 2016 
  9. a b «Zootrópolis: este não é mais um filme de animais que falam». Publico PT. 25 de fevereiro de 2016. Consultado em 26 de Fevereiro de 2016 
  10. a b c d e f g h i j «Fullcredits». IMDB. Consultado em 6 de Fevereiro de 2016 
  11. «Kristen Bell Voices a Sloth in Disney's 'Zootopia'». Consultado em 6 de Fevereiro de 2016 
  12. «Versão brasileira de 'Zootopia' terá personagem exclusivo». Consultado em 14 de março de 2016 
  13. «Whoa: This "Zootopia" character looks different around the world». Consultado em 14 de março de 2016 
  14. a b «D23 Expo: Disney Reveals Animated 'Zootopia' for 2016» (em inglês). Variety. Consultado em 5 de Dezembro de 2014 
  15. «Michael Giacchino to score Disney's 'Zootopia'». Usa Today. Consultado em 14 de Janeiro de 2016 
  16. «Ouça trecho oficial de "Try Everything", música de Shakira para a animação "Zootopia"». Portal POPline. Consultado em 28 de dezembro de 2016 
  17. «Disney's Zootopia Lands Composer Michael Giacchino». ComingSoon.net. Consultado em 28 de dezembro de 2016 
  18. Zootopia (em inglês) no Discogs. Consultado em 28 de dezembro de 2016.
  19. «Disney Animation preview: 'Frozen,' 'Big Hero 6,' at Disney's D23, Plus 'Zootopia' announced» (em inglês). Inside Movies. Consultado em 5 de Dezembro de 2014 
  20. «Zootopia BR». AdoroCinema 
  21. «Ricardo Boechat vai dublar personagem brasileiro em nova animação da Disney». Cinema Uol. 05 de dezembro de 2015. Consultado em 2 de Fevereiro de 2016  Verifique data em: |data= (ajuda)
  22. «Zootopia: Essa Cidade é o Bicho registra o melhor fim de semana de estreia de uma animação Disney» 
  23. Zootopia - The New York Times
  24. Bilheterias Brasil: Zootopia estreia em primeiro lugar. Filmow
  25. Schilling, Mark (06 de junho de 2016). «Japan Box Office: 'Zootopia' Dethroned by Local Romantic Drama 'Evergreen Love'». Variety. Consultado em 6 de Junho de 2016  Verifique data em: |data= (ajuda)
  26. Zootopia hits $1 billion worldwide
  27. «Zootopia». Metacritic. Consultado em 7 de março de 2016 
  28. «Zootopia». www.rottentomatoes.com. 4 de março de 2016. Consultado em 7 de março de 2016 
  29. Nordyke, Kimberly (December 12, 2016). «'Moonlight' Named Best Picture by the African American Film Critics Association». The Hollywood Reporter. Consultado em December 12, 2016  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  30. Hipes, Patrick (December 8, 2016). «AFI Awards: Best Of 2016 Film List Includes 'Silence', 'Hacksaw Ridge' & More». Deadline.com. Consultado em December 8, 2016  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  31. «44th Annie Award Nominees». International Animated Film Society. November 28, 2016. Consultado em November 29, 2016  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  32. Foster, Elizabeth (October 19, 2016). «Horrible Histories, TrueTube lead BAFTA Children's noms». Kidscreen. Consultado em October 23, 2016  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  33. «2016 Children's BAFTA Kids' Vote - Film». British Academy of Film and Television Arts. November 21, 2016. Consultado em December 2, 2016  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  34. «The 2016 Chicago Film Critics Association Award Nominees». Chicago Film Critics Association. December 11, 2016. Consultado em December 12, 2016  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  35. «La La Land Leads with 12 Nominations for the 22nd Annual Critics' Choice Awards». Critics' Choice. December 1, 2016. Consultado em December 1, 2016  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  36. «DFW Film Critics Name 'Moonlight' Best Film of 2016». Dallas–Fort Worth Film Critics Association. December 13, 2016. Consultado em December 13, 2016  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  37. «Golden Globes 2017: The Complete List of Nominations». The Hollywood Reporter. December 12, 2016. Consultado em December 12, 2016  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  38. «The 17th Annual Golden Trailer Award Nominees». GoldenTrailer.com. Consultado em October 27, 2016  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  39. «2017 Grammy Awards: Complete list of nominees». Los Angeles Times. December 8, 2016. Consultado em December 8, 2016  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  40. «The Jungle Book, Zootopia, & Craft Artists to be Honored». Hollywood Film Awards. October 6, 2016. Consultado em October 23, 2016  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  41. «Justin Timberlake & Alexandre Desplat Among Winners At Hollywood Music In Media Awards». Deadline. November 18, 2016. Consultado em November 18, 2016  Verifique data em: |data-publicacao=, |acessodata= (ajuda)
  42. McNary, Dave (November 2, 2016). «'La La Land' Scores Three Hollywood Music in Media Nominations». Variety. Consultado em November 3, 2016  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  43. Nolfi, Joey. «New York Film Critics Circle Awards: See the full list of winners». Entertainment Weekly. Entertainment Weekly. Consultado em 1 December 2016  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  44. Park, Andrea (November 15, 2016). «People's Choice Awards 2017: List of Nominations - CBS News». CBS News. Consultado em November 15, 2016  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  45. «2016 San Diego Film Critics Society's Award Nominations». December 9, 2016. Consultado em December 9, 2016  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  46. «San Diego Film Critics Society's 2016 Award Winners». December 12, 2016. Consultado em December 12, 2016  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  47. Flores, Marshall (December 9, 2016). «San Francisco Film Critics Circle Nominations!». AwardsDaily.com. Consultado em December 10, 2016  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  48. Nordyke, Kimberly (December 12, 2016). «'Moonlight' Named Best Picture by San Francisco Film Critics Circle». The Hollywood Reporter. Consultado em December 12, 2016  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  49. Kilday, Gregg (November 29, 2016). «Satellite Awards Nominees Revealed». The Hollywood Reporter. Consultado em November 29, 2016  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  50. «2016 StLFCA Annual Award Nominations». St. Louis Gateway Film Critics Association. December 12, 2016. Consultado em December 12, 2016  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  51. Vulpo, Mike (May 24, 2016). «Teen Choice Awards 2016 Nominations Announced: See the "First Wave" of Potential Winners». E!. Consultado em May 25, 2016. Cópia arquivada em May 25, 2016  Verifique data em: |acessodata=, |arquivodata=, |data= (ajuda)
  52. Vlessing, Etan (December 12, 2016). «'Moonlight' Named Best Film by Toronto Film Critics». The Hollywood Reporter. Consultado em December 12, 2016  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  53. «The 2016 WAFCA Awards Nominations». December 3, 2016. Consultado em December 4, 2016  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)


Precedido por
Big Hero 6
Lista de filmes da Disney
2016
Sucedido por
Moana