Zorávia Bettiol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"O Passeio no Parque" (1984), mural em ferro.

Zoravia Augusta Bettiol (Porto Alegre, 1935) é uma artista plástica e arte educadora brasileira. Com mais de 50 anos dedicado às artes, produz gravura, pintura, desenho, arte têxtil, arte mural e instalações.

Entre 1952 e 1955 fez estudos de pintura no Instituto de Belas Artes, em Porto Alegre. Entre 1956 e 1957, estudou desenho e xilogravura no atelier de Vasco Prado (com quem foi casada durante 28 anos) e, em 1968, tapeçaria no atelier de Maria Laskiewicz, em Varsóvia, na Polônia.

Artista premiada,[1] participou de importantes exposições coletivas e individuais, no Brasil e no exterior, entre as quais em Montevidéu, Punta del Leste, Washington, D.C., Praga, Varsóvia, Genebra, Lisboa, Roma, Milão, Madri, Buenos Aires, Estocolmo e Paris.[1][2]

Em 2007 foi lançado o livro em edição bilíngue (português e inglês) Zoravia Bettiol: a mais simples complexidade, com textos de seis especialistas - Maria Amélia Bulhões, pesquisadora (desenho e pintura); Paulo Gomes, curador (gravura); Albani de Carvalho, historiadora e crítica de arte (arte têxtil); Fernando Cocchiarale, crítico de arte e curador do MAM/RJ (instalação, mural e performance); Ulpiano Bezerra de Menezes, historiador e arqueólogo, professor titular da USP (objeto); Paula Ramos, jornalista e crítica de arte - que abordam a trajetória da artista [3]

Referências

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • LOUZADA, Júlio. Artes Plásticas no Brasil. São Paulo: Editora Inter/Arte/Brasil, 1986
  • CAVALCANTI, Carlos. Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas. Brasília: MEC, 1973BARDI, P.M. Profile of the New Brazilan Art. Rio de Janeiro: Kosmos, 1970.
  • PONTUAL, Roberto. Dicionário das Artes Plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]