Zorro (série de televisão de 1957)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Zorro
Zorro (PT/BR)
Informação geral
Formato série
Duração 30 minutos
Criador(es) Johnston McCulley
Elenco Guy Williams
Gene Sheldon
Henry Calvin
George J. Lewis
País de origem Estados UnidosEstados Unidos
Idioma original inglês
Temporadas 2
Episódios 78 (+ 4 especiais)
Transmissão original 10 de Outubro de 19572 de Junho de 1959

Zorro é uma série de produção da Walt Disney baseado no herói mascarado, estreado em 10 de Outubro de 1957 no canal ABC. O final da série no canal foi em 2 de Junho de 1959. Foram produzidos 78 episódios, além de 4 especiais de uma hora que foram ao ar entre 30 de Outubro de 1960 e 2 de Abril de 1961 pela antologia de séries de televisão dos Estúdios Walt Disney. No Brasil, a série foi ao ar na TV Globo entre janeiro de 1973 e março de 1974.

A série se passa na Los Angeles de 1820, quando ainda fazia parte da Califórnia espanhola e antes da independência do México. Zorro ajuda colonos hispânicos e povos indígenas oprimidos pelos governantes. Uma remasterização, na qual a cor foi adicionada, foi lançada em 1992.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Durante a maior parte de sua execução, os episódios de Zorro faziam parte de arcos de história contínuos, cada um com cerca de treze episódios. Tinha uma estrutura semelhante a um seriado cinematográfico. O primeiro deles narra o surgimento de Zorro / Diego para a Califórnia em 1820, e sua batalha com o ganancioso e cruel Comandante local, Capitão Enrique Sánchez Monastario. Após a derrota final de Monastario, na segunda história, Zorro deve descobrir e combater o Magistrado Carlos Galindo, que faz parte de uma conspiração para assumir o governo da Califórnia. O terceiro arco da história diz respeito ao líder dessa conspiração, José Sebastián de Varga, uma figura sombria conhecida como "o Águia".[2] É revelado que Varga pretende obter um enorme lucro entregando a Califórnia a outro país, implícito como a Rússia, que tinha seus próprios interesses na Costa Oeste, especialmente o atual Alasca. A primeira temporada termina com a morte de Varga.

A segunda temporada começa com Diego em Monterey, a capital colonial da Alta Califórnia. As autoridades estão preocupadas que o dinheiro coletado de forma privada para trazer um navio de suprimentos para a Califórnia seja repetidamente desviado para uma gangue de bandidos. Diego fica para investigar, tanto como civil, quanto como Zorro mascarado. Ele se interessa por Ana Maria Verdugo, filha do homem que organiza o esforço.[1] Uma vez que Zorro derrota os ladrões, ele entra em uma rivalidade com seu velho amigo Ricardo del Amo[1], um brincalhão que também está interessado em Ana Maria. Ana Maria está apaixonada pelo Zorro. Enquanto em Monterey, Zorro e o sargento Demetrio López García também se envolvem em uma disputa entre o povo e um vice-governador repressivo. Diego/Zorro está prestes a desistir de sua máscara para se casar com Ana Maria, mas Don Alejandro o convence a desistir. Zorro (e Diego) se despede de Ana Maria e volta para Los Angeles, onde se envolve em uma série de aventuras mais curtas.


Em um arco de história de três episódios, estrelado por Annette Funicello, Zorro deve resolver o mistério do pai de Anita Cabrillo, um homem que parece não existir. Outras histórias no final da série envolvem o tio de Diego (interpretado por Cesar Romero), uma trama contra o governador da Califórnia, um encontro com um "homem da montanha" americano (Jeff York, reprisando um papel de The Saga de Andy Burnett), e enganando um ganancioso emissário da Espanha.[3]

Monterrey[editar | editar código-fonte]

Monterrey era uma cidade maior que Los Angeles, privilegiada por possuir um porto marítimo. Os mercadores que exportavam seus produtos, não podiam importar nada. O Senhor Verduzco procura os De La Vega para conseguir financiamento para trazer um navio com mercadorias da Espanha, mas a coisa se torna suspeita quando os encarregados de transportar o dinheiro são os ineptos Sargento Garcia e Cabo Reyes. Pablo, um índio, tenta roubar o dinheiro com a ajuda de seu bando, mas são derrotados.

Pouco depois aparece um jovem inflamado chamado Joaquin Castañeda que provoca o governador e causa problemas aos revoltosos e ao Zorro. Depois surge outro homem, Ricardo del Campo, um velho amigo de Diego e que disputara as atenções de Ana Maria Verduzco com o herói.

Depois, Diego e Bernardo voltam a Los Angeles, onde continuam suas aventuras, enfrentando diversos bandidos, inclusive um tio de Diego, Esteban de La Cruz (papel de Cesar Romero), um emissário do Rei e o próprio governador.[3]

Personagens[editar | editar código-fonte]

Principais personagens[editar | editar código-fonte]

Personagens secundarios[editar | editar código-fonte]

Sobre os personagens[editar | editar código-fonte]

Os soldados e os comandantes[editar | editar código-fonte]

Vários comandantes apareceram durante as temporadas, atuando tanto no quartel de Los Angeles como em Monterrey. Os capitães comandavam os batalhões de lanceiros de Sua Majestade Real (Rei da Espanha):

Capitão Enrique Sánchez Monastário (Temporada 1 - Episódios 1 a 13) Tirano, interessado em seu próprio poder. Tinha como comparsa o magistrado Pina.

Capitão Meléndez (Temporada 1 - Episódio 14) Comandante que sucedeu Monastário, homem correto e respeitador da lei, assassinado no mesmo dia de sua chegada a Los Angeles por Esteban Rojas, agente do Águia. É anunciado o novo magistrado, Carlos Galindo.

Capitão Juan Ortega (Temporada 1 - Episódios 20 a 22) Era para ser um homem justo, conforme as informações de Don Alejandro. Mas ele não age como tal, pois se trata de Andrés Fernández, que se passa por Ortega. Andrés Fernández estava para ser desmascarado por Rosarito Cortez, amiga de infância de Don Diego, que viajava no mesmo barco que o impostor. O vilão luta com Zorro e arranca a máscara, descobrindo o rosto de Diego. Mas ele despenca do telhado que lutavam e acaba morrendo.

Capitão Arturo Toledano (Temporada 1 - Episódios 24 a 27) O único comandante leal à Coroa Espanhola. Vem com sua esposa Raquel, aliciada pelo Águia em sua conspiração, que prometera a ela tornar o marido governador. Toledano descobre parte da trama e com a ajuda de Zorro, desmascara o lanceiro Figueroa, que confessa ser o Magistrado Galindo o chefe do complô em Los Angeles. Na luta que se segue numa taverna, o magistrado é morto acidentalmente por um de seus homens e o Capitão Toledano vence o senhor Alarcón (outro conspirador) com a espada emprestada pelo Zorro. Toledano deve ir então para San Diego, recolocando o Sargento Garcia no posto de comandante.

Capitão Estrada (Temporada 2 - Episódios 1 a 5) Comandante de Monterrey. Não aparece, apenas é mencionado nas histórias com o Senhor Verdusco.

Capitão Briones (Temporada 2 - Episódios 6 a 9) Comandante de Monterrey, chefe da Guarda Especial, sob as ordens de Luis Rico, ajudante do governador e que trama para obter seu cargo.

Capitão Luis Guerrero (Temporada 2 - Episódio 11) Comandante de Monterrey, sucessor de Briones. Narcisista e irritado com Ricardo del Campo. Captura o homem que estava vestido de Zorro, mas o Sargento García sabe que ele não é o herói.

Capitão Salvador Mendoza (Temporada 2 - Episódio 27 a 30) Comandante de Los Angeles sob as ordens de Andrés Basilio, emissário do Rei da Espanha que é mandado à Califórnia para coletar fundos para a Guerra da Espanha com a França. Basílio tenta expulsar os fazendeiros de suas terras e descobre que o Zorro é Don Diego. Ele se veste com o traje negro e o Capitão Mendoza se confunde. Dispara e mata Basílio, achando que ele era o Zorro.

Capitão Felipe Arellanos (Temporada 2 - Episódios 33 a 36) Ajudante do Governador, vai a Los Angeles nomeado Governador Interino. Assediado pelos rebeldes que querem que ele assassine o governador. Também cortejava Leonor, a filha do governador. Morre em uma luta com o Zorro.

Sargento García[editar | editar código-fonte]

O sargento Demétrio López García (interpretado pelo barítono estadunidense Henry Calvin) é um militar cujas paixões são vinho das tavernas e boa comida. Bastante gordo e inepto com a espada, carrega as chaves da cadeia, que sempre mostra para o Zorro. Também costuma pedir "por favor" quando recebe ordens de prender Zorro ou algum bandido perigoso. Assumiu como comandante interino algumas vezes.

Cabo Reyes[editar | editar código-fonte]

O cabo Reyes (interpretado pelo ator Don Diamond) é tímido e inepto, que irrita o sargento cobrando dinheiro que este lhe deve. A dupla às vezes lembra os famosos O Gordo e o Magro do cinema.

Outros soldados que se destacaram[editar | editar código-fonte]

Cabo Delgado[editar | editar código-fonte]

Acompanha o Sargento García no episódio 8 da primeira temporada, quando recebem ordens de manter Diego prisioneiro em sua própria fazenda. Toca violão na cena cômica do "Brinde ao comandante".

Lancero Ibarra[editar | editar código-fonte]

Outro soldado que aparece no episódio 8. Curiosamente, seu intérprete é Don Diamond (sem bigode), antes dele assumir o papel do Cabo Reyes (que estreia no episódio 14).

Sargento Espinoza[editar | editar código-fonte]

Enviado pelo governador para escoltar Don Nacho Torres (Episódio 8, primeira temporada).

Tenente Rafael Santos[editar | editar código-fonte]

Enviado pela guarnição de São Francisco para escoltar o Senhor Verdusco (Episódio 3, segunda temporada). É atacado pelo índio Pablo e seus asseclas, que roubam seu uniforme e credenciais e o abandonam, dando-o como morto. Outro bandido se faria passar por Verdusco. Graças ao cavalo chamado Fantasma, Don Diego o descobre antes que morra e fica sabendo da trama dos bandidos.

As damas[editar | editar código-fonte]

Don Diego conhece várias damas. Algumas delas:

  • Teresa, vendedora de tamales, muito impulsiva. Aparece no episódio em que o Sr. Rico assume como governador interino.
  • Ana Maria Verdusco, que ama mais a Zorro do que Don Diego.
  • Madalena, uma bela jovem que Diego conhecera quando criança e que se tornara uma agente do Águia. Por razões que nem ele mesmo compreende, Diego a salva de ser morta a mando do próprio Águia vestido como Zorro. Em seguida a ordena que se vá o mais depressa possível.

Cavalos do Zorro[editar | editar código-fonte]

Tornado[editar | editar código-fonte]

Tornado é o cavalo negro do Zorro. Conta-se que o nome verdadeiro do cavalo era "Diamond Decorator" mas, para as filmagens, foram usados 3 cavalos diferentes: um para as cavalgadas, outro para as cenas de luta e um terceiro para o clássico relinchar sobre duas patas.

Fantasma[editar | editar código-fonte]

Quando Don Diego vai para Monterrey, ele deixa Tornado. No episódio 3 da segunda temporada, Diego se encontra com o Tenente Rafael Santos, ferido de morte, e fica com o cavalo branco do militar chamado Fantasma. Este será a montaria de Zorro durante todas as aventuras em Monterrey. Essa não foi a primeira vez que o herói possuiu um cavalo branco, o primeiro apareceu no seriado da Republic Pictures Zorro's Fighting Legion de 1939[4], um outro cavalo branco aparece no desenho japonês Kaiketsu Zorro, seu nome era Viento[5].

Quadrinhos[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Zorro nos quadrinhos

As aventuras do Zorro começaram a ser publicadas nas revistas em quadrinhos Disney desenhada por Alex Toth para a Dell Comics e que circulavam no Brasil nos anos de 1960, principalmente no "Almanaque do Tio Patinhas". Durante os anos de 1970, artistas brasileiros produziram para os Estúdios Abril diversas aventuras baseadas na série, com destaque para as batalhas contra o Capitão Monastário e o conspirador Águia. O personagem ganhou algumas revistas especiais com histórias exclusivas, as chamadas "Edições Extras"[6]

Mídias[editar | editar código-fonte]

VHS[editar | editar código-fonte]

Várias compilações da série foram lançadas em VHS através dos anos, mas que agora não são mais fabricadas. São as seguintes:

Filmes compilados de episódios

  • The Sign of Zorro (fora dos EUA, 1958, EUA. 1960; série do Monastário)
  • Zorro, the Avenger (fora dos EUA, 1959; baseado no fim da série do Águia)

Episódios de televisão em VHS

Lançamentos em DVD[editar | editar código-fonte]

Dois volumes da primeira temporada de Zorro foram lançados em DVD nos Estados Unidos em 2006, representando toda a série de episódios de Monastário e o começo dos enredos do Magistrado Galindo. Três volumes adicionais se seguiram, completando a temporada, que foi então relançada numa caixa intitulada Zorro, the Complete First Season. Os discos mencionados estão apenas disponíveis pelo Disney Movie Club. Cada volume contém a versão colorizada de 1992 da série e em torno de oito episódios. No entanto nenhum material extra está incluído. O programa Disney Movie Rewards oferece a Primeira Temporada completa por 2,200 pontos.

Posteriormente o Disney Movie Club lançou a segunda temporada, também consistindo de cinco volumes.

Em 2009 a série completa foi lançada pela primeira vez em DVD no formato original em preto e branco, por meio da coleção Walt Disney Treasures, e contendo material extra.[7] Porém, assim como outros lançamentos da Disney, entrou em "moratória".

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c «Do You Remember... "Wild Wild West".». www.westernclippings.com. Consultado em 3 de novembro de 2022 
  2. «Zorro Episode Descriptions - Season 1: 1957-58». www.billcotter.com. Consultado em 3 de novembro de 2022 
  3. a b «Zorro Episode Descriptions - Season 2: 1958-59». www.billcotter.com. Consultado em 3 de novembro de 2022 
  4. Toni Rodrigues (31 de março de 2005). «Ebal 60 anos: uma celebração». Universo HQ 
  5. «The Legend of Zorro». MondoTv.it 
  6. [1]
  7. http://www.tvshowsondvd.com/news/Zorro-Seasons-1-and-2/11858

Ligações externas[editar | editar código-fonte]